Queria pôr no tópico das Bicicletas eléctricas, mas não me está a deixar.
Estou curioso para ver a evolução disso.
Não tenho grandes dúvidas que Livrarmo-nos da corrente é o caminho.
Originalmente a transmissão da bicicleta era em veio.
E há uns tempos (Julho de 2018) vi alguém a apostar no veio:
https://cyclingtips.com/2018/07/ceramicspeed-driven-drivetrain/
Na altura, o sistema de alternar entre mudanças ainda não existia.
E desconfiei que quando existir vai ter de ser electrónico, dado que o câmbio terá de acontecer em pontos muito precisos e específicos. Apesar de eu ver com bons olhos o facto de ser um veio, acrescentar electrónica numa bicicleta é na minha opinião o maior entrave, porque vai aumentar o preço; e estar no meio do deserto dependente de electrónica para mudar de mudança não me parece muito apelativo aos utilizadores.
Aliás os sistemas de câmbio electrónicos para corrente já existem e ainda não vi nenhuma bicicleta ao vivo que os use!
Passado uns tempos: A minha suspeita confirmou-se: o sistema de mudanças do veio de transmissão CeramicSpeed DrivEn é electrónico.
Prevejo que vá ser um fiasco ao nível comercial.
Podiam fazer com um gerador no quadro a alimentar motores elétricos nas rodas!
Sistemas de câmbio eletrónicos são correntes em bicicletas de estrada.
… em quem investe claro. E funcionam muito bem.
Vamos ver quanto ao suprimir a corrente e passar, por ex, para eixo.
Eu acredito que é preciso haver um passo tecnológico que traga uma solução economicamente competitiva. A solução da ceramicspeed é muita fruta.
Será esta? Vamos ver.
Não acredito. Conheço muito ciclista e muita bicicleta, ainda não vi ao vivo nenhuma bicicleta com mudanças electrónicas. A quota de mercado ainda não é e
A corrente, mesmo com todos os seus defeitos, para mim ainda é o melhor sistema. O
, um viajante mundial de bicicleta, que tem o
, um website sempre com grandes conteúdos sobre bicicletas, tem uma opinião contrária e prefere correias
, o que eu discordo.
Está aqui a campanha de crowdfunding da OYO no Indiegogo:
Sergio, as bicicletas com mudanças eletrónicas são correntes em bicicletas de estrada. E funcionam muito bem.
Se conheceres pessoas desse meio, verás que há muito quem tenha.
Só não há por cá mais porque o preço não está propriamente adequado às nossas carteiras
A quase totalidade das pessoas que conheço em Lisboa tem bicicletas de estrada. Até hoje vi ZERO com mudanças electrónicas.
Okay…
Falava do Shimano Di2, imagino que seja isso que falávamos.
Quem usa adora aquilo.
Mais uma bicicleta sem corrente, agora em veio de transmissão:
Será vantajoso? Até hoje penso que ao vivo, só vi uma em veio.
Are Chainless Shaft Drive Bicycles a GENIUS or TERRIBLE Idea?
Eu acho que o salto para a correia já resolve a maioria dos problemas, transmissões de veio ainda são caras, mais ainda que as correias…
De qualquer forma a corrente em cidade não traz grande problema, a minha bike de estrada fez com a corrente original >20k km, acham que é um problema com esta duração?
Uma forma de aumentar drasticamente a durabilidade e funcionamento da transmissão, é gastar 10€ na maquininha de lavar a corrente, e fazer isso 1x semana, demoro 3 minutos a lavar a corrente e lubrificar novamente, a bike parece nova após isso.
Já estavam a fazer isso no PodBike: https://www.podbike.com/ que é um projecto que já tem muitos anos, não é propriamente uma novidade recente.