Andar de bicicleta em dias de chuva

@neera,

compra de nova bicicleta
Se conseguires esperar até janeiro poderás usar novamente o incentivo do do fundo ambiental, não é muito o valor mas sempre é alguma ajuda…
Quando comprei a minha primeira bicicleta citadina tb andei à procura de bicicletas made in PT, acabei por comprar uma Coluer que é de marca espanhola mas montada em PT.
Eu dou nomes à minhas bicicletas, era a Felicidade.

compra de nova bicicleta usada
Tenta ver nas muitas lojas de comercio local especializadas na tua zona se não consegues uma boa solução com uma bicicleta usada em 2.ª mão… com esse valor compras uma maquinão!

roupa para dias de chuva
para além das dicas que já te deram, eu aconselho a teres sempre uma muda completa de roupa no local de trabalho - se tiveres um local fixo, obviamente. vai haver um dia que vais mesmo precisar, pq apareceu um aguaceiro repentino, pq não tinhas os impermeáveis, pq mesmo tendo foi um grande dilúvio. é um saquinho com uma muda de roupa integral que está lá para uma emergência!

5 Curtiram

Eu também preferia optar pelo comércio local. Tendo boas opções sem dúvida que será essa a minha primeira escolha.
Obrigada :smiley: é todo um mundo novo para explorar e desfrutar!!

2 Curtiram
  1. Ia mesmo perguntar sobre esse tema. Boa! Assim sendo, espero até Janeiro! Se bem que a bicicleta que me emprestaram não tem luzes… Ainda que eu circule durante o dia, vem aí a mudança da hora e é provável que tenha que circular já depois de anoitecer. Terei que comprar luzes para colmatar essa falha…
    Sou menina para nome à minha primeira viatura sou :D.

  2. Também já me sugeriram essa opção. Até me falaram de uma loja no Porto, a Velurb na rua Fernandes Tomás. Não sei se tem alguma referência?

  3. Conselho sábio. Amanhã já vou tratar disso eheh!!
    Obrigadaaa

1 Curtiu

Ainda não me aventurei a andar com chuva mas por acaso essas sobre-calças parecem ser boas, não investi pois para já arranjei uns guarda lamas e umas luvas de inverno próximo passo é umas luzes e as calças. Aos poucos para ganhar confiança

2 Curtiram

Experimente usar um boné. Tenho usado este com bons resultados:

s

2 Curtiram

luzes: tens umas fixes na decathlon que carregam por usb, ou seja, podes carregá-las no pc enquanto trabalhas.

Atenção que à noite as luzes são obrigatórias.

2 Curtiram

E os reflectores, dois em cada roda:

1 Curtiu

concordo…

mas depois dessa loja não pagas taxas de envio?

estes não creio que sejam legais Three. Pelo menos do que li no decreto de lei, ou são esses reflectores da foto ou é a fita circular no aro ou no pneu… esses tubinhos que se metem em cada raio não creio que estejam considerados como podendo ser usados, apesar do efeito ser igualmente satisfatório.

2 Curtiram

Ao nível das luzes, o mínimo dos mínimos que recomendo é algo como

Luzes como

só as tenho para a emergência duma luz melhor falhar (já me aconteceu e com um autocarro atrás quase a atropelar-me).

3 Curtiram

Este tópico já tem uns meses, mas como ainda chove, aproveito parar reforçar a ideia das sobrecalças da decathlon, da secçao de vela. Em conjunto com um casaco impermeável dos baratinhos da mesma loja, fiz cerca de 140 quilómetros à chuva, constante.

O resultado foi bom, no sentido em que a roupa nao se molhou com a chuva, mas como foram muitos quilómetros, e muito esforço, parte da roupa estava molhada na parte de dentro, devido à condensaçao do meu próprio suor.

É aqui que o material melhor, estilo goretex, tem vantagens. Embora a água nao entre, as partículas de vapor conseguem passar, evitando a condensaçao interior.

Em resumo, para deslocaçoes em que nao há muito esforço físicio, típico da deslocaçao do domicílio ao local de trabalho, este tipo de equipamento barato serve perfeitamente. Para viagens mais longas, ou sessoes de exercício/desporto, devem ser evitados, em prol de material melhor.

7 Curtiram
4 Curtiram
1 Curtiu

há pelo menos 3 topics sobre andar à chuva, escolhi este porque era o mais recente, e queria perguntar…

usam luvas? quais?

eu tenho sempre na bike umas das mais baratas da decathlon, aquilo aquece ligeiramente, mas até é mais como corta vento. o problema é que não são impermeáveis, se tiver a chover tenho de as tirar, ou as mãos ficam ainda mais frias.

na decathlon apenas há “normais”, ou as impermeáveis são logo para a neve… que sugerem? (:

Olá Pedro!! Essa tua questão tem sido o meu problema desde que ando de bike. Em dias de frio, e em dias de chuva, umas boas luvas dão conforto. Ando a adiar adquirir esse equipamento porque não queria gastar muitos €€ mas bom equipamento, a poucos €€ e a cumprir a sua função… talvez seja difícil de encontrar. Estive para comprar umas da Vaude (mas apanhava o artigo sempre esgotado na loja e-bike lovers no Porto). Há umas da Gorewear (bikediscount) que supostamente serão impermeáveis e têm tecnologia gore-tex.
Eu sou de Valongo e na loja de bikes aqui em Valongo tinham à venda umas luvas que pareciam top para o inverno e para a chuva… custavam uns meros 90€ e eu não comprei.
Andei à procura de algo mais fancy e não tão virado para o desporto e vou encomendar umas de uma marca sueca (weathergoodssweden). Talvez estas últimas sejam mais adequadas para o tempo frio.
Espero de alguma forma ter ajudado. Em todo o caso partilho das tuas preocupações.
Bom fim-de-semana :smiling_face:

3 Curtiram

obrigado Ana (:

eu de facto para andar aqui em Lx acho que não preciso de nada muito quente, as tais de 2euros servem bem, apenas chateia a chuva.

alternativa é levar as luvas, com um saco à volta lol, é que dar 90 por uns luvas é 1 abuso… estava a pensar mais algo ai nos 20/30 ahah

1 Curtiu

Eheheh sim 90€ é puxadote sim.
Este ano cá no Norte (vivo em Valongo), a chuva tem sido abusiva :sweat_smile: , e sim cá para cima chove mais do que aí pra baixo. As que vou comprar estão a custar 43€. Para as minhas necessidades e o uso justifica. Mas lá está, vamos adaptando às nossas circunstâncias e utilização :blush:
Dá uma olhadela na bikeinn. Pode ser que encontres algo mais acessível e que tenha alguma repelência à água. Por esse preço deves conseguir encontrar. :blush:

2 Curtiram

na decathlon os corredores de montanha e vela
(ou mesmo o de caça)
são mais adequados para a bicicleta urbana.

tenta isto

ou isto

eu uso as sobreluvas que já tinha luvas quentes (das de andar a pé)

3 Curtiram

boa, obrigado (:

por acaso ando a experimentar os impermeáveis de vela ^^

Desde há vários anos que só compro impermeáveis da Helly Hansen ou da Musto. Não passa água. Em Cascais, marina, há uma loja onde os compro com grandes descontos (e, mesmo assim, é preciso abrir os cordões à bolsa).

Ainda a propósito da chuva na cara, estes impermeáveis costumam ter uma pequena pala que protege a cara, e os óculos. A alternativa, para mim, é um chapéu de feltro, impermeável, que dá imensa liberdade de movimentos.

Quanto às luvas, por Lisboa, não sinto que as temperaturas sejam suficientemente baixas que justifiquem a necessidade de usar luvas.

Abraços