466 bicicletas em 2h em Lisboa

Bem, trata-se apenas de um cruzamento.

O importante é o uso de bicicleta aumentar em mais zonas da cidade.

A estatísticas de um cruzamento dão uma ideia do uso da bicicleta mas não representa o uso em toda a cidade.

6 Curtiram

foram só umas horas, e só 1 cruzamento, mas de facto as “não gira” não aumentarem é desapontante =/

eu estranhei a contagem, tenho a sensação de ver muito, mas mesmo muito mais bicicletas do que nessa altura do ano passado. tenho a impressão que houve um grande boom por volta de abril/maio, ou então estou a confundir com maio de há 2 anos atrás

2 Curtiram

É possivel que alguma parte da população nao gira,transite para a gira em situações pontuais. Falo por mim,exemplos:

  • ter trajecto de electrica gratuito

  • necessitar de trajecto de bicicleta com a minha em casa

  • nao ter de pensar na logistica de usar a minha

Houve um aumento no numero de bicicletas e isso é uma excelente noticia. :smiley:
Com mais estações da GIRA activas e agora com as novas JUMP, no próximo ano esse número aumenta de certeza.
O que dá que pensar é o número de bicicletas particulares que se mantém idêntico ao ano anterior. Talvez porque os que poderiam usar a sua própria bicicleta ainda não se sentem seguros para o fazer (basta vir dos arredores de Lisboa para perceber porquê). Quando houver um investimento fora do Centro acredito que este número de bicicletas particulares terá uma aumento substancial.

1 Curtiu

Penso que é simplesmente porque as Gira “canibalizaram” (e bem) a utilização de bike própria.

Não em todo o caso, principalmente a malta aqui do fórum que é mais dada a isso (eu tb tenho própria, embora BTT, uso apenas para lazer)…mas para o utilizador comum é muito mais prático usar a Gira.

No meu ver tb esperava mais contagem total, acho o projecto Gira perfeito na teoria (tirando o “atraso” já conhecido), e acho que este ano (tempo quente) vai finalmente entrar em velocidade cruzeiro (em utilizações).

1 Curtiu

Não ponho em causa os números, mas o que constato a olho nu e na minha rede de amigos e colegas é que muita gente adquiriu ou passou a usar a sua bicicleta própria… Por isso estranho estes números, mas ainda assim são muito muito positivos.

Viva,
Alguém se quer juntar a mim nestas contagens, na próxima quinta-feira (20 Fev), entre as 8h-10h?
Não é preciso estar o tempo todo, mas mais pares de olhos são bem-vindos :eyes::biking_woman:

E apostas? :smile:

5 Curtiram

Adorava mas não consigo.
Aposto 600 bicicletas…

1 Curtiu

Bolas. Ainda não estou de regresso ao activo. Não consigo ajudar. Mas aposto nas 751. :grimacing:

1 Curtiu

Olá Rosa,
Queres combinar mais cedo para explicares o processo e ajudarmos ou 8h já inclui um pouco de tempo antes da contagem?

3 Curtiram

Sim, @antoniopedro, obrigada!
Que tal às 7h40 no café Sequeira (esquina da DA/AR)?

1 Curtiu

Combinado!

1 Curtiu

Corrijo para 701 :slight_smile:
final bet!

Já há número? :upside_down_face:

1 Curtiu

Viva,

Estivemos eu, o @antoniopedro e o @Alexandre_Landeiro a contar, enquanto o @miguelbarroso tirava umas fotos e fazia este vídeo: https://www.instagram.com/p/B80ychdH3Yt/?igshid=6yciz866jlab&fbclid=IwAR2DAr0YvjKtq-VAVM4N_ikp2dlSkua9bv9xsNU3n45VBdV6_wC2I-T7AlE :video_camera::ok_hand:

Os resultados não foram animadores :frowning:
Houve uma redução de 13% de utilizadores de bicicleta e trotonetas, em relação ao mesmo dia do ano passado.

image

Tais factores poderão dever-se a várias situações:

  • Nas trotinetas: o efeito novidade nas partilhadas esmoreceu.
  • Os efeitos do novo passe social: terão pessoas abandonado a bicicleta (própria e partilhada) para passar a usar os transportes públicos?
  • O sistema GIRA que colapsou em tempos, e desmotivou pessoas a renovar a anuidade.
  • A nova infraestrutura na Av. Defensores de Chaves. A nossa percepção é que não há muita gente a lá passar, mas será que ainda assim teve um efeito de desviar pelo menos 10% do tráfego para esse eixo? Será que ciclistas evitam o complicado cruzamento da AR/DA e seguem pela DC para virar para o lado nascente da DA (sentidoTécnico/Alameda)?
  • Um frio de rachar - embora muito semelhante ao do ano passado.

