Lembro-me do episódio em que começaram a exigir capacetes homologados aos motociclistas em que os aspecto do homologado disponível que existia era algo do tipo Def… comparado com os a carbono xpto.
Não é o mesmo?
Felizmente não há nessecidade disso a velocidade, massa, inércia são diferentes nos velocípedes.
Na altura em que saiu a homologação, só uns quantos capacetes é que não foram abrangidos. Eu, além do SJ tinha um Arai e um Shoei, todos homologados (incluindo o SJ). Eram leves e extremamente confortáveis, mas para utilizar em moto. Nunca para bibicleta Os Def que referes não conheço, mas já há 15 anos que não pego numa moto, de forma regular. Tanto quanto me recordo a homologação não incidia na estética, abrangia mais o tipo de materiais utilizados na construção, a sua resistência ao impacto, a forma como a viseira quebrava, o tipo de aperto no pescoço, etc… tanto a Shoei como a Arai estavam dentro da homologação.
Canadá:
Canadá…
E lá volta a porca a dar-lhe na farinha…
Morrem 600/ano nas estradas e a aumentar; 75% admite conduzir e usar telemóvel; 75% admite andar regularmente em excesso de velocidade.
E estes atrasados da ACP em vez de quererem mais segurança nas estradas dedicam-se a tentar infernizar a vidas a todos aqueles que não utilizam carro?! Se estão tao preocupados com a segurança dos trotinetistas e ciclistas porque não lhes perguntam o que eles precisam para que seja mais seguro?
É impressão minha ou o site do ACP está desactualizado? Assinalei a itálico a parte que me parece errada.
A utilização de capacete é recomendada para todos os ciclistas , mas apenas obrigatória para os ciclistas de bicicletas elétricas.
Ou sou eu que não sei o Código?
O ACP tem razão. Mas a ANSR foi informada de que a ser obrigatório, os projectos de bicicletas partilhadas iam ao charco. Pelo que emitiu uma norma técnica a desdizer o Código. Juridicamente não sei, mas o ACP meteu um processo em tribunal. Desconheço o andamento ou até se perdeu a acção, porque estão muito calados…
Alguém me sabe dizer em que ponto específico concretamente está o contador da Duque de Ávila?
Entre a Av. da República e a Defensores de Chaves, mais ou menos em frente à pizzaria, salvo erro.
A Pizzaria é o Italy Ristorante, certo?
https://www.google.com/maps/@38.7351157,-9.1443023,3a,19.7y,9.01h,83t/data=!3m6!1e1!3m4!1sp0XSSvNsH_P7BTfBwqdOhg!2e0!7i13312!8i6656
Certo. Isso mesmo. Salvo erro é por aí.
Obrigado…
Esta confusão não terá que ver com os diversos patamares de potência e velocidade dos motores?
No início, também havia alguma discussão sobre se as bicicletas elétricas poderiam andar em ciclovia.
Nas bicicletas elétricas é preciso capacete.
Mas as GIRA são equiparadas a velocípedes porque têm potência inferior a 250 W e a assistência apenas funciona até aos 25 km/h.
Não, não é nada obrigada a usar capacete.
Estás a baralhar tudo.
Legalmente uma bicicleta eléctrica só pode dar assistência com pedalada em simultâneo até aos 25 km/h e até aos 6 km/h sem pedalar.
Tudo o que ultrapassar os limites aqui definidos já entra numa categoria diferente, que não é a de velocípedes.
Não sei o que o ACP tem a ver com isso…
Boa tarde.
O que tinha a ver, era criar entropia. Mas entretanto a ANSR aproveitou uma mudança no código e acabou com a alínea.
Por isso, assunto arrumado.
Agora são os ciclistas tipo gang a querer obrigatório… Argumento a validar… Já partiram no mínimo 3 capacetes…
Cumprimentos
A segunda, 13/09/2021, 13:59, Joao Santos via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu: