Capacete e ciclista urbano: usar ou não usar?

" agp10701:

Mas o three que não anda de bicicleta é que sabe…

Sabes lá tu como é que eu ando !"

Eu sei pela tua fonte mais segura, o que dizes. Agora se tu próprio desconfias do que tu dizes…

Já entramos no campo da psiquiatria, ou do foro da doença mental… :wink:

2 Curtiram

Legisle-se para os peões e para os automobilistas usarem o capacete! Decerto muitas vidas serão salvas, e não apenas uma! Principalmente peões acima dos 75 anos! Como é possível deixá-los andar sem capacete na rua? És “engarçado”, Three! :slight_smile:

E que é obrigatório em apenas 2 ou 3 países, não é uma opinião. São factos constatáveis!

1 Curtiu

E apenas para eles, porque para os ciclistas não podem existir leis!

Opinião é chamares “terceiro mundo” aos países que legislaram o uso de capacete

Podem, existem e eu cumpro-as. Mas já chegamos ao patamar de começar a desconversar…

1 Curtiu

Podes cumprir mas as amostras que vejo não as cumprem.

Não obedecem às regras de prioridade, não param nos semáforos vermelhos, atravessam passadeiras montados, circulam de noite sem luzes nem reflectores e em contra mão, ultrapassam pela direita filas de trânsito em marcha lenta. Depois querem excepções para todas estas situações que tornam a circulação de um automobilista um pesadelo.

Se a forma caótica de circulação adoptada pelos ciclistas em geral é “desconversar” então já percebi que não existe nada para “conversar”!

É mesmo a legislação (que o João Santos já postou).

Tantos caracteres gastas nestes tópicos, e não clicas no único link que importa:

Sim, já sei que para ti a Wikipedia é um dicionáriozeco, o problema é que está tudo fundamentado nas notas de rodapé. Temos pena. É a tua opinião.

1 Curtiu

o titulo que aparece no link do João parece mostrar o contrário, mas na verdade é a mostrar que um estudo com aquele nome não é válido por inúmeros motivos

portanto nada de novo aqui, não vale a pena irmos todos para os argumentos já já mencionámos dezenas de vezes (:

Há muitos estudos que demonstram empiricamente que são mais as vidas que se perdem, que as que se salvam, com uma lei que obrigue ao uso de um capacete. Aliás foi precisamente esse conhecimento que fez a Ordem dos Médicos do Reino Unido mudar de posição quanto ao tema ainda na década passada…

2 Curtiram

https://dms.licdn.com/playback/C4D05AQEqiJjkZ-0DVg/1738198526014061818da438d7b36afe/feedshare-mp4_3300-captions-thumbnails/1507940147251-drlcss?e=1554472800&v=beta&t=_3D7vZlKxiC-wgMmmAmlaYCSzyi1gfyFkWz_3rXW_s4

1 Curtiu

Se não fosse o preço, até seria uma boa opção…

Um "estudo " duvidoso extremamente reduzido sem detalhes. Parece um trabalho de um estagiário feito à pressa e ainda por cima com um simulador … A confiar nesse estudo nem se percebe porque razão as forças de segurança usam coletes reflectores, bombeiros, pessoal de obras e pessoal de terra em aeroportos. São só pérolas !

Melhor em quê?

“A bicycle helmet law for Germany is found to be a waste of resources.”

2 Curtiram

Tantos estudos e opiniões… Dá para desenvolver toda uma nova ciência com este tópico!

Assim como assim, o uso do capacete deve de ser facultativo. A obrigatoriedade retira potenciais ciclistas (pendulares) da estrada. Por outro lado quem está a utilizar o capacete arrisca sempre mais um bocadinho. Em última análise fica na consciência de cada um utilizar ou não, cada um deve de ser responsável por si próprio. Num estudo que li anteriormente neste testamento, indica que há vários países em que o capacete não é obrigatório nas cidades e sim fora delas. Ora se no caso das motos até é compreensível, no caso das bicicletas não entendo. Fora das cidades a probabilidade de um carro “atropelar-me” é menor do que na cidade. Por outro lado e como a velocidade (dos carros) teoricamente é maior fora da cidade, a probabilidade de um capacete de bicicleta me proteger nessa situação é drasticamente reduzido; a não ser que leve um arai de moto.
Cumprimentos

1 Curtiu

Podemos observar a questão de duas formas…

O que é exigido

O que é recomendado

Pelo que é exigido o regulamento do código da estrada é genérico e não é exigente… Ou seja não exige capacete homologado.

Pelo que é recomendado tens que observar a utilização.
Estrada, downhill, Enduro… Etc
Actividades diferentes capacetes adquados à utilização… Se pretendes capacetes mais fechados obtens melhor proteção mas vem tb o inconveniente de serem menos arejados.

Pelo código da estrada é recomendada a utilização de capacete a velocípedes.
Pelo mesmo código da estrada até ser alterado é obrigatório a utilização de capacete a velocípedes eléctricos e equiparados.
Se o regulamento vai ser aplicado e fiscalizado nem te sei responder… Fica na consciência de cada um.

Pessoalmente uso não por ser obrigatório mas como mais valia em segurança… Melhor que nada na zona da cabeça onde naturalmente a protecção é 0 e o factor risco é elevado.
A homologação de capacetes para velocípedes será contraproducente a ser regulamentado primeiro pelos preços, segundo pela utilização genérica em que os actuais desportivos cumprem a sua função para esses termos… (não compliquem).
Não me parece que exista um apacete ideal para utilização genérica (não desportiva) há muitas variantes no cunho pessoal e conforto onde se tenta não descurar a função primária que é evitar perfurações e reduzir impactos.

Actualmente os preços dos capacetes até são acessíveis a partir dos 15 euros +/- porque não usar um que gostes?

1 Curtiu

O problema é sempre o mesmo: estraga o penteado :smiley: