Base de dados do fórum

Num aturado trabalho de bastidores eu e o @ruifmartins fizemos uma revisão da base de dados do fórum e cruzamos com a base de dados dos sócios.

  • (Situação 1: Não tem nome completo mas é sócio da MUBi):
    207 membros do fórum
    Seria bom contacta-los pessoalmente (email ou PM?)

  • (Situação 2: Não tem nome completo mas é sócio da MUBi e não está no grupo “socio”):
    7 Membros do fórum
    (Acho que é de os contactar e não atribuir o grupo “socios” até completarem o nome. Ou sendo menos rigoroso coloca-los no grupo “sócio” e passa-los para a Situação 1).

  • (Situação 3: Não é sócio da MUBi e mas é activo no fórum. Só para sabermos - eventualmente podemos contacta-los a encorajar que se juntem à MUBi):
    67 Membros do Fórum
    (Acho que é de os contactar a encorajar a fazerem-se membros da MUBi. Publicam muito pouco e neste momento só têm acesso ao “Café Central”)

  • (Situação 4: Sócio da MUBi activo no fórum mas sem pertencer aos grupos “sócio” e “core”. Coloco-os nos grupos respectivos sem os contactar. Solved.):
    13 Membros do Fórum (coloquei-os manualmente no grupo “sócios”)


Detalhes:

(Situação 1: Não tem nome completo mas é sócio da MUBi):

(Situação 2: Não tem nome completo mas é sócio da MUBi e não está no grupo “socio”):

(Situação 3: Não é sócio da MUBi e mas é activo no fórum. Só para sabermos - eventualmente podemos contacta-los a encorajar que se juntem à MUBi):

Com pelo menos 1 tópico:


Com pelo menos uma msg:

Com zero msgs:

(Situação 4: Sócio da MUBi activo no fórum mas sem pertencer aos grupos “sócio” e “core”. Coloco-os nos grupos respectivos sem os contactar. Solved.):

4 Curtiram

Próximos passos? Opiniões?

Mensagens a enviar:

Situação 1: Não tem nome completo mas é sócio da MUBi

Mandar esta msg por email da Geral para o email de cada um deles (entretanto com a preciosa ajuda do @brunobarao temos os emails de todos eles) :

O Fórum da MUBi é um local de troca de experiências e debate cívico e por isso decidimos que todos os sócios terão que colocar o seu Nome e Apelido no perfil de forma a que se assegure a sua identidade.

Neste momento todos os tópicos da MUBi-sócios (com excepção do “Café Central”) só podem ser lidos por sócios da MUBi.

Reparámos que apesar de ser sócio não tem o seu perfil preenchido conforme já foi solicitado. Agradecíamos que preenchesse o seu perfil do fórum com o seu nome e apelido o mais brevemente possível.

A sua participação no fórum e na MUBi é muito importante e sempre bem vinda.

Muito obrigado
(não leva assinatura?) Acho que não precisa.

Passado 15 dias mandar aos que ainda nada fizeram uma PM dentro do fórum.

Daqui a um mês tornamos a fazer um balanço.

Situação 2: Não tem nome completo mas é sócio da MUBi e não está no grupo “socio”

À falta de melhor opinião, depois de pensar melhor, vou atribuir o grupo “sócio” e coloca-los na situação 1.

Situação 3: Não é sócio da MUBi e mas é activo no fórum

Enviar este email para todos eles:

Estamos a contacta-lo porque está inscrito no fórum da MUBi (Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta - mubi.pt). Desde há uma semana que todos os tópicos da MUBi-sócios (com excepção do “Café Central”) só podem ser lidos por membros da MUBi.

Assim, sugerimos a que se inscreva na MUBi preenchendo este formulário online (Torne-se associado | MUBi).

Em breve receberá autorização para ler todos os tópicos do fórum. Se por alguma razão demorar a receber essa autorização contacte um dos administradores do fórum (Acerca - Fórum da MUBi).

