Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas

Lol… Não reparei.
É agreste atravessar aí… Quando há uma aberta é prego a fundo.

Acabei de receber o seguinte e-mail

Caro Munícipe Sérgio Loureiro,

A Câmara Municipal de Lisboa agradece o seu contacto e informa que a Ocorrência OCO/51979/2019 com os seguintes dados foi encerrada.

Ocorrência: Estradas e Sinalização - Ciclovia - Manutenção
Data de Entrada: 25/04/2019
Local: Rua das Murtas
Freguesia: Alvalade
Ponto de Referência:
Descrição: Quem teve a ideia de meter a barra de cimento no fim da Ciclovia da Rua das Murtas devia ser preso! Na segunda-feira passei lá e ia batendo contra ela! Fica ao fundo duma descida e de noite é muito difícil de a ver! O ponto em causa pode ser visto em Google Maps

Na sequência do seu pedido de intervenção de 25 de abril, que mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos informar que iremos proceder à substituição do referido lancil por balizadores. ENT/1666/DMM/CML/19

Poderá consultar o estado do seu pedido n.º OCO/51979/2019 no portal NA MINHA RUA LX ou na APP Na Minha Rua Lx

Obrigado pelo seu contacto.

Com os nossos melhores cumprimentos.

808 20 32 32 | 218 170 552

Se balizadores são aqueles pinocos verticais, a solução é ERRADA. Não deviam era pôr lá nada. Não acredito que carros queiram entrar ali para estacionar, não há nada no meio daquele deserto!

1 Curtiu

Os pinocos verticais hão-de ser de borracha, menos mal… e claro que aquilo não é um deserto: tem o centro de saúde a 100 metros (e uma porrada de outras coisas no parque de saúde), cujo estacionamento passou a ser pago há coisa de um ano… com o escândalo idiota do costume.

Dei o meu feeadback para lá e responderam-me:

Caro Munícipe Sérgio Loureiro,

A Câmara Municipal de Lisboa informa que não foi aceite o pedido de reativação da Ocorrência OCO/51979/2019 com os seguintes dados:

Ocorrência: Estradas e Sinalização - Ciclovia - Manutenção
Data de Entrada: 25/04/2019
Local: Rua das Murtas
Freguesia: Alvalade
Ponto de Referência:
Descrição de Entrada: Quem teve a ideia de meter a barra de cimento no fim da Ciclovia da Rua das Murtas devia ser preso! Na segunda-feira passei lá e ia batendo contra ela! Fica ao fundo duma descida e de noite é muito difícil de a ver! O ponto em causa pode ser visto em Google Maps
Descrição de Reativação: Recebi um e-mail em resposta: « Na sequência do seu pedido de intervenção de 25 de abril, que mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos informar que iremos proceder à substituição do referido lancil por balizadores. ENT/1666/DMM/CML/19 » Se balizadores são aqueles pinocos verticais, a solução é ERRADA. Não deviam era pôr lá nada. Não acredito que carros queiram entrar ali para estacionar, não há nada no meio daquele deserto!

Agradecemos o seu contacto e informamos que os balizadores têm outra função que não de evitar a entrada de viaturas para estacionar.

Poderá consultar o estado do seu pedido n.º OCO/51979/2019 no portal NA MINHA RUA LX ou na APP Na Minha Rua Lx

Agora fiquei curioso na parte :

… informamos que os balizadores têm outra função que não de evitar a entrada de viaturas para estacionar.

Qual é a função?

Se for como a dos supermercados é evitar ideias tristes todas elas com carrinhos (compras/bebés) :joy:… mais aplicações não estou a ver :thinking:

Isso é fácil perceber. Tem a função de evitar que a bicicleta vá para a estrada. Antes que tenhas ideias esquisitas, empurram-te para o passeio.

Espero bem que estejas a ser irónico!

