Apelo à CML - É preciso mais estacionamento para residentes

A minha bicicleta fica no corredor em frente à entrada, tenho que a transportar escada acima pois não cabe no elevador.

A do meu filho tem de ficar na sala…

O carro que estou a falar é o carro para transportar a criança atrelado à bicicleta.

(a energia e tempo que se perde com esta dicussão que em nada ajuda na causa que nos move.
podiamos todos estar a gastar o nosso tempo e vontade em algo mais produtivo.
just saying…)

5 Curtiram

Discutir estas questões com o @Freire é como comer o primeiro gelado do ano: faz doer o cérebro.

3 Curtiram

A causa que me move é a facilitação da vida de quem vive em Lx…

Eu por mim era mais drástico. Acabe-se com passeios. Alcatroem-se as ruas de fachada a fachada. Assim cada um estaciona onde quer, caminha onde quer, não há estacionamento ilegal e é tudo mais feliz.

Eu por mim há que haver bom senso e não entrar em fundamentalismos

A actual presidência da câmara tem uma atitude fundamentalista

Qual facilitação? Consegue reflectir sobre a sua posição?
Repare que está a falar em transportar bebés. Qual a ciência por detrás do transportes de bebés?? Já vi mães a levarem carrinhos de bebé à chuva… há uns muito giros que se fecham todos, ou quase todos, e a criança fica totalmente abrigada da chuva!

Complicar é uma das coisas mais fáceis que se pode fazer… mas @Freire, repare que se a câmara quer reduzir o número de automóveis em circulação, faz sentido reduzir o número de lugares de estacionamento disponíveis. Aliás, reduzir o número de carros, passa precisamente por complicar a vida de quem recorre a eles. Com melhores passeios, tem melhores condições para se deslocar a pé, na eventualidade de ter o carro mais longe. E como pode ser agradável caminhar-se um pouco com quem mais gostamos… desde que não seja em filinha pirilau, como alguns passeios nos obrigam enquanto peões.
Aliás, permita-me que lhe pergunte. Agora que tem a sua vida muito mais dificultada, como tem feito? Como tem feito nos dias em que usa ou precisa do carro?

1 Curtiu

A actual presidência da CML, infelizmente, ainda vai cedendo ao lobby automóvel. Não tivessem feito a Av. Fontes Pereira de Melo com 6 vias de trânsito e peões e ciclistas não andavam a discutir migalhas.

“atitude fundamentalista”… :unamused:

1 Curtiu

“Eu por mim era mais drástico. Acabe-se com passeios. Alcatroem-se as ruas
de fachada a fachada. Assim cada um estaciona onde quer, caminha onde quer,
não há estacionamento ilegal e é tudo mais feliz.”

O transito entupiria todo, e depois os peoes andavam por cima dos carros,
como no “everybody hurts” dos REM.

NICEEEE!!!

O freire/car addicts ficavam dentro dos carros a chamar pela policia, ou à
seguradora, para lhe pagaram os danos.

Veja as mensagens atrás, não estou para me repetir…

Transformem mais zonas para estacionamento apenas para residentes.

No meu caso terei de usar o carro mais vezes se a sangria de lugares aumentar.

Os passeios que existiam são mais do que suficientes, eu levo a bicicleta a pé até à escola do meu filho e os passeios actuais são suficientemente largos, não precisam de ser ampliados com redução de 50% ou mais dos lugares de estacionamento …

Queria vê-lo transportar o carrego que semanalmente tenho de transportar por três quarteirões depois de um treino intensivo de natação e de passar perto de duas horas a encher um carrinho de compras…

Claro que sim, por diversas vezes já tive de transportar por mais de 3 quarteirões uma mochila de 60 L cheia de compras às costas, à frente a mochila com as coisas da natação, numa mão outro saco com compras e noutra mão um garrafão de água.

Consegue imaginar o estado de espírito que fico contra o actual executivo camarário quando chego a casa?

Pronto, olhe, tanta coisa e afinal até está melhor que eu. Consegue lugares de estacionamento a 3 quarteirões… habitue-se a andar um bocadinho a pé. Se já começa a ter dificuldades físicas em carregar 60 litros de compras, vá às compras 2 vezes por semana em vez de 1, ou vá com a sua mulher. Eu nem devia estar aqui a dar palpites sobre o que você deve fazer, a vida é sua… tem de se adaptar e procurar soluções.

A malta do Norte, com quem frequentemente falo realmente têm muita razão, quando dizem que os lisboetas são muito alérgicos a andar a pé. Se o @Freire passa o que passa nestas condições, então nem quero imaginar se não tivesse carro…

Beba agua da torneira…que e boa. Agua em plastico pode alterar se e criar disruptores hormonais.

Ando a pé quando levo o meu filho até à escola e depois venho de bicicleta até ao trabalho, faço pelo menos 100 km de bicicleta por semana ao Sábado vou para a piscina e isso basta-me de exercício.

O meu tempo está todo optimizado, não dá para ir dois dias por semana às compras.

Vivo só com o meu filho pelo que não dá para ter ajuda com as compras.

Qualquer opção implica a redução ou eliminação do uso da bicicleta, coisa que não me convinha nada…

A malta do norte que eu conheço vive numa aldeia perto da Serra da Estrela e geralmente anda de cozinho tremido e não tem dificuldades em estacionar…

O prédio já tem uma certa idade, a canalização tem muito oxido de ferro (vulgo ferrugem).

A água da torneira nem dá para cozinhar, caso contrário é disenteria na certa.

