Acham que o Hyperloop vai revolucionar o transporte?

Duvido:
https://pt.quora.com/Você-acha-que-o-Hyperloop-vai-revolucionar-o-transporte

Este é um dos grandes problemas da mobilidade, procuramos soluções técnicas e não políticas.

1 Curtiu
2 Curtiram

são 2 coisas diferentes, na coisa dos túneis a única coisa que acho genial é o nome da empresa (boring company ahahah)

no hyperloop (q está completamente fora da alçada do musk se n me engano) aquilo parece fazer mais sentido, atenção que o vacuo que propõem não é nem perto do “perfeito”, e por isso necessita de muito menos energia por m^3 do que em outros projectos (muito mais pequenos) que existem

além disso, enquanto que a cena dos tuneis é para competir com TP no geral, o hyperloop é mais para competir com os aviões, tb tem essa vantagem

o que faz confusão, mesmo não sendo vácuo perfeito, e considerando as contas apresentadas lá nos cálculos, se não estou em erro, são as forças laterais brutais

O hyperloop tem esta secção


img

Pelas minhas contas aquilo dá uma secção útil de cerca de 10m². Agora multiplica pela distância Lisboa-Madrid em linha reta de cerca de 600 km. Falamos de um volume de 6 milhões de m³.

Agora vê a força aplicada às paredes devido ao diferencial de pressão

F=P.A=(Pa-P)pi1.82*600000.

Mesmo que o vácuo seja apenas k%, isto é P=kPa/100

F=(Pa-kPa/100) * pi * 1.82*600000 = Pa * (1-k/100) * pi * 1.82 * 600000

Para k=90%

F=101325 pascals * (1-90/100) * pi * 1.82 * 600000 = 34760748818 N

O que são forças brutais para conter
(se as contas não me falham)
Obviamente que é a força nos materiais por unidade de área que conta, mas julgo que a força total poderá também ter peso nas estruturas, até porque o túnel interiormente é vazio e contínuo, ou seja, não pode ter pilares nem poleias laterais.

as forças aplicadas nas paredes anulam-se no “global”, e como tu dizes, o que conta é a resistência da secção por unidade de comprimento, portanto serem 50m ou 100km é igual, os eventuais pilares que vão existir não têm em conta essa força, apenas as forças normais se fosse p.ex. uma linha de metro elevada

também a pressão aplicada se o vácuo fosse perfeito seria de 1 atmosfera por definição, o que é ± a pressão que o “tubo” teria de resistir se fosse submerso (com o topo aberto) em 10m de água, é muito mas do ponto de vista estrutural é tranquilo ^^

mais chato deve ser conseguir que as juntas n lixem a coisa

o que queres dizer um tubo submerso com o topo aberto? Uma janela de vidro para observação?

E a energia que precisas de gastar para provocar vácuo em 6 milhões de m³ ?

E ainda temos o custo. Se fazer uma linha de metropolitano custa uma autêntica fortuna (a nova ligação Rato-Cais Sodré em Lisboa vai custar 300 milhões de euros), imagina Lisboa-Madrid.

imagina que pegas numa palhinha, tapas uma das pontas, e metes essa ponta dentro de água, como dentro da palhinha tens a pressão atmosférica, e lá fora a mm pressão atmosférica + a pressão da água, crias uma pressão semelhante a ter um vácuo na palhinha

só queria explicar que 1 atmosfera é ± a pressão adicional de estares 10m dentro de água
(para comparação, os submarinos que vão mais fundo parece que é a 400m, portanto pressões 40x superiores
mas j+a vamos mto off topic eheh

quanto à energia, acho que o vácuo se faz, precisamente para poupar energia. a ideia é que fique mais barato vácuo + movimento do que movimento sozinho (como num comboio normal a alta velocidade), como sabes a partir de uma certa velocidade conseguir mais uns quantos km/h é muito dificil porque a coisa não é nada linear

e isto da energia + altas velocidades tem como expoente máximo os aviões, que não são nada eficientes em parte por isso

quanto a custos, acho que o metropolitano é tão caro por causa dos tuneis (e é por isso que a ideia da boring n me atraia tanto

o hyperloop não é suposto ser em tuneis

humm? Confuso! A pressão aplicada à palhinha será igual ao peso do volume da água deslocada pela palhinha ( lei de Arquimedes). Que tem isto a ver com vácuo?