A sua participação no fórum e na MUBi é muito importante e sempre bem vinda.

Muito obrigado
(não leva assinatura?) Acho que não precisa.

Mais ideias?

Está em wiki para correcção de gralhas e sugestões nas cartas.

2 Curtiram

Qual é a necessidade de ter o nome completo no fórum? Não basta o primeiro e último? Eu só tenho o primeiro e último e não estou na listagem.

Foi só forma de expressão… verás pela carta/email que é isso mesmo que se pede.

1 Curtiu

Concordo com as soluções.

1 Curtiu

Concordo.

  1. Resolveste não considerar a minha sugestão de falar da não obrigatoriedade mas da conveniência de preencher alguns dados da morada, nomeadamente a localidade ou/e o Codigo Postal?

  2. Fazes uma lista à parte dos que vais mudar para a situação 1? para se ir à procura dos emails? ou fazes isso na mesma altura?

  3. O envio é manual ou há um mecanismo qualquer? Como disse estou disponivel…

  4. Há vantagens em melhorar o excel, nomeadamente os caracteres “marados” e outras incongruencias? É depois possivel utilizar o Excel alterado? Também estou disponível …

Não reparei… de facto acho que copiei a carta da tua msg… deixa eu ver…

Acho que podemos usar o wiki da PM para completar a situação 1 com mails… se tiveres tempo.

O envio no gmail da geral há uma forma de enviar mail-merge… mas como faço isso tão pouco… já não me lembro e tem um limite!

Já dou notícias…

Infelizmente mandar PMs no fórum acho que só manualmente.

Acho que para já não… está a ser meramente instrumental para operações manuais…

Fiz uma proposta de parágrafo no wiki

Adjudicado! Tempo é o que mais tenho por estes dias… :smile:

Tambem me candidato, depois, quando for caso disso…

1 Curtiu

Já percebi.

Estás a fazer confusão com a base de dados dos sócios que resulta do formulário da google que está no site, com o perfil aqui no fórum! Este email é para eles porem o nome e apelido aqui no perfil do fórum.

Em relação ao que queres seria bom tentar fazer outra coisa… que não sei como se faz:

Pedir às pessoas para entrarem no registo deles no site (sócio) e emendar a a morada.

Mas isso é outra tarefa.

Ok, vou retirar a emenda, desculpem a precipitação…

Também concordo com as soluções (2ª proposta do Mário)

Eu corrigiria pequenas coisas no email da situação 3:
“contacta-lo” -> contactá-lo
"Desde há uma semana que todos os tópicos da MUBi-sócios (com excepção do “Café Central”) só podem ser lidos por membros da MUBi." -> Desde há uma semana que todos os tópicos da MUBi-sócios (com excepção do “Café Central”) passaram a estar restritos a sócios da MUBi.

2 Curtiram

Acabei de enviar 207 emails para Sócios na situação 1 e 2.

Isto é a insistir que têm que preencher o Nome e Apelido.

3 Curtiram

Uma das longas respostas:


Exmos. Senhores,

Em resposta ao vosso mail tenho a informar que entendo que o meu perfil está devidamente preenchido, uma vez que a identificação lmjvalente é a forma como me identifico nos diversos fóruns e blogs, sendo igualmente a forma como me identifico profissionalmente, como poderão constatar na minha página profissional lmjvalente.blogspot.com, pelo que considero que estou perfeitamente identificado.

No entanto, compreendo que qualquer identificação que não seja nome e apelido não seja aceite pela MUBi dado que, como já constatei pelas discussões no Fórum da MUBi, não existe muita abertura para aceitar ideias que não vão ao encontro da visão muito definida do núcleo duro da MUBi, sobre os mais diversos assuntos.

