Capacete e ciclista urbano: usar ou não usar?

Na altura em que saiu a homologação, só uns quantos capacetes é que não foram abrangidos. Eu, além do SJ tinha um Arai e um Shoei, todos homologados (incluindo o SJ). Eram leves e extremamente confortáveis, mas para utilizar em moto. Nunca para bibicleta :slight_smile: Os Def que referes não conheço, mas já há 15 anos que não pego numa moto, de forma regular. Tanto quanto me recordo a homologação não incidia na estética, abrangia mais o tipo de materiais utilizados na construção, a sua resistência ao impacto, a forma como a viseira quebrava, o tipo de aperto no pescoço, etc… tanto a Shoei como a Arai estavam dentro da homologação.

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Canadá:

Canadá… :stuck_out_tongue:

E lá volta a porca a dar-lhe na farinha…

Morrem 600/ano nas estradas e a aumentar; 75% admite conduzir e usar telemóvel; 75% admite andar regularmente em excesso de velocidade.
E estes atrasados da ACP em vez de quererem mais segurança nas estradas dedicam-se a tentar infernizar a vidas a todos aqueles que não utilizam carro?! Se estão tao preocupados com a segurança dos trotinetistas e ciclistas porque não lhes perguntam o que eles precisam para que seja mais seguro?

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É impressão minha ou o site do ACP está desactualizado? Assinalei a itálico a parte que me parece errada.

A utilização de capacete é recomendada para todos os ciclistas , mas apenas obrigatória para os ciclistas de bicicletas elétricas.

Ou sou eu que não sei o Código?

O ACP tem razão. Mas a ANSR foi informada de que a ser obrigatório, os projectos de bicicletas partilhadas iam ao charco. Pelo que emitiu uma norma técnica a desdizer o Código. Juridicamente não sei, mas o ACP meteu um processo em tribunal. Desconheço o andamento ou até se perdeu a acção, porque estão muito calados…

Alguém me sabe dizer em que ponto específico concretamente está o contador da Duque de Ávila?

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Entre a Av. da República e a Defensores de Chaves, mais ou menos em frente à pizzaria, salvo erro.

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A Pizzaria é o Italy Ristorante, certo?
https://www.google.com/maps/@38.7351157,-9.1443023,3a,19.7y,9.01h,83t/data=!3m6!1e1!3m4!1sp0XSSvNsH_P7BTfBwqdOhg!2e0!7i13312!8i6656

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Certo. Isso mesmo. Salvo erro é por aí.

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Obrigado…

Esta confusão não terá que ver com os diversos patamares de potência e velocidade dos motores?
No início, também havia alguma discussão sobre se as bicicletas elétricas poderiam andar em ciclovia.

O contador está aqui:
http://eco-public.com/public2/?id=100028002

Nas bicicletas elétricas é preciso capacete.

Mas as GIRA são equiparadas a velocípedes porque têm potência inferior a 250 W e a assistência apenas funciona até aos 25 km/h.

Não, não é nada obrigada a usar capacete.
Estás a baralhar tudo.
Legalmente uma bicicleta eléctrica só pode dar assistência com pedalada em simultâneo até aos 25 km/h e até aos 6 km/h sem pedalar.
Tudo o que ultrapassar os limites aqui definidos já entra numa categoria diferente, que não é a de velocípedes.

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Não sei o que o ACP tem a ver com isso…

Boa tarde.

O que tinha a ver, era criar entropia. Mas entretanto a ANSR aproveitou uma mudança no código e acabou com a alínea.

Por isso, assunto arrumado.

Agora são os ciclistas tipo gang a querer obrigatório… Argumento a validar… Já partiram no mínimo 3 capacetes…

Cumprimentos

A segunda, 13/09/2021, 13:59, Joao Santos via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

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Acho que já vi este gráfico aqui no fórum.

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