Serra da Estrela é região Centro e não região Norte.
Toda a malta que eu conheço de Braga e Guimarães que vem para Lisboa diz que “somos” mesmo alérgicos a andar a pé. Por acaso nunca ouvi a malta do Porto dizer o mesmo.

Olhe, faça como quiser, vai ter de se adaptar. Você quer o melhor dos dois mundos, quer viver no centro de um grande núcleo urbano, sem abdicar de alguns dos confortos/liberdades típicos dos subúrbios ou de zonas mais despovoadas, tal como poder estacionar perto de casa com facilidade e ter facilidade em circular de carro. Sofre do mesmo que a generalidade dos portugueses… ainda não se apercebeu que um automóvel na cidade é um objecto completamente fora do seu meio natural.

Porque é que se associou à MUBi? (repare que esta pergunta é sincera)
É que não sei se já se apercebeu mas, ou estou muito enganado, ou esta é uma associação que uma das principais causas é lutar por um ambiente urbano cada vez mais despegado do automóvel, e no qual as soluções de mobilidade devem passar ou pela bicicleta, ou pelos transportes públicos. Portanto entre escassez de estacionamento, ou falta de qualidade dos transportes públicos, é na falta de qualidade dos transportes públicos que se deve agir. Mas reclama que a câmara o anda a burlar e que se isto continuar a vai meter em tribunal…
E tem todo o direito de o fazer, mas é uma demonstração como neste país recorre-se a tribunal por tudo e por nada, e depois andam todos entupidos. Acha mesmo que lhe dariam razão nessa matéria? É ridículo que pense que sim… e é demonstrativo como em Portugal ainda se pensa muito de que ter lugar na rua ao pé de casa é um direito. Um dístico não confere nenhum tipo de direito, além de uma isenção de pagamento!! Convença-se disso de uma vez por todas!!

E só para terminar, porque acho que já lhe estamos a dar demasiada atenção por questões menores e até ridículas (como a já nos habituou), sempre considerei que uma das grandes vantagens de se residir no concelho de Lisboa, é precisamente serem-nos proporcionadas condições para que sejamos mais livres e independentes do automóvel.

Enfim, mas olhe, vá viver para São Marcos, de que fala tão bem, onde os transportes públicos devem ser brutais e o ambiente rodoviário super amigo das bicicletas. Quando o fizer, e se tiver interesse em pôr a sua casa em Arroios a alugar, avise-me, tirei todo o interesse em me mudar para a zona :slight_smile:

1 Curtiu

Não se associou, o fórum é de livre acesso a “não sócios” pois este é um espaço democrático e livre.

2 Curtiram

Esqueço-me sempre que este é o “Café Central” lol.

1 Curtiu

Caso continuem a fazer o que estão a fazer não terei outra hipótese de voltar para São Marcos e começar a usar o carro em vez da bicicleta…

Eu quero o que tinha antes do actual executivo camarário entrar em funções, poder andar de bicicleta durante a semana e usar o carro ao fds.

Não sou sócio, no entanto utilizo a bicicleta nos meus movimentos diários pendulares…

Que que se lute contra a utilização do carro nos movimentos pendulares de casa para o trabalho é uma coisa.

Que lutem contra as pessoas que detenham carro e o usem por exemplo apenas ao fds, já é algo diferente, aí entra no campo do fundamentalismo.

É o que vou fazer se na rua onde moro e nas circundantes se lembrarem de alargar os passeios. Hoje em dia já é muito complicado arrumar o carro, caso façam o que têm feito haverá uma redução de pelo menos 50% dos lugares disponíveis em ruas com poucos peões onde apenas circulam residentes por não haver comércio…

Ainda não percebeu que se as obras continuarem haverá muita gente não terá hipótese de parquear o carro nas zonas onde vive tendo de pagar parquimetro para ter o carro nas imediações da residência?

“Coisas menores” que me vão obrigar a passar a mudar de casa e a usar o carro todos os dias não são coisas menores…

Caso vá morar para São Marcos arrumo a bicicleta e passo a usar o carro todos os dias…

Em Arroios vivo numa casa arrendada, tenho casa em São Marcos que neste momento está arrendada…

As soluções (sem ser mudar de casa) existem, e existem várias, mas você coloca problema a todas.

No dia que porventura se mudar para São Marcos, lembre-se depois de reclamar de praticamente não existirem transportes públicos na zona (que até existem, mas se acha os de Lisboa maus…), do trânsito a que está sujeito diariamente para entrar em Lisboa, ou de vir a sua situação dificultada no que diz respeito a estacionar junto ao emprego ou em circular até lá (que são tudo questões que só terão tendência a agravar-se).
Diz que tem o tempo optimizado durante a semana e que por isso não podia ir às compras 2 vezes, mas se se mudar para fora vai perder muito mais tempo em deslocações para o emprego…

Qualquer opção que implique ter de pagar EMEL como fosse alguém fora de Lisboa para andar de bicicleta não é comportável financeiramente e mesmo que fosse repudio-a porque não me parece justo ter de pagar estacionamento como qualquer pessoa que mora fora de Lisboa e opta para trazer o carro para Lisboa enquanto como lisboeta uso a bicicleta nos meus movimentos pendulares.

Trabalho na Ajuda, e como tenho horário flexível praticamente não apanho transito…

Como tenho a flexibilidade que referi e atendendo à localização do local de trabalho morando em São Marcos demoro menos tempo de carro do que demoro hoje em dia de bicicleta.

Por exemplo, hoje em dia quando tenho que ir ao fim do dia a São Marcos pela A5 demoro por volta de 15 minutos, de bicicleta demoro 35 para me deslocar até onde moro actualmente.

O mais chato é o miúdo ter de mudar de escola…