Capacete e ciclista urbano: usar ou não usar?

Trabalho em modelação desde que acabei o curso…

A questão é que os defensores da não obrigatoriedade do uso do capacete dizem que o uso do capacete faz alterar o modo de circular…

Pelo que não pode postular o que indicou.

A única forma de garantir que não há enviesamento é a pessoa circular sempre em cima de uma determinada linha num único percurso preferencialmente à mesma hora do dia de modo a diminuir ao máximo as variáveis exógenas…

Se faz alterar, como alguns estudos indicam, então estamos a falar de uma mais perigosa postura na estrada quando se usa o capacete. A ser assim, então temos de facto enviesamento, mas para o outro lado. Ou seja, permite-nos chegar à mesma conclusão… vai é sobrestimar mais o impacto.

Mas a mim quer-me parecer que a questão do uso do capacete estar relacionada com a posição da via, prende-se mais de pessoa para pessoa. Isto é, a mesma pessoa não adoptará comportamentos diferentes consoante use capacete ou não, observamos esse fenómeno mas numa população, em diferentes pessoas, onde quem usa capacete tem tendência a adoptar mais comportamentos de risco. A ser assim, a isso chama-se heterogeneidade não observada, e é algo que é inerente à condição de indivíduo da própria pessoa.

1 Curtiu

Penso que se é necessário haver um trabalho sério sobre o assunto.

Concordo, meu caro! Bom… pelo menos conseguimos concordar em alguma coisa.

Não sei se os estudos entretanto já feitos são pouco sérios ou não, se são rigorosos ou não… mas pronto, mais estudos nunca são demais e ajudam a lançar mais luz sobre os temas.

Até lá, é deixar andar cada um como quer…

1 Curtiu

mas faça o joão, pinte a linha branca de noite, arranja aqui voluntários para a seguir certamente, filma, etc
eu vou também, ajudo a filmar, a contar, a medir, e dou-lhe os parabéns aqui no final

agora este debate assim vale 0, só criticar o que há, mas contribuindo 0 para a causa ciclista, ou neste caso, um valor qq negativo, porque gasta tempo de quem quer contribuir com os seus debates da treta

e para um estatistico diz muitas vezes “a mim…” tamanho de amostra=1 não vale ~0?

quanto às razões para os seus posts estarem bloqueados, não posso falar pelas outras pessoas, até porque não sei quem são, mas diria que é provável que muitas das razões estejam no post que eu expliquei

claro que quem o fez provavelmente não quer andar aqui a perder tempo como eu que tenho dificuldade em resistir a mais um comentário :x

mas até aqui pode fazer a sua análise estatistica. neste topic há 7 posts bloqueados, todos do joão, apesar de haverem dezenas de participantes, será 1 aberração estatistica? ou estamos todos a passar uma mensagem consistente?

Penso que verificar na bibliografia disponível o que se sabe sobre as lesões evitáveis pelo uso do capacete um bom contributo…

Ainda estou à espera de quem bloqueou os posts se manifeste

Penso que mereço uma explicação…

Verificar na bibliografia disponível o que se sabe sobre as lesões evitáveis pelo uso do capacete não acrescenta nada de novo…

João, não sei quem foram essas pessoas. Mas repare que, há outros sócios da MUBi que se manifestaram neste tópico (já há muuuuuuitos posts atrás) a favor da obrigação do uso do capacete, e só a si é que lhe bloquearam os posts. Tem a ver com uma questão da atitude como aborda o tema.

1 Curtiu

Ou seja, os posts foram bloqueados de uma forma aleatória porque faço muitos posts…

lol, sim é tudo aleatório, os seus posts serem bloqueados, os seus acidentes.

eu tenho 0 posts bloqueados (apesar de infelizmente já merecer também que você tira-me do sério!!) e 0 acidentes, mas é tudo aleatório, está em maré de azar.

vamos fazer um teste sobre o topico, pergunta muito simples:

implementar a obrigatoriedade de usar capacete, e rspectiva fiscalização vai fazer com que o nº de ciclistas dali a 1 mês (A), 1 ano (B) e 10 anos ©

  1. aumente
  2. diminua
  3. fique igual

vou responder para dar o exemplo do formato de resposta, que é para nem dar muito trabalho.