Gostaria igualmente de informar que infelizmente, e apesar de a identidade dos participantes estar assegurada, o Fórum da MUBi é um local onde a troca de ideias não é totalmente livre e cívica, uma vez que a forma como alguns participantes interagem nas discussões é bastante agressiva, principalmente em temas mais polémicos, tais como a segregação de modos de transporte ou o uso de meios de protecção pessoal, tendo assistido a verdadeiras situações de bullying, razão pela qual, desde há algum tempo, tenho evitado participar nas referidas discussões.

Nesse sentido, venho por este meio informar que não desejo manter-me como sócio da MUBi. Assim sendo solicitava que procedessem em conformidade.

Com os melhores cumprimentos,
lmjvalente

Tive o cuidado de ir ver se houve escaramuças desagradáveis com este sócio:http://forum.mubi.pt/users/lmjvalente/activity

Sinceramente não vejo nada demais.

Sobre a avenida Brasília ficou em posição ligeiramente minoritária mas foi um diálogo muito construtivo. E ele educadamente terminou a polémica a apoiar a posição da MUBi. Sobre os travões tb teve uma participação educada e útil.

A minha primeira reacção foi de agradecer os comentários e não alimentar muito as acusações. Mas como me parece um tipo razoável aqui no fórum - fiquei curioso.

O que acham? Gostava de lhe fazer umas perguntas depois de lhe dizer que depois de analizar a sua participação a apreciamos.

3 Curtiram

Possível resposta:

Caro lmjvalente,

O Fórum permite a utilização de nickname ou alcunha. A única coisa que se pede é que além disso se preencha o nome (só o próprio sócio o poderá fazer). Conhecermos o nome dos intervenientes num debate é algo normal, mesmo que depois se escolha qual a forma com que somos tratados.

Quanto à falta de abertura do “núcleo duro”, pode ser uma má perceção da organização da MUBi. Uma associação que tem uma organização horizontal e onde qualquer sócio pode participar e influenciar o caminho a seguir permite uma grande abertura a outras ideias.

Relativamente à “troca de ideias não é totalmente livre e cívica”. O Fórum não tem uma moderação activa por parte da direção da MUBi, mas permite que qualquer participante fazer um “gosto” ou denunciar uma mensagem. Portanto, quem participa no Fórum é responsável por regular as discussões (podendo em última instância reportar maus comportamentos aos moderadores). Lembramos que a criação do fórum foi também para ajudar a fazer esta gestão.

É possível considerar a posição de abandonar a MUBi e em vez disso ajudar-nos a melhorar com sugestões concretas?

4 Curtiram

Outro:

Sugestões de resposta?


Boa tarde,

Com espanto, acabo de receber uma informação do Forum MUBI, a solicitar-me o meu nome a o apelido!
Ora, eu fui um dos primeiros a mostrar interesse nesta Associação, inscrevi-me, dei os meus elementos,disponibilizei-me até para ajudar os ciclistas de Guimarães,mas as respostas nunca apareceram, talvez porque nunca fosse ás reuniões em Lisboa, não sei?
Daí o ter-me desligado há muito tempo desta Associação.
A minha paixão pelo ciclismo urbano continua intensa em Guimarães, completamos já na última sexta de Setembro, cinco anos de existência da Massa Crítica.
Agradeço, mas continuarei sempre disponível para o enriquecimento do ciclismo urbano, quer em Braga, quer em Guimarães.
Cumprimentos.

2 Curtiram

Se ninguém tiver comentários à sugestão do Tiago envio hoje às 24h.

Entretanto coloquei a msg dele em wiki.


Sobre a segunda sugiro:

Caro Manuel Sá Coelho,

Numa associação mantida por voluntários e sem receitas próprias nem sempre conseguimos responder a todos mas estamos a tentar melhorar a comunicação com os sócios. O Fórum não permite que ninguém (nem sequer os administradores) acrescentem o seu nome e apelido ao perfil. Conhecermos o nome dos intervenientes num debate é algo essencial numa associação cívica.

