Anonimato no fórum

Algures noutro tópico defendi que a regra fosse esta:

  1. Só pode publicar no fórum da MUBi pessoas devidamente identificadas com nome e apelido.

Ficaria assim implícito que quem pública no Café Central (indexado) pode usar pseudónimos (porque aliás não sendo sócio nem sequer temos meios de verificar a veracidade da identidade).

Mas a formulação acima tem um problema.

Permite que um Sócio da MUBi publique no Café Central como Mickey Mouse (Sócio da MUBi). Caso da “Rosa” há poucos dias atrás.

Por isso sugiro que a regra seja alterada ligeiramente para:

  • Para usar o fórum como sócio (isto é pertencer ao grupo “sócio”) o utilizador tem que se identificar com nome e apelido (o que podemos facilmente verificar se está na nossa lista de sócios).

Assim fica implícito que quem quer ser anónimo pode usar o Café Central, mas não tem acesso ao resto do fórum.

Isto é, nas mensagens do Café Central pode haver artigos do Mickey Mouse, mas nunca do Mickey Mouse (Sócio da MUBi).

Concordam?

2 Curtiram

Não sei se percebi. Sugeres que quem não é sócio não tenha o subtítulo de Sócio da MUBi? Como a rosa tem: http://forum.mubi.pt/users/temospena/activity

Isso à primeira parece uma solução.

No entanto é preciso ter consciencia que isso traduz um “overhead” para a gestão de sócios uma vez que interfere nos procedimentos mais ou menos automatizados.

Passaremos a ter assim mais uma categoria,
Foreiros,
Foreiros Sócios e
Foreiros Sócios Fora do Grupo Sócios
Uma qualificação que implica verificação por alguém, contacto com o interessado, confirmação da opção dele e gestão disso (ir lá tirar a pessoa do Grupo… etc.

Enquanto estiver com esta tarefa tenho disponibilidade para fazer isso.
O próximo terá?

2 Curtiram

Não necessariamente.

Implica só incluir no grupo “sócio” os que tiverem nome e apelido preenchido.

Se não quiserem (ou não o fizerem) não deixam de ser sócios da MUBi, só deixam de ser identificados como tal no fórum e só têm acesso ao café central.

Estou a ver mal? Não me parece que exija trabalho adicional ao procedimento actual.

Tiago. No caso da “Rosa” como não tem apelido não devia ser do grupo “sócio” . Isto é, se aplicarmos a nova regra damos-lhe duas opções ser só “Rosa” e só ter acesso ao Café Central ou colocar o apelido e ser do grupo “sócio”.

Então só quem está no grupo sócio é que vê mais categorias para além do Café Central? Se é não sabia disso.

1 Curtiu

Implicará então,

  • Não incluir nos convites a opção do Grupo.
  • Estar vigilante se nos novos Foreiros algum é Sócio
  • Se for e não tiver nome avisá-lo para as opções:
    Se quiseres ser sócio tens que ter Nome e Apelido:)
1 Curtiu

Como imaginavas que era Tiago?
Que via mas que não conseguia entrar? :slight_smile:

Não conheço as entranhas do fórum. Pensei que os grupos fossem só para notificar os utilizadores de um grupo.

Tens razão. Basicamente é o mesmo trabalho que hoje. Só que hoje vamos pedindo para completarem o perfil e algumas vezes somos ignorados.

Diria que basta dizer depois de dois avisos:

Quando completar o Nome e o Apelido daremos acesso ao resto do fórum até lá só terá acesso ao Café Central.

Digamos que só adicionamos ao sistema actual um elemento de presuasão para que tenham um incentivo a preencher o perfil. :slight_smile:

Ok…
Quando a coisa estiver consensualizada, altero o manual de procedimentos que estou a fazer…

E faço o contacto com a Rosa

Eu concordo contigo @mário, mas não é bem assim:
Se eliminarmos a entrada automática do Foreiro para o grupo “Sócio”, se ele já for sócio da MUBi, isso implica monitorização, prolongada.

Ou então - será essa a tua opção? - mantemos a entrada automática com dois avisos sucessivos. Caso opte por não fazer a alteração, retira-se do grupo Sócios. é isso?

Sim, é essa a minha proposta. Basicamente o mesmo trabalho de monitorização actual mas com uma consequência adicional que é fácil de perceber.

Atenção que eu acho legítimo em certas circunstâncias o anonimato só que não faz sentido na participação na vida de uma associação.

Por exemplo o Aónio Lourenço diz que a MUBi devia ter tido uma palavra de apreço no fim do site Pedais.pt mas não quer ser sócio na MUBi onde eventualmente teria sido fácil gerar um voto de apreço. :slight_smile:

1 Curtiu