Atravessamento de passeios

No entanto tens passeio entre o fim da pista ciclável e a passagem para velocípedes, logo tens de desmontar e voltar a montar a bicla, a não ser que tenhas menos de 10 anos.

@gnv pode-se partilhar a tua imagem na net? Isto tem de ir para o top da Estúpida Ciclovia.

3 Curtiram

Tal como em Lisboa. Arghh!!! Continuam a insistir nos mesmo erros!

Essa marca horizontal seria o mesmo que colocar este sinal para os automóveis antes de uma passadeira.
No dia seguinte estaria em todos os meios de comunicação social.

image

4 Curtiram

Pode-se partilhar sim.

Penso que a questão do passeio é relevante aqui.

Não faria mais sentido prolongar a ciclovia até à estrada e colocar-lhe uma passadeira no local onde ela se cruza com o passeio? Ou que outra solução poderia ser sugerida?

1 Curtiu

Parece tão simples, não é? Estas cabecinhas pensadoras é que não se lembram destas coisas.

1 Curtiu

Muito bom! :joy:

1 Curtiu

nem o próprio passeio tem largura de jeito ali na zona da passadeira como vamos querer que as ciclovias sejam bem feitas?

Btw calçada antes de uma estrada é muito bom para um tipo de bicicleta derrapar e ir parar à estrada quando a calçada esta molhada

Feito em cima do joelho… xaram!!

Julgo que não será o mais indicado ter a passadeira a atravessar a ciclovia mesmo antes da passagem para velocípedes. Penso que o ideal seria ter uma zona de buffer e os peões atravessarem a ciclovia um pouco mais atrás, na zona das barreiras, por exemplo. Mas só conhecendo melhor o local, de modo a não dificultar a vida aos peões. Para isso seria também necessário extender o passeio. Esse passeio desnivelado nem me parece que tenha a largura mínima definida por lei de 1,2m.

1 Curtiu

Bem visto!

1 Curtiu

Algo deste género.

1 Curtiu

Portanto, em vez do que temos actualmente:

Talvez assim (mas sem as linhas tortas;):

Vou procurar como enviar isto para a Câmara. Sugestões?

1 Curtiu

Isso são toalhas no chão ?

1 Curtiu

Do outro lado da estrada não puseram sinal de fim de ciclovia nem barreiras?

Suponho que só tenham colocado deste lado porque é descer. Convém por isso elevar a passagem de velocípedes e o passadeira para a cota do passeio, de forma a reforçar a prioridade dos velocípedes e como medida física de acalmia de tráfego.

São mesmo os 20 metros bicirreiras

@gnv toma lá sem as toalhas no chão…

2 Curtiram

Percebo perfeitamente o propósito. Não deviam era fazer isto desta forma. O desenho da ciclovia devia ser completamente diferente, não dando azo a situações destas. Claro que uma bicicleta distraída pode passar pelo passeio e pela estrada e bater num peão ou ser imediatamente atropelado por um carro. Por isso é que fizeram esta parafernália toda para as bicicletas abrandarem. Ninguém se lembrou de colocar dispositivos de acalmia do trânsito automóvel. Não; fizeram-no para as bicicletas, que, não se sabe porquê, podem perder mais tempo que os automóveis. E por isso é que eu não uso ciclovias e muito menos travessias deste género. Isto, noutro país mais evoluído que o nosso, teria a passadeira para os peões colada à passagem para as bicicletas, e uns semáforos. Estas travessias são perigosas e mais vale andar na rua no meio dos carros.

1 Curtiu

Estavam previstas duas rampas, uma ascendente antes da barreira larga e outra descendente atrás da barreira mais estreita (para quem venha em sentido contrário ao da foto, as rampas terão aclive e declive, respectivamente. Digo isto porque há sempre os que vêm com dúvidas mesmo em questões básicas).
A ideia era criar uma passagem de peões entre as barreiras e sob a pista de slopestyle (estão a seguir o raciocínio?): a bicicleta embala, sobe a rampa, salta sobre os peões que estejam a atravessar a ciclofaixa e aterra na segunda rampa.
Tudo isto sem atrasar peões e ciclistas; um excelente exercício de coexistência!
Claro que há sempre as vozes críticas, os desmancha-prazeres, os trolleys que vêm logo dizer:" mas isso implica ter uma bike de carbono, suspensão total e é só pra ricos e…"
Não liguem!
Pronto. Vou apanhar o trenó das duas da matina, porque as renas atrasaram-se um bocado a discutir estacionamento com uns chatos da EMEL.
Um bacalhau para cada um que vem aqui ao site! Boas Festas!

@tvlbonito não queres contar os e-mails que trocaste aqui ao @gnv que alertou para a situação?

Claro, vou já fazer.