É muito importante termos pessoas de outras regiões do país. Temos um bom exemplo disso com um grupo bastante ativo no Porto.

A MUBi que tem uma organização horizontal - isto é, qualquer sócio pode participar e influenciar o caminho a seguir e que tipo de causa a abraçar. Esperamos poder colaborar mais ativamente com quem está em Guimarães.

O fórum (tal como a mailing-list anteriormente) serve exactamente para pessoas com causas comuns se encontrem e partilhem ideias. Por exemplo se colocar opiniões ou dúvidas sobre Guimarães, encontrará com certeza outros sócios para o ajudar. É com este espírito de entre-ajuda que a MUBi funciona.

Parabéns pelos cinco anos da Massa Critica em Guimarães.

Se tiver sugestões sobre como poderá a MUBi ajudar de melhor forma os seus associados, elas serão muito bem-vindas - quer na resposta a este e-mail quer com a participação no fórum.

Muito obrigado.

Editei: Com as sugestões do Tiago.

3 Curtiram

Caro X,

Numa associação mantida por voluntários e sem receitas próprias nem sempre conseguimos responder a todos mas estamos a tentar melhorar a comunicação com os sócios. O pedido de preencher o nome é porque estamos a tentar melhorar a experiência dos sócios no fórum para termos mais pessoas a participar.

É muito importante termos pessoas de outras regiões do país. Temos um bom exemplo disso no Porto.

Esperamos poder colaborar mais ativamente com quem está em Guimarães.


Entretanto respondeste @MarioJAlves. É fazer um mix das respostas. :slight_smile:

3 Curtiram

Geralmente na core quem propõe a carta assina mas como desta vez fiz algumas alterações de última da hora (ebderecei lhe pelo nome para evitar ironia confundir-se com sarcasmo e suavizei o facto que a MUBi nada tem a ver com a moderação do fórum) e como não quis atrasar pedindo autorização ao Tiago assinei eu.


Confirmo alteração do perfil.
Muito obrigado!

Esperamos contar com a sua participação ativa no futuro.

Cumprimentos,
Mario Alves

•••

On Sun, Aug 30, 2015, 10:21 miguel valente [email protected] wrote:
Caro Mário Alves,

Venho por este meio informar que efectuei as alterações solicitadas no campo nome completo do perfil de utilizador.

Assim sendo venho por este meio solicitar indicação se o meu perfil de utilizador está de acordo com as regras da MUBi.

Com os melhores cumprimentos,
lmjvalente

On 28 Aug 2015, at 10:04, MUBi Geral [email protected] wrote:

Caro Miguel Valente,

O Fórum permite a utilização de nickname ou alcunha. A única coisa que se pede é que além disso se preencha o nome (só o próprio sócio o poderá fazer). Conhecermos o nome dos intervenientes num debate é essencial numa associação, mesmo que se escolha livremente qual a forma como somos tratados.

Quanto à falta de abertura do “núcleo duro”, pode ser uma má perceção da organização da MUBi. Uma associação que tem uma organização horizontal e onde qualquer sócio pode participar e influenciar o caminho a seguir permite uma grande abertura a outras ideias. Basta participar activamente.

Relativamente à “troca de ideias não é totalmente livre e cívica”. A MUBi tenta não ter uma moderação activa no fórum, mas permite que qualquer participante fazer um “gosto” ou mesmo denunciar uma mensagem. Portanto, quem participa no Fórum é também responsável por regular as discussões (podendo em última instância reportar maus comportamentos aos moderadores). Lembramos que a criação do fórum foi também para ajudar a fazer esta gestão. As acusações de bullying que faz são graves e reportadas serão devidamente analisadas.

É possível reconsiderar a posição de abandonar a MUBi e em vez disso ajudar-nos a melhorar com sugestões e reportando situações concretas?

Com os nossos melhores cumprimentos,
Mário Alves

2 Curtiram