Acidente na Ciclovia da Alta de Lisboa

No passado dia 22 de julho, seguia de bicicleta na ciclovia do Eixo Central, seguindo da Alta de Lisboa em direção à Segunda Circular.
Após passar a Esquadra da PSP da Alta de Lisboa, iniciei a descida, seguindo a velocidade moderada.
Cerca de 200 metros depois do cruzamento, a 5 metros do semáforo para atravessamento de peões colocado na via de circulação automóvel, fui surpreendido por um enorme buraco, não sinalizado, em plena ciclovia, resultante do abatimento do piso. O buraco era imperceptível pois a cor do piso é a mesma cor de brita cinzenta do piso da ciclovia em redor do mesmo. Para além disso, parte do pavimento, àquela hora do dia, está escurecido pela cobertura da sombra das árvores, tornando o buraco completamente invisível (ver foto em anexo, tirada no dia, momentos após a ocorrência).
Ao passar pelo mencionado buraco, a roda da frente guinou abruptamente, ficando perpendicular à bicicleta e travando assim a roda da frente quase instantaneamente, projectando-me, a mim e à bicicleta num “salto mortal” que terminou comigo a aterrar em cima do ombro esquerdo, cerca de 5 metros mais à frente, na direcção do semáforo acima referido.
Sou um ciclista bastante experiente, pois pratico BTT e ciclismo de estrada há cerca de 30 anos. Faço, de forma frequente, quase diária, vários percursos de estrada ou montanha na cidade de Lisboa e na sua área metropolitana, cumprindo escrupulosamente todas as regras para circular em segurança e sem registos de ocorrências.
Nunca, em tantos anos de ciclismo, anteciparia que uma ciclovia, como aquela em que circulava, apresentasse a meio do percurso tamanha “armadilha”, com tão graves consequências.
A queda foi presenciada por dois agentes da PSP que estavam ali a fazer jogging e me prestaram auxílio imediato, para além de se terem prontificado a serem testemunhas da ocorrência.
Do acidente resultaram fractura de arcos costais, 4/7 ACE com pneumo-tórax associado e fractura cominutiva da clavícula esquerda. Tive de ser submetido a internamento e cirurgia cirurgia ortopédica – osteossíntese com parafuso interfragmentário ao terceiro fragmento e placa bloqueada anatómica de neutralização…
Em consequência disto: Férias de toda a família estragadas, muitas noites mal dormidas com dores e… só devo poder voltar a pegar na bicicleta (que não ficou muito danificada, exceptuando o selim) daqui a seis meses!
Apresentei queixa na CML, com pedido de indemnização. Estou neste momento a aguardar o resultado da mesma.
Há muitas ciclovias a serem inauguradas mas há que garantir a manutenção das mesmas…
Fica o aviso para quem rola naquela ciclovia… Cuidado!

1 Curtiu

As melhoras…

2 Curtiram

Há uma data de coisas erradas nas ciclovias para essas bandas:

As melhoras e que a situação decorrente corra pelo melhor.

2 Curtiram

Desejo uma boa e plena recuperação. Pelo descrito, e em situações semelhantes com veículos motorizados, a CML deverá responsabilizar-se pelo teu sinistro. Boa sorte com isso.

4 Curtiram

Já agora deviam aproveitar para pôr um piso melhor. Já tenho subido de bicicleta nessa “Ciclovia” e acho que o piso não é nada bom para subir; até já pedalei em terrenos de terra batida menos penosos onde subir não é tão chato!

Da próxima, talvez me meta no meio dos carros no alcatrão!

Pouca sorte, rapaz!
O buraco nao parece assim tao traiçoeiro, mas como tem brita dentro, deve ter sido uma armadilha.
As melhoras

Nao andes nas ciclovias. Tenho dito.

1 Curtiu
1 Curtiu

Bom dia. Vi esta notícia. Fiz uma exposição à CML e esta reencaminhou-me para a Junta de Freguesia do Lumiar. Fiz a exposição à Junta e não obtive qualquer resposta! Como entretanto deixei passar mais de 30 dias, creio que já não posso apresentar o caso em Tribunal…