A2, B2, C2.

ou seja, acho que vai diminuir sempre. agora é o João.

nota jf: vamos assumir que tudo o resto se mantém igual
e que se pode usar-se capacete mesmo quando não é obrigatório

Você é um chato

A partir do momento que há obrigatoriedade novos ciclistas passam a ser confrontados com a realidade da obrigatoriedade pelo que passam a considerar como natural o uso do capacete já que só conhecem essa realidade.

Os que já são ciclistas acabam por se adaptar…

Ou então nem pegam na bicicleta porque associam o seu uso a uma actividade radical onde até é preciso andar de capacete e coquilha.

Eu adapto-me… adapto-me a deixar a bicicleta em casa e a passar a andar de popó para ir a todo o lado. O meu cabelo grisalho não merece ser abafado.

3 Curtiram

Penso que é um disparate a associação de andar de bicicleta a uma actividade radical pelo simples facto de se usar um capacete…

Se assim for não é um verdadeiro ciclista…

Eu associo o uso do capacete quando pego na minha Scott e vou rasgar single tracks para Monsanto. Ou quando pego na minha estradeira e vou tentar fazer médias de 30 km/h para a Marginal de modo a melhorar o meu limite anaeróbio. Os “verdadeiros ciclistas” actualmente chamam-se Rui Costa e Tiago Machado (há outros, mas eu sou patriota). Eu sou apenas um utilizador urbano da bicicleta.

Se vou de casa para o trabalho, vou descontraído e nas calmas. Não sinto a necessidade de usar capacete. NÃO QUERO e não me apetece. Posso?

2 Curtiram

Se deixar de usar a bicicleta caso passe a ser obrigatório não me parece que seja um verdadeiro ciclista.

Quem gosta realmente de andar de bicicleta não se deixa influenciar por essa contrariedade…

Ò @Freire, e achas q vamos conseguir aproximar a taxa modal de utilização da bicicleta em Portugal (0.5% segundo os Censos2011) de níveis médios europeus (actualmente cerca de 8%) apenas com “verdadeiros ciclistas”???

1 Curtiu

Certo, certo. Eu não sou um “verdadeiro ciclista”. Esse anda como for preciso… capacetes, coquilhas, todo nu e com uma balaclava. Ponham-lhe acessórios em cima que o verdadeiro ciclista adapta-se a tudo. Até a andar sem selim.

@pmmsanches sabe perfeitamente o que eu quis dizer…

Rui, o que prevejo é:

A partir do momento que há obrigatoriedade novos ciclistas passam a ser confrontados com a realidade da obrigatoriedade pelo que passam a considerar como natural o uso do capacete já que só conhecem essa realidade.

Os que já são ciclistas acabam por se adaptar…

Seja como for se a fiscalização for igual aquela que existe dos peões a passearem na ciclovia parece-me que com ou sem obrigatoriedade vai ficar tudo na mesma…

https://cld.pt/dl/download/caf4edf4-3a6e-4761-8782-af2438ab134f/capacete.mp4

4 Curtiram

Já diz o ditado “previsão e água benta, cada um toma a que quer” … ou não é “previsão” q diz?

1 Curtiu

perdi aquele tempo a escrever a pergunta, mas o joão não consegue responder, são 8 toques no teclado para responder a tudo, 8, 3 letras, 3 numeros e 2 espaço

e não me consegue responder, em vez disso muda o assunto, deflecte, vai para argumentos sobre quem é o vrdd ciclista que não interessam nada

porque pensa que é 1 disparate, blablabla, todas as recomendações p.ex. do copenhagenize, que até partilham videos a gozar com a lei estupida da australia, aqui:

é por isto, e por aquilo que escrevi antes que não considero a sua participação produtiva, e vou assinalar (depois de descobrir como) todos os seus ultimos posts até responder às perguntas que fiz, ou dar alguma argumento construtivo aos meus colegas do forum. considere a minha justificação feita

2 Curtiram