Capacidade de Corredor

Alguém conhece o conceito Capacidade de Corredor?

Faz referência à quantidade de pessoas (e não de veículos, pois o objetivo nuclear da mobilidade de passageiros é transportar passageiros e não transportar meios de transporte) que se conseguem tranportar por unidade de tempo ao longo de uma via de largura fixa. Considerando um caso particular dos meios de transportes que conhecemos e uma via com largura de 3,5 metros, o resultado é o que se vê na imagem, considerando as pessoas transportadas ao longo de uma hora.

A bicicleta tem por conseguinte uma capacidade de corredor SETE vezes superior ao automóvel; o elétrico convencional ONZE vezes superior ao automóvel, e a ferrovia CINQUENTA vezes superior ao automóvel. Agora comparem os binómios A5 vs. Linha de Cascais ou IC19 vs. Linha ferroviária de Sintra.

4 Curtiram

“in the city” será que é por fazer referência a uma velocidade “baixa” (tipo 50) ou terá também em conta o efeito para arranca dos semáforos?

Outra perspetiva das necessidades espaciais de deslocação por pessoa cf. determinada velocidade de deslocação:

4 Curtiram

muito interessante, ainda não tinha pensado nesta

só é pena as bolinhas não estarem à escala :smiley:

creio que sim, acho que o estudo tem todos os fatores em conta.

Já se tinha explicado aqui o que é a Capacidade de Corredor. Envia-se agora um texto da wikipédia em Português, e um gráfico em Português em unidades SI.

2 Curtiram

Esta imagem do Global Street Design Guide é bastante ilucidativa. No cenário multimodal consegue-se transportar quase 3 vezes mais pessoas por unidade de tempo:

3 Curtiram
3 Curtiram