Abrir ou não abrir o fórum dos sócios à web em geral?

eu sei que isto está resolvido, mas hoje tive esta conversa no facetas:

não percebi bem, mas apesar do registo não teve acesso de leitura ao dito tópico :frowning:

Muito simples Nuro: é um fórum para sócios da MUBi com uma única excepção: Café Central.

Pois, mas essa simplicidade dificulta a adesão e atracção de pessoas ao fórum.

Pelo menos a mensagem de rro/alerta devia ser clara…

2 Curtiram

esta é a mensagem preparada para esse fim, mas parece-me que o teu amigo recebeu outra msg. No teu printscreen não consigo perceber qual…

=====================================
"##Bem-vindo ao Fórum da MUBi
Precisa de uma conta. Por favor crie uma conta ou faça log in para continuar.

Caso não sejas sócio MUBi, faz o registo de sócio, é completamente gratuito.

Se já és sócio, deves ter recebido um convite que te adiciona automaticamente ao grupo “sócio”. Caso não saibas de que falamos, regista-te no fórum (preenchendo o Nome e Apelido no perfil de utilizador) e envia uma mensagem ao utilizador MUBi que te adicione no grupo “sócio”. Fá-lo-emos no mais breve espaço de tempo.

Todos os membros registados podem participar no “Café Central”, mas só os sócios da MUBi podem participar nos outros tópicos: “Mobilidade Sustentável”, “Bicicleta e Acessórios”, “Educação e Cultura”, “MUBi” e “Fórum”."

2 Curtiram

Foi esta:

Entretanto apercebo-me que ele não está no grupo sócio, o que faz com que, apesar de ter feito a inscrição, ainda não vê nada além do café central.

Eu pensei que a simples inscrição dava acesso automático ao grupo “sócios”. Mas pelos vistos isso não está acontecer.
Deduzo que alguem estara a adicionar os novos inscritos ao grupo “sócios” Podem confirmar, @ruifmartins, @MarioJAlves?

Fui rever e é possível atribuir um grupo automático, mas não está configurado dessa forma.

O que acham?
Devemos colocar a admissão automática evitando a entropia que o @nuro reportou?
Ou mantemos a adição “manual” dos sócios? mantendo algum controlo nas novas edições e a actualização na lista de sócios?

2 Curtiram

Eu voto automático, com posterior validação manual para confirmação da admissão.

Estamos na época digital, do now… estar à espera que um humano confirma a admissão qual é a vantagem?

3 Curtiram

Como é:

  1. A inscrição no forum é para participação activa no café central. Leitura não precisa de inscrição.

  2. A inscrição na MUBi é na página da MUBi. Depois disso o membro recebe um convite (acionado manualmente pelo @ruifmartins) que inclui automaticamente o membro no grupo sócio.

  3. Se o sócio ignorar o convite do Rui e se inscrever no fórum manualmente o Rui terá que detectar novos registos no fórum que são sócios da MUBi para os colocar manualmente no grupo sócio.

Este metodo (confirma Rui) é de facto trabalhoso, pode dar origem a erros e atrasos.

O que vcs estão a propor é que a inscrição no fórum seja uma inscrição automática na MUBi. Pode ser uma hipótese com algumas condições e desvantagens. Haveria dois boletins dr inscrição (site e fórum), o boletim fórum não entraria automaticamente na folha Excel…

Do ponto de vista conceptual acho estranho fazer parte de uma associação só porque se quer acesso a um fórum (mas nada fundamentalmente contra).

PS sim a msg devia ser muito mais explícita do que ele recebeu - e se possível com o link para o formulário do site.

1 Curtiu

Basicamente o mecanismo é como o Mario descreveu.

Todos os novos sócios da MUBi recebem um convite enviado por mim que os inclui automaticamente no grupo “Sócios” se optarem por o aceitar.

Paralelamente monitorizo as duas “shets” com sócios e foreiros. Cada vez que um sócio se inscreve no Fórum, sem ser via convite, atribuo manualmente a categoria.

Ao contrário, os novos foreiros recebem alguns dias depois uma PM de incitivo a inscreverem-se na MUBi, com o respectivo link e explicando as vantagens.

No caso vertente o Jorge inscreveu-se há 14h no Fórum mas não está inscrito na MUBi.

Pela minha parte deveria receber dentro de alguns dias um encorajamento à inscrição na MUBi.
Alguns dias porquê? Porque nesse caso já posso dizer algo como “já viu que não tem acesso a tudo? e que pode ter se blá blá blá…”

Quanto à questão do automatismo… As nossas listas mostram ainda uma grande divergencia entre ser membro da MUBi e do Fórum. Por precaução eu não mexeria nisto por agora. Pelo menos enquanto eu estiver disponível para este trabalho “homem a homem” :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:

2 Curtiram

“automaticamente” ou automaticamente? :wink:

(passei a “por resolver” novamente até se chegar a um consenso)

É pá… @antoniopedro
Há aqui uma piada que me está a escapar… :slight_smile:

2 Curtiram

Automaticamente ou manualmente?

Ok! “Comprendi-te”

É manual pelo seguinte: Um convite por si só, se aceite, faz da pessoa um simples "foreiro"
O convite que mandamos para os sócios inclui uma opção que, se o destinatário aceitar, entra logo como Sócio" sem que nós tenhamos que fazer isso manualmente.

Já agora, uma “boca” à tua resposta ao Jorge Optionale Sousa induz em erro. Na realidade não há uma hierarquia complexa :slight_smile: Há um sítio onde entra e em todos os outros não… :slight_smile:

Além de que ele não se inscreveu como sócio.

:wink: isto começa a ficar confuso.
quando dizes não se inscreveu como sócio, queres dizer que não se inscreveu no mubi.pt? (porque no forum inscreveu-se)

Neste momento os utilizadores do forum são:

  1. Não inscritos no Forum. Podem apenas ler o cafeé central
  2. Inscritos no Forum apenas. Podem ler e escrever no café central (tudo o resto não está visivel)
  3. Inscritos no Forum que são sócios da MUbi ( e foram adicionados manualmente ao grupo "sócios ").
    Podem ler e escrever em todos os tópicos com excepção para os “Core”

certo?

1 Curtiu

Penso que sim, está certo.

Pois, ele clicou no link que está no meu blog e vai para uma área reservada a sócios.
Eu induzi em erro dizendo que para aceder a esse conteúdo teria de se registar, e ele registou… no Fórum!
E ao tentar uma segunda vez deu a tal mensagem, que temos de rever.
E quando lhe disse que teria de se registar mas era na MUBi ele já não avançou :frowning:

Explica lá isto para um não conhecedor:

«Neste momento os utilizadores do forum são:

  1. Não inscritos no Forum. Podem apenas ler o cafeé central
  2. Inscritos no Forum apenas. Podem ler e escrever no café central (tudo o resto não está visivel)
  3. Inscritos no Forum que são sócios da MUbi ( e foram adicionados manualmente ao grupo "sócios ").
    Podem ler e escrever em todos os tópicos com excepção para os “Core”»

é capaz de ser “complexo” :slight_smile:

Esta forma de explicar está correcta e repete a minha explicação. Mas há uma forma mais simples de explicar com uma frase:

A MUBi tem um fórum só para os seus sócios, no entanto o café central está aberto a toda a gente.

:slight_smile:

Quando se divulgar uma msg que não esteja no café central convêm dizer assim:

Se quiseres ler mais sobre este assunto faz-te membro da MUBi (link) e lê o que se escreveu no seu fórum de sócios (link).

Sim, não é a abertura total. E podemos continuar a discutir as vantagens e desvantagens de abrir a todo o mundo o fórum de sócios (passaria a ser de facto um fórum de bicicletas e não de sócios).

2 Curtiram

Eu diria apenas que 1. e 2. são o mesmo principio comum à maior parte dos fóruns:
Lês. Se te inscreveres, escreves também.
Tudo o mais é a vida da MUBi…
Foi por isso que disse ao @Nuro_Carvalho que não achava complexo, referia-me à hierarquia do Fórum, num ramo tens acesso, em todos os outros, não.

Uma questão, que me ocorre agora na sequência desta discussão, é a seguinte:

Não acho que haja complexidade mas acho que há falta de clareza na página de apresentação do Fórum.

  1. O Café Central deveria estar à cabeça e gráficamente separado de todo o resto.
  2. Deveria haver uma mensagem clara de que a simples inscrição no Fórum não daria acesso a mais nada do que escrever no CC.
  3. Todo o resto deveria estar titulado com a menção de “reservado aos sócios” ou algo do género.
  4. O tópico MUBi-Core deveria estar no fim.Nunca à cabeça
3 Curtiram

Concordo com as tuas observações. Só tenho a dizer que a “core” está só a cabeça para os membros da “core” e é invisível para 95% do resto dos membros do fórum. O Pimentel decidiu por em 1º lugar para facilitar os que participam mais. Não está mal pensado pois é irrelevante para todos os outros. Para todos os outros fora da “core” o “café central” já está à cabeça.

4 Curtiram