Carruagem de Metro com autocolante de bicicleta

Há 12 anos que ando de Metro em Lisboa e é a primeira vez que vejo uma carruagem com autocolante de bicicleta. Sinal dos tempos?

4 Likes

E dentro da carruagem há lugar apropriado para colocar a bicicleta em segurança?

1 Like

Era normal, daquelas que tem bancos de lado. E portanto, mais espaço vago de corredor :slight_smile:
Mas não vi lá nada onde amarrar uma bicicleta!

1 Like

Não tem necessariamente que haver. Pode vir a haver se isso não comprometer o espaço para as pessoas, que provavelmente são 95% da utlização.
As regras do Metro são claras e estão definidas no site:

Transporte de bicicletas e outros modos de transporte suaves
É permitido o transporte de bicicletas nos comboios, no máximo de duas por carruagem, desde que não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros.
O transporte de trotinetes, skates, hoverboards, monociclos, patins ou outros meios de circulação análogos, é de igual modo permitido, embora seja estritamente proibida a circulação e/ou estacionamento destes modos no interior das instalações da rede de Metro.

Há muito espaço para segurar bem a bicicleta, encostando a roda traseira no sentido da circulação.

Não nos podemos esquecer que é natural que a ordem das prioridades no Metro seja sempre 1) Pessoas, só depois vêm 2)bicicletas.

O que já deveriam ter feito era terem nas cancelas de validação dos bilhetes um canal largo para entrar e outro para saír. A sério, foram advertidos em 2007 para terem interfaces com boas acessibilidades com um prazo de 10 anos, ou seja 2017! Estamos em 2019 e nada feito! Como é que é possível não cumprirem um prazo de 10 anos?!

Ainda por cima estações com a importância de Entrecampos, Campo Grande ou Marquês de Pombal têm falta de elevadores!