1 Atm é a pressão ao nível do mar e corresponde ao peso da coluna de ar da atmosfera por unidade de superfície.

Corresponde igualmente à pressão exercida por uma coluna de água com 10,3 m de altura. Portanto um mergulhador a 10,3 m de profundidade estará sujeito a uma pressão de 2 Atm ( coluna de ar mais coluna de água).

O vácuo no hyperloop destina-se apenas a eliminar a resistência do ar.

Pelo contrário, os aviões são bastante eficientes à velocidade de cruzeiro. Existe um parâmetro em aerodinâmica chamado L/D (lift to drag ratio) que é optimizado por construção para a velocidade de cruzeiro pretendida.

Verdade, o maior custo é o do túnel. No caso do hyperloop, é indiferente ser túnel ou não. O conceito faz uso de um tubo que pode ser enterrado (túnel) ou exposto.

a tal palhinha teria 2atm do lado de fora, e 1atm do lado de dentro (porque está aberta no topo), portanto as forças resultantes são +. o equivalente a ter o tal vácuo (1atm fora, 0 atm dentro), era só para explicar que isto do vácuo não representa um problema estrutural para o tubo (que seja condicionante face a todos os outros problemas

sim, isso tudo, por isso disse “pressão adicional” (a adicionar à atm a que já se está sujeito fora de água

Sim, “O vácuo no hyperloop destina-se apenas a eliminar a resistência do ar.”
precisamente para tornar o movimento mais eficiente
se fosse possível conduzir o nosso popo dentro desse tunel iamos ter um consumos óptimos, mesmo a 200km/h :stuck_out_tongue:

Os aviões, pois, mas no global a energia que consomem é brutal (por muito eficiente que sejam na velocidade de cruzeiro

É irrelevante e inútil ter veículos individuais a circular numa estrutura dessas. Para isso já foi criado algo chamado transporte ferroviário em túnel.

A utilização de uma estrutura de vácuo obriga a ter viaturas pressurizadas o que não é barato.

Todo o conceito já tinha sido proposto no início do séc. XIX, Atmospheric railway - Wikipedia

“Brutal” no conjunto, mas eficiente por passageiro/Km em todo o percurso.

acho que esse conceito n é nada a mesma coisa, basta ver as imagens da página wiki

os aviões, no global e por passageiro/km, se comparares p.ex. com o comboio, é muito pior
já para n falar que os comboios podem usar energias renováveis :stuck_out_tongue:

Boas Pedro, já vi que percebes do assunto. És de Civil, Física ou Aeroespacial, ou apenas interessado?

Em relação à palhinha dentro de água, podes enviar um desenho sacado da net? :slight_smile: Confesso que não percebi na totalidade. Eu sei que a pressão dentro de água aumenta 1 atms por cada 10 metros de profundidade, mas significa que como tens duas atmosferas menos uma, o resultado é o mesmo?

Eu sei que o atrito aerodinâmico aumenta com o quadrado da velocidade, mas a questão está na energia para produzir esse vácuo. Tens noção de valores por metro cúbico, por exemplo com bombas de ar?

Além disso tens as juntas entre o material circulante e as estações que não devem ser nafa fácil, digo, um pouco como a junção dos vários módulos na estação espacial Internacional.

Percebo um bocadinho da parte estrutural :stuck_out_tongue: civil

Se calhar o exemplo da palhinha não foi bom eheh, mas é isso, teres 1atm fora do tunel, e 0 lá dentro (vácuo) implica ± o mesmo que 2atm fora e 1 dentro, é o diferencial que afecta o resultado.

Não sei esses valores, mas tenho praticamente a certeza que pelo menos em teoria a coisa tem de funcionar, caso contrário não estava a haver tanto investimento (já há vários test tracks), claro que depois na prática esses problemas nas juntas, incluindo nos terminais, podem ser difíceis de resolver, mas já é preciso saber muito para poder discutir isso (e disso percebo 0

1 Curtiu

ahah, lindo xD

entretanto se quiserem ver 1 gajo a mandar vir com isso, e com mais cenas do musk, ou os projectos marados da arabia saudita e dubai e afins, aqui:

2 Curtiram
2 Curtiram

É uma ideia gira, que, convenhamos, não é propriamente original.