Paris é uma referência possível, entre várias. Não é propriamente uma capital do terceiro mundo onde não existem políticas de mobilidade e de sustentabilidade. As tarifas ali praticadas podem e devem ser termo de comparação.
Amesterdão também pode ser uma referência válida mas as tarifas de estacionamento na rua para residentes em Amesterdão são mais complexas do que os “500€” pois variam de zona para zona.
Há zonas inteiramente grátis para residentes, há zonas em que o selo anual pode rondar no máximo 30 €, e depois há zonas mais complicadas do centro em que os preço do selo é bastante elevado. No entanto, esses residentes têm preços especiais para estacionar o carro fora do centro.
Continuando pela Europa, em Londres o sistema parece ser outro pois as tarifas para residentes variam consoante a emissão de co2. O mais poluente dos carros parece que tem de pagar 175 libras/ano. Mas um carro moderno paga muito menos. Não sendo uma pechincha, não me parece que os preços sejam assim tão desproporcionados tendo em conta o custo de vida em Londres. http://www.towerhamlets.gov.uk/lgnl/transport_and_streets/Parking/parking_zones_and_charges/parking_charges.aspx
Na capital das bicicletas, Copenhaga, as tarifas de estacionamento de automóveis para residentes terão subido bastante no últimos anos e variam, como em Londres, consoante a emissão de poluentes. Parece que o máximo que o mais poluente dos carros pode pagar são 154 € (1150 coroas DK). Mas o menos poluente paga menos que um residente em Lisboa, isto é 100 coroas. https://pbutikken.kk.dk/tilladelser-til-private/beboerlicens
Aqui ao lado, em Madrid, as taxas variam entre 24 e 19 € : Servicio de Estacionamiento Regulado (SER). Residentes - SEDE ELECTRÓNICA
Enfim, não há, naturalmente, contas simples nestas coisas e há muitos fatores em jogo.
Imagino que um quiosque ou uma esplanada custe bem mais que o estacionamento de um residente em qualquer uma destas cidades.