Mas não têm outra ocupação sem ser contar velocípedes em Lisboa ? E que tal contar os comboios da linha do Oeste? Ah… era demasiado fácil…
contamos com o troll de serviço para os contar…
Do blog menos um carro
Obrigado pela contagem!
Não creio que seja um resultado aquém, ficou abaixo de algumas expectativas muito otimistas mas ainda assim um crescimento!
Para o ano chega às 1000…!
Mas repara que as não-Gira, não aumentaram…
Bem, trata-se apenas de um cruzamento.
O importante é o uso de bicicleta aumentar em mais zonas da cidade.
A estatísticas de um cruzamento dão uma ideia do uso da bicicleta mas não representa o uso em toda a cidade.
foram só umas horas, e só 1 cruzamento, mas de facto as “não gira” não aumentarem é desapontante =/
eu estranhei a contagem, tenho a sensação de ver muito, mas mesmo muito mais bicicletas do que nessa altura do ano passado. tenho a impressão que houve um grande boom por volta de abril/maio, ou então estou a confundir com maio de há 2 anos atrás
É possivel que alguma parte da população nao gira,transite para a gira em situações pontuais. Falo por mim,exemplos:
-
ter trajecto de electrica gratuito
-
necessitar de trajecto de bicicleta com a minha em casa
-
nao ter de pensar na logistica de usar a minha
Houve um aumento no numero de bicicletas e isso é uma excelente noticia.
Com mais estações da GIRA activas e agora com as novas JUMP, no próximo ano esse número aumenta de certeza.
O que dá que pensar é o número de bicicletas particulares que se mantém idêntico ao ano anterior. Talvez porque os que poderiam usar a sua própria bicicleta ainda não se sentem seguros para o fazer (basta vir dos arredores de Lisboa para perceber porquê). Quando houver um investimento fora do Centro acredito que este número de bicicletas particulares terá uma aumento substancial.
Penso que é simplesmente porque as Gira “canibalizaram” (e bem) a utilização de bike própria.
Não em todo o caso, principalmente a malta aqui do fórum que é mais dada a isso (eu tb tenho própria, embora BTT, uso apenas para lazer)…mas para o utilizador comum é muito mais prático usar a Gira.
No meu ver tb esperava mais contagem total, acho o projecto Gira perfeito na teoria (tirando o “atraso” já conhecido), e acho que este ano (tempo quente) vai finalmente entrar em velocidade cruzeiro (em utilizações).
Não ponho em causa os números, mas o que constato a olho nu e na minha rede de amigos e colegas é que muita gente adquiriu ou passou a usar a sua bicicleta própria… Por isso estranho estes números, mas ainda assim são muito muito positivos.
Viva,
Alguém se quer juntar a mim nestas contagens, na próxima quinta-feira (20 Fev), entre as 8h-10h?
Não é preciso estar o tempo todo, mas mais pares de olhos são bem-vindos
E apostas?
Adorava mas não consigo.
Aposto 600 bicicletas…
Bolas. Ainda não estou de regresso ao activo. Não consigo ajudar. Mas aposto nas 751.
Olá Rosa,
Queres combinar mais cedo para explicares o processo e ajudarmos ou 8h já inclui um pouco de tempo antes da contagem?
Combinado!
Corrijo para 701
final bet!
Já há número?
Viva,
Estivemos eu, o @antoniopedro e o @Alexandre_Landeiro a contar, enquanto o @miguelbarroso tirava umas fotos e fazia este vídeo: https://www.instagram.com/p/B80ychdH3Yt/?igshid=6yciz866jlab&fbclid=IwAR2DAr0YvjKtq-VAVM4N_ikp2dlSkua9bv9xsNU3n45VBdV6_wC2I-T7AlE
Os resultados não foram animadores
Houve uma redução de 13% de utilizadores de bicicleta e trotonetas, em relação ao mesmo dia do ano passado.
Tais factores poderão dever-se a várias situações:
- Nas trotinetas: o efeito novidade nas partilhadas esmoreceu.
- Os efeitos do novo passe social: terão pessoas abandonado a bicicleta (própria e partilhada) para passar a usar os transportes públicos?
- O sistema GIRA que colapsou em tempos, e desmotivou pessoas a renovar a anuidade.
- A nova infraestrutura na Av. Defensores de Chaves. A nossa percepção é que não há muita gente a lá passar, mas será que ainda assim teve um efeito de desviar pelo menos 10% do tráfego para esse eixo? Será que ciclistas evitam o complicado cruzamento da AR/DA e seguem pela DC para virar para o lado nascente da DA (sentidoTécnico/Alameda)?
- Um frio de rachar - embora muito semelhante ao do ano passado.
Ainda assim é necessário mais investigação para se poder concluir alguma coisa com esta amostra.
Ficam alguns dados desta contagem, a 19 de Fevereiro 2020, entre as 8h-10h:
- 21% são mulheres (menos 5% que 2019). A percentagem de mulheres é igual nas prórpias e nas partilhadas (21%). Nas trotinetas é apenas de 14%.
- 22% com capacete
- 26% das bicicletas próprias eram elétricas! Isto é muito interessante
- 63% das trotinetas eram próprias (não-partilhadas)
- Diferenças em relação a 2019: -9% nas bicicletas partilhadas, -14% nas bicicletas próprias, -30% nas trotinetas.
Obrigada a todos os que participaram!