Ainda assim é necessário mais investigação para se poder concluir alguma coisa com esta amostra.

Ficam alguns dados desta contagem, a 19 de Fevereiro 2020, entre as 8h-10h:

  • 21% são mulheres (menos 5% que 2019). A percentagem de mulheres é igual nas prórpias e nas partilhadas (21%). Nas trotinetas é apenas de 14%.
  • 22% com capacete
  • 26% das bicicletas próprias eram elétricas! Isto é muito interessante
  • 63% das trotinetas eram próprias (não-partilhadas)
  • Diferenças em relação a 2019: -9% nas bicicletas partilhadas, -14% nas bicicletas próprias, -30% nas trotinetas.

Obrigada a todos os que participaram!

18 Curtiram

Apesar do frio, penso que a principal razão poderá ter sido a fase má da GIRA que pode ter feito desistir muita gente. Agora está melhor mas é recente o aumento da oferta que vemos ultimamente nas docas.

Em relação à Defensores de Chaves não sei se será responsável pela redução (admitindo que 10% passem agora por lá) Eu passo de manhã com frequência na DC e não vejo bicicletas.

As trotinetas (e as Jump) penso que aumentaram todos de preço, e alguma da frota das trotinetas estava em muito mau estado até há pouco tempo.

Mais opiniões? @Alexandre_Landeiro, o que achas tu?

4 Curtiram

a verdade e que no ultimo ano nao houve nenhuma melhoria para levar a um aumento .

as GIRA estao iguais ou piores, a rede ciclavel que liga a avenida da republica nao cresceu para fora e como dito a unica “melhoria” foi uma ciclovia paralela que ate pode ajudar a desviar trafego… o metro tambem anda ligeiramente melhor, portanto quem se fartou das GIRA por nao funcionarem e das trotinentes por serem caras voltou ao metro

o numero de bikes “normais” esta estavel ha 2 anos, e ha 2 anos que a rede ciclavel nao cresce a serio (apesar das muitas promessas a cada 6 meses…), mostrando bem que sem ciclovias a coisa nao muda

acho estranho por exemplo ainda nao terem feito ciclovia a ligar ao lumiar/Alta de lisboa, que seria a continuacao obvia desta ciclovia principal da cidade e claro a avenida da liberdade continuar com aquelas laterais nao ajuda

em 2021 la veremos se os 200kms foram feitos e qual o impacto deles

5 Curtiram

Viva,

Por algumas semanas, está disponível em acesso aberto um artigo com os dados de contagens de ciclistas em Lisboa. Aqui: Build it and give ‘em bikes, and they will come: The effects of cycling infrastructure and bike-sharing system in Lisbon

Destaco:

  • Results show a 3.5-fold increase of cyclists after the expansion of the cycling network in the central area of the city (2016 para 2017)
  • A sequent 2.5-fold increase of cyclists was observed following the implementation of an electric bike-sharing system (2017 para 2018)
  • In the city center, the cyclists’ volume increased 817% after both interventions, from 2016 to 2018
  • Crescimento geral de +80% na cidade, entre 2017 e 2018
  • Mais mulheres a andar de bicicleta (16% para 22%)
  • Menor utilização do capacete (45% para 30%)
  • GIRA representava 34% das bicicletas em 2018

Todos os anos em Maio o IST conta ciclistas (volumes, direcções, suas características e das bicicletas) para a CML. Também o fizemos em 2019 e 2020 (na semana passada :slight_smile:)
Espero que saia um outro artigo em breve com estes últimos dados, onde também foi observado o fenómeno das trotinetas.

11 Curtiram