Bicicleta electrica dobrável ou não dobrável?

Boa tarde,

Estou a ponderar comprar uma bicicleta electrica para andar sobretudo no centro de Lisboa, em percursos não muito longos mas com bastantes subidas e descidas e um piso algo irregular. As vantagens da bicicleta dobrável é a facilidade em guardar em casa e num carro.

Fará sentido comprar uma dobrável como a E FOLD 500 da Decathlon? Ou não se adequa mesmo ao que pretendo?

Obrigada.

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Bem vindo/a! :slight_smile:

Uma bicicleta dobrável elétrica, em princípio, será suficiente. O alcance delas, hoje em dia, já ronda as várias dezenas de km (30-50 km segundo o site da Decathlon), o que é suficiente para um percurso “não muito longo” como dizes.

Deixo algumas considerações:

  1. Seja a Fold ou outra qualquer, recomendo fortemente uma bicicleta que possa levar alforges para poderes transportar bagagem de forma confortável (a Fold tem).
  2. A bicicleta já vale algum dinheiro, pelo que recomendo pensares também onde a vais deixar no destino (trabalho/escola/outro). Se puderes deixá-la no local onde ficas, excelente; caso contrário terás de investir num bom cadeado e ver se há locais seguros para a parquear próximo do destino.
  3. A Fold 500 pesa 21.4 kg. Se tiveres de arcar com ela por escadas, não vais gostar. Nesse caso pode valer a pena pagar mais por uma bicicleta elétrica dobrável mais leve, que provavelmente também terá componentes de melhor qualidade. Ignora se tiveres elevador em casa e no destino ou se fores parquear na rua. Neste último caso, até é melhor uma bicicleta menos valiosa.

Se após estas considerações fizer sentido, podes sempre alugar uma bicicleta dessas no site de aluguer da Decathlon durante uns dias, para testares a sério.

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Obrigadíssima!

Infelizmente não dá para alugar, que era o que queria! Já lá fui experimentar mas não é a mesma coisa que experimentar mesmo na cidade.

E em relação a pisos irregulares e estabilidade, o que acha?

Também queria, sem dúvida, aproveitar o fundo ambiental. Essa é uma vantagem de comprar na Decathlon (esta E FOLD está abrangida), assim como a possibilidade de ter alguma assistência.

Em relação as bicicletas eléctricas não dobráveis que tenho em cima da mesa, gostava de saber se alguém tem alguma opinião (em geral e entre elas):

  • Riverside 520 (Decathlon)
  • Urbanglide M1 (FNAC)

Obrigada.

Olá,

Já usei muitas vezes as dobráveis eléctricas da decathlon, embora modelos mais antigos. São práticas para a cidade mas, após alguma utilização mais intensiva, sobretudo nas “maravilhosas” ruas de calçada, e com piso esburacado, ou a subir e descer lancis, começam a dar problemas nas juntas.

Os modelos que utilizei tinham a bateria integrada no quadro, e reparei que esse modelo tem a bateria atrás. Um dos problemas que as antigas tinham é que, por vezes, por causa das folgas que as juntas ganhavam, a bateria deixava de fazer contacto. Diria que esse problema não deve ocorrer com a fold 500.

Por outro lado, o facto de ter bateria e motor atrás torna-a muito desequilibrada, e pode ter tendência para ser mais instável em mau piso ou em subida. Noto isso nas decathlon não dobráveis com motor e bateria atrás.

Sobre eléctricas, já utilizei dezenas de modelos diferentes, com motores de várias marcas, e cheguei a uma conclusão: dificilmente compraria uma eléctrica que não tivesse um motor Bosch. No entanto, se precisasse mesmo de uma dobrável, a minha opção seria a brompton.

Já experimentei a brompton eléctrica e tem um comportamento muito bom! São muito mais caras do que as decathlon, mas são bicicletas que duram uma vida. É um investimento a longo prazo.

Finalmente, nunca compraria uma bicicleta na FNAC. Na minha opinião, bicicletas compram-se em lojas de bicicletas, onde quem nos vende o produto conhece o que está a vender, e sabe identificar os problemas e necessidades do cliente.

Boa sorte!

Muito obrigada!!

Pois, eu tenho completa noção de que não é uma bicicleta por aí além.

A verdade é que não procuro fazer um enorme investimento. Gostava de ter uma bicicleta que cumpra mínimos e seja prática para o estilo de vida que pretendo fazer (sobretudo casa-trabalho, um percurso com algumas subidas/descidas e irregularidades na estrada, e poucos passeios). Infelizmente não posso (nem sei se faz sentido para mim) fazer um investimento financeiro tão grande como uma Brompton implicaria (mas gostava!).