Created on: 10 July 2019 at 16:07
From: transito ansr [email protected]
To: me
Subject: FW: Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas

Exmo. Sr. Sérgio Loureiro,

relativamente ao assunto exposto no seu e.mail , o qual mereceu a nossa melhor atenção, somos a informar que as entidades gestoras das vias são responsáveis pela gestão da rede sob sua jurisdição incluindo, designadamente, as condições da infraestrutura rodoviária e dos equipamentos nela integrados, bem como as condições de segurança da circulação rodoviária. Constituem, ainda, atribuições das entidades gestoras das vias a sinalização das vias públicas e o ordenamento do trânsito conforme resulta dos artigos 6º e 7º do Decreto – Lei n.º 44/2005, de 23 de fevereiro.

À Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), compete verificar a conformidade da sinalização das vias públicas com a legislação aplicável e com os princípios do bom ordenamento e segurança rodoviária, por via do definido no Decreto Regulamentar n.º 28/2012 de 12 de março, conjugado com o disposto no Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de fevereiro, não tendo esta autoridade quaisquer competências operacionais sobre as infraestruturas rodoviárias.

No caso presente, ou seja, no que respeita às condições existentes na pista para velocípedes situada na Rua das Murtas a entidade gestora da via é a Câmara Municipal de Lisboa.

Não obstante o referido, atendendo às competências da ANSR na matéria, foi solicitada à mencionada autarquia a análise da situação apresentada no seu e.mail , bem como a implementação de medidas corretivas que se revelem necessárias tendo em vista a segurança da circulação no local em causa, designadamente, dos condutores de velocípedes e dos peões.

Com os melhores cumprimentos

Divisão de Engenharia e Sinalização

image

image Unidade de Prevenção e Segurança Rodoviária

Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária

Ministério da Administração Interna

Parque de Ciências e Tecnologia de Oeiras
Avenida de Casal de Cabanas,
Urbanização de Cabanas Golf, n.º 1 - Tagus Park
2734-507 Barcarena

Linha Geral: 214 236 800

Siga a página da ANSR no facebook
image
Segurança Rodoviária, Uma Responsabilidade de Todos

E quem diria que em 2019 veríamos uma carroça de tracção animal puxada por burros na Calçada de Carriche?!

Porventura existem carroças de tracção vegetal ? Ou que nome se dá a uma carroça de tracção por motor? Ah, automóvel :rofl:

Passei lá hoje e a porcaria da barra ainda lá está! :rage:

Esse é o problema das barreiras físicas :roll_eyes:
Noutros países civilizados levavam logo o detector de cobre :grin::grin:

Claro que sim.

Em abono da verdade e do realismo, tenho que rectificar os pontos 1.c.e 2.x. na 3. mensagem

da presente sequência. Só é pena eu já não poder conseguir ir lá editar a mensagem.

Depois que fizeram as obras na Rua de Angola que permitem a circulação no sentido Sudoeste => Nordeste, entre os pontos onde a dita rua cruza com a Rua de Macau e com a Rua da Guiné,

é possível fazer o trajecto todo da Rua de Angola, sem aquela pequena interrupção do sentido proibído.

Só para dizer que fui picar o Miguel Gaspar no Linkedin sobre a dita barra em

Sérgio Rodrigues Loureiro
Miguel Gaspar E agora uma coisa que acho que é muito simples e ainda ninguém fez. A ANSR deu-me razão.
Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas - #28 por Sergio_Loureiro
E por mim, era só ir lá esbandalhar o degrau. Já lá vão quase dois anos e ainda ninguém mexeu uma palha :disappointed:

Miguel Gaspar
Sérgio Loureiro a ciclovia continua pela direita certo? O que está em causa se bem entendo é abrir o percurso para quem quiser sair da ciclovia e seguir em frente? Vou ver o ponto de situação.

