Carro tornou-se ‘bem obsoleto’ para portugueses, diz estudo (Fórum AutoHoje)

Isto na Meca dos motor heads lusitanos:

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=139550

É malhar enquanto o ferro está quente!

Já agora, o descalabro na VW também é uma oportunidade para agitar águas… De primeira água!

Saludos

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Muito bom!

O estudo é da Cetelem e foi citado pelo jornal Sol:

Aquele momento em que no forum da AutoHoje os agarrados do volante começam
a ponderar andar a pé, de metro ou de bicicleta para o trabalho… :o

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Os construtores já se preocupam actualmente com o facto de o automóvel estar a perder interesse junto de estratos etários mais baixos predominantemente urbanos; estes já não ponderam nem ambicionam a compra de um; já deixou de representar estatuto; já tem uma consciência ambiental e de escala social diferentes; já não tem carreiras profissionais estáveis no tempo nem capacidade económica.

Conduzir tornou-se maçador e gerador de stress; os automóveis deixaram de se diferenciar entre si e quem guia um, guia todos; deixaram de ter carácter; são amorfos; a relação que com eles tem , é equivalente àquela que tem com uma máquina de lavar roupa.

Eu com 63 anos já me sinto nessa onda,apesar de ter vivido a época do culto do automóvel,facto que faz com que ainda tenha na garagem uma “coisa obsoleta” com 163 CV a gasolina e caixa automática apenas para alguns momentos ocasionais de “easy & fun driving”. Resquícios da juventude…

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eu diria que o autocustos.pt anda a fazer alguma comichão :wink:

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e não só, as pessoas estão a tirar a carta mais tarde:

Este fenómeno pode ter um indicador estatístico enganador - a idade média de tirar a carta está a subir (por dois tipos de fenómeno: 1) Jovens cada vez a tirar carta mais tarde. 2) Pessoas a tirar a carta mais tarde).

Em alguns países começa a ser muito claro, de há vários anos para cá, que os mais jovens começam a ter menos interesse no automóvel e tiram de facto a carta mais tarde deixando o carro de ser uma prioridade (mas lá está, é uma média que dependerá do local de habitação). Em Portugal o fenómeno parece ter chegado:

Feitas as contas, desde o início do século até 2014, houve menos 150 mil condutores a tirarem a carta com idades entre os 18 e os 25, contrariamente a todas as outras faixas etárias em que houve aumentos consideráveis.

Por outro lado o aumento da esperança de vida, com o envelhecimento da população e deslocação para fora das cidades pode estar a ter o efeito contrário que dá título ao artigo: mais idosos a conduzir.

Este fenómeno apesar de aumentar o número total de pessoas encartadas (infelizmente o artigo não tem números para saldo total) pode ter efeitos benéficos na segurança rodoviária (são os jovens que matam e morem em maior número).

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o debate vai interessante na Meca dos popós :slight_smile:
http://forum.autohoje.com/forum-geral/139550-carro-tornou-se-bem-obsoleto-para-portugueses-6.html