Vejo na bicicleta dobrável a vantagem de a meter com facilidade num carro se, por exemplo, para voltar de um sítio me oferecerem boleia à noite.

A minha dúvida é realmente FOLD 500 vs Riverside 520. Sinto-me inclinada para a FOLD por permitir flexibilidade nalgumas coisas, mas tenho medo de estar a “comprometer” demasiado a qualidade/conforto na minha “commute”.

Se alguém tiver mais alguma opinião em relação a estas minhas dúvidas, agradeço mais considerações!

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O melhor mesmo para fazer como diz “Dobrar e meter no carro de uma boleia que lhe possam dar” é comprar uma trotinete elétrica. Eu já tive uma bicicleta dobrável que não era elétrica e apesar de dar para ‘dobrar e meter na mala do carro’ era algo que não gostava de fazer com regularidade.

  1. Se usar alforges vai ter de os tirar de cada vez que dobra a bicicleta
  2. Convém proteger a mala do carro para não pintar o carro todo com óleo da corrente da bicicleta
  3. A minha dobrável não era elétrica (tinha alguns 12kg) e mesmo assim já me custava pegar nela para a colocar na mala do carro

Concordo com o que diz o @ricferr no que diz respeito a folgas nas juntas e mesmo soldaduras quebradas plo uso normal da bicicleta.

Apesar disto ser um forum de utilizadores de Bicicleta, eu recomendaria comprar uma boa trotinete e um capacete e circular com cuidado. São fáceis de dobrar e meter no carro, têm excelentes autonomias (plo preço da e-Fold 500 estou a ver uma Xiaomi com 70km de autonomia…)

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A minha bicicleta é uma Riverside 920 não elétrica. Não consigo julgar como é na versão elétrica, mas optei por este tipo de bicicleta (de trekking - ou seja, intermédio entre citadina e de montanha) por achar que é o mais adequado para andar em Lisboa. Como o @ricferr mencionou, há muitos buracos, pisos desnivelados, locais onde é preciso subir para o passeio, etc. Gosto mesmo muito desta bicicleta.

No entanto, uso-a porque em todos os meus destinos ou tenho elevador ou tenho local seguro para a guardar sem subir andares. Não a usaria se tivesse que arcar com ela por escadas, especialmente se fosse elétrica.

Por causa destes problemas de piso, tenho dificuldades em julgar o que diz o @rochajoel sobre a viabilidade de uma trotinete. Uma das grandes diferenças é que uma bicicleta lida melhor com problemas no piso, como pedras de calçada soltas ou um desnível por causa de uma tampa de esgoto. Mesmo uma Brompton, com roda 16, consegue lidar com esses problemas, e as dobráveis da Decathlon usam roda 20 que ainda menos problemas terá. Uma trotinete tem uma roda muito mais pequena e portanto é muito mais provável uma queda. Esse risco depende do percurso que queiras fazer, mas se o piso é problemático, eu não usaria uma trotinete.

Quanto à dúvida entre Fold 500 e Riverside 520 (essencialmente entre dobrável e não dobrável), pergunto-me se as eventuais boleias serão pouco frequentes vs o que farás todos os dias. Vais ter boleias dessas com que frequência?

Compara isso com coisas que acontecem todos os dias. Vais guardá-la onde em casa e no trabalho? Para a guardares em segurança precisas de a meter num elevador? Se sim, a bicicleta não dobrável cabe no elevador? (eventualmente levantando a roda da frente para a levar na vertical) No sítio onde guardas (casa e trabalho) é vantajoso poderes dobrar, ou poderias guardar uma bicicleta de tamanho normal? Se em todas estas perguntas a bicicleta não dobrável serve, acho que o eventual benefício das boleias é muito baixo.

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Tens de actualizar a tua noção de trotinete: SwiftyAIR-e big wheel e-scooter for adults | Swifty Scooters

Olha, nada mau! Já vi que são roda 16, como as Brompton, que pesa menos de 10 kg e que o preço nem é muito caro. Mas não parece ser elétrica…

Pessoalmente tenho uma dobravel e adoro pelo facto de ser fácil levá-la para qualquer lado, guardá-la em casa, estacioná-la junto a um poste, etc.

Não é tão rapida quanto uma bicicleta maior pois é preciso ter atenção ao piso, mas para mim compensa pela versatilidade.

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