Sérgio Rodrigues Loureiro
Miguel Gaspar O objecto da minha intervenção é porque é perigoso circular ali, sobretudo para quem não conhece e circula lá de noite. Que foi o meu caso a 1. vez que lá passei.
Eu só me apercebi do degrau na última hora, travei a fundo, a bicicleta até fez uma égua, coisa que já perdi há muitos anos a habilidade para fazer, e roguei 30 palavrões a quem fez tal coisa.
Quem não conhece e lá passa de noite, que ainda por cima é um sítio muito mal iluminado, nem se apercebe que há uma continuação da ciclovia para a direita.
De dia não sei dizer o que acontece a quem não conhecer, porque depois do que aconteceu, já “vou vacinado” quando lá passo.
Continuo a ser da opinião que a melhor maneira de resolver a situação é fazer uma coisa tão simples como demolir o degrau.

Sérgio Rodrigues Loureiro
Miguel Gaspar Não sei o que aconteceu, já respondi antes e o comentário desapareceu.
É exactamente esse o problema.
O que acontece é que que eu passei lá de noite, e só me consegui aperceber no último instante que o degrau lá existia. Travei a fundo, a bicicleta fez uma égua, coisa que já perdi há muitos anos a habilidade para fazer e roguei 30 palavrões a fazer tal coisa.
É um sítio pouco iluminado, portanto de noite o degrau torna-o bastante perigoso. Não consigo averiguar se de dia também, porque quando lá passo, já “vou vacinado” por causa do que me aconteceu. E qualquer pessoa que já tenha sido avisada do perigo que o degrau representa, não vai ter o discernimento necessário para perceber as potenciais consequências de uma pessoa que não conheça de todo lá passar.
Qualquer pessoa que não conheça nem se vai aperceber que há continuação da ciclovia para a direita, sobretudo de noite. No meu caso, eu não tinha sequer interesse nenhum em virar para a direita, pois ia em direcção a Odivelas.
Para mim, a solução é muito simples: basta demolir o degrau e fica o problema resolvido.

Acabei de enviar o seguinte email, em virtude de ter visto o @Pedro_Nobre a ter tido atendimento mais ágil a enviar para os endereços de correio electrónico especificados na mensagem dele em Desafio – Identificar semáforos mal parametrizados do que a inscrever uma ocorrência no portal “Na Minha Rua”.

Created on: 17 June 2021 at 21:16 (Delivered after 0 seconds)
From: me
To: [email protected], [email protected]
Cc: transito ansr [email protected]
Subject: Re: FW: Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas

Caros/as Senhores/as da Mobilidade na Câmara de Lisboa.

Gostaria de comunicar a minha insatisfação relativamente ao prosseguimento duma queixa que vos fiz, à qual a ANSR me deu razão, mas passados quase dois anos ainda não vi nada feito.

O degrau que existe no fundo da Ciclovia da Rua das Murtas é um perigo à espera de apanhar uma pessoa que não conheça a situação desprevenida. Não consigo perceber como é que demoram tanto tempo a agir numa obra que é só demolir um pequeno obstáculo, que é reconhecidamente um vector de insegurança.

Tenho o seguimento do assunto todo publicado em Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas , onde também ficará trancrição da presente mensagem, que também vai com cópia para a ANSR, em Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas - #43 por Sergio_Loureiro

Fico a aguardar o vosso feedback.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Loureiro

On Wed, 10 Jul 2019 at 16:07, transito ansr <[email protected]> wrote:

Exmo. Sr. Sérgio Loureiro,

relativamente ao assunto exposto no seu e.mail, o qual mereceu a nossa melhor atenção, somos a informar que as entidades gestoras das vias são responsáveis pela gestão da rede sob sua jurisdição incluindo, designadamente, as condições da infraestrutura rodoviária e dos equipamentos nela integrados, bem como as condições de segurança da circulação rodoviária. Constituem, ainda, atribuições das entidades gestoras das vias a sinalização das vias públicas e o ordenamento do trânsito conforme resulta dos artigos 6º e 7º do Decreto – Lei n.º 44/2005, de 23 de fevereiro.

À Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), compete verificar a conformidade da sinalização das vias públicas com a legislação aplicável e com os princípios do bom ordenamento e segurança rodoviária, por via do definido no Decreto Regulamentar n.º 28/2012 de 12 de março, conjugado com o disposto no Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de fevereiro, não tendo esta autoridade quaisquer competências operacionais sobre as infraestruturas rodoviárias.

No caso presente, ou seja, no que respeita às condições existentes na pista para velocípedes situada na Rua das Murtas a entidade gestora da via é a Câmara Municipal de Lisboa.

Não obstante o referido, atendendo às competências da ANSR na matéria, foi solicitada à mencionada autarquia a análise da situação apresentada no seu e.mail, bem como a implementação de medidas corretivas que se revelem necessárias tendo em vista a segurança da circulação no local em causa, designadamente, dos condutores de velocípedes e dos peões.

Com os melhores cumprimentos

Divisão de Engenharia e Sinalização

cid:image006.jpg@01CF0004.4734690098x71

cid:image007.jpg@01CF0004.4734690075x87 Unidade de Prevenção e Segurança Rodoviária

Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária

Ministério da Administração Interna

Parque de Ciências e Tecnologia de Oeiras
Avenida de Casal de Cabanas,
Urbanização de Cabanas Golf, n.º 1 - Tagus Park
2734-507 Barcarena

Linha Geral: 214 236 800

Siga a página da ANSR no facebook

Descrição: Descrição: Descrição: gosto_b_ANSR.jpg65x25
Segurança Rodoviária, Uma Responsabilidade de Todos

3 Curtiram

Acabei de receber este feedback hoje:

from: dmm.dipm [email protected]
to: me
cc: “[email protected][email protected],
Gabinete do Vereador Miguel Gaspar [email protected]
date: 18 Aug 2021, 11:48
subject: RE: Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas | ENT/2131/DMM/CML/21_CC

Caro Munícipe,

Acusamos a receção da sua exposição, que mereceu a nossa melhor atenção.

Face ao exposto, a Direção Municipal da Mobilidade informa que a situação descrita foi resolvida, no passado dia 2 de agosto, tendo o lancil sido retirado e substituído por 2 balizadores.

Agradecemos a atenção.
Com os melhores cumprimentos,

Elsa Leal
P’ Chefe de Divisão
Câmara Municipal de Lisboa
Direção Municipal de Mobilidade
Divisão de Informação e Promoção da Mobilidade
Rua Alexandre Herculano, 46, 4º | 1269-054 LISBOA
T. 213 588 553 / 15
www.lisboa.pt

Ainda não fui lá ver, mas a conversa dos “dois balizadores” faz-me lembrar as barreiras da Ecopista do Dão. Tenho de lá ir in-loco confirmar o que por lá fizeram.

Passei lá ontem de noite. Constatei que, de facto, tiraram de lá a barra e deixaram lá uma pequena de cobertura fina de alcatrão no sítio por onde era a barra e uns pilaretes. Fui ver como eram os pilaretes e são flexíveis de borracha. Só os cerca de 10 cm que estão encostados ao chão dos pilaretes é que têm uma parte rígida no interior.

Aqui vão várias fotos, tiradas de diversas perspectivas:

2 Curtiram

Actualização da hipótese 1.b

Depois que fizeram as obras de implementação da circulação automóvel em dois sentidos, uma das intervenções que foi feita foi transferirem uma passadeira mais para Sul, e portanto mais próxima da saída do ramal que vem da Calçada de Carriche para a Rua de Angola.

Sendo assim, em vez de se passar um traço contínuo, tal como está explicado na última imagem, a do percurso a fazer:

  • vai-se para a esquerda no fim da saída (SETA AZUL)
  • sobe-se um pequeno e curto passeio perfeitamente fazível até com uma bicicleta de estrada (SETA VERMELHA)
  • e atravessa-se a passadeira (SETA VERDE)

Antes das obras:

Depois das obras (Sorry, não consegui arranjar foto de satélite mais nítida):

Percurso a fazer:

É o que tenho feito mais vezes ultimamente, devido a ser a rota mais eficiente em termos de tempo.