“Quando os ciclistas têm ciclovias e podem andar na via está mal.” - se isto tá mal parece-me que o que está bem é obrigar os ciclistas a ir para a ciclovia
E o ciclista atrapalha em hora de ponta? só se atrasar os carros a chegar ao próximo vermelho…
Na minha opinião os ciclistas “atrapalham” (não gosto muito desta palavra) numa via única fora de hora de ponta, em que um carro se calhar podia ir a 30 ou 50. Mas mesmo assim isso não justifica que o ciclista tenha de ir para 1 ciclovia que efectivamente o atrapalha (aqui sim) por estar mal construida
A tua teoria para a via BUS é exactamente igual à da ciclovia. Os TPs tem objectivos (nomeadamente não andar atrasados), se a via BUS for a melhor, é para lá que eles vão. Se estiver cheia de carros parados para virar á direita não vão
É o mesmo com os ciclistas e as ciclovias. Quando elas estão bem feitas e dão jeito os ciclistas usam. (eu uso sempre entre o cp grande e o marquês, excepto, por vezes, no sentido norte em que não dá jeito ir à do jardim norte do cp grande e a descer a fts p. melo.