Ciclocoisas em Setúbal

Sim, é. Nunca apanhei essa obra concluída. É a primeira foto que vejo do “após”

1 Curtiu

@joaosancho, és de setúbal? há aí malta a querer juntar-se para debater os temas da mobilidade urbana em bicicleta na cidade do Sado.

Não, sou do Montijo. Mas passei lá muitos anos e vou lá com frequência.
Agora estou a viver em Paris.

1 Curtiu

Excelente texto António. Permite-me que te peça para enviares este texto à CMS

Mas para mim o mais importante a vincar é que devem fazer ciclovias minimamente boas e seguras - mesmo que apenas alguns troços pois Roma e Pavia não se fizeram num dia - é preciso que esses troços estejam bem feitos e sejam seguros. É preciso vincar que mais vale nada fazer poupando dinheiro público do que fazer abortos como esse das fotos das ciclocoisas de Setúbal. Esse é uma autêntica armadilha devido aos carros estacionados. Mas já vi uma foto de uma ciclovia em Setúbal bem feita. Acho que nem tudo está mal.

Bom dia,

Obrigado pelo comentário e apoio. Se é para enviar à Câmara Municipal de Setúbal, precisa de ser reformulado. Em que termos sugere que seja enviado? Pode ir com a assinatura da MUBi? Confesso que não quero comprar uma guerra numa terra tão pequena em que toda a gente conhece toda a gente.
Por isso, se concordar, gostaria de ter o cunho institucional.

Neste momento não me encontro em Setúbal e só poderei voltar em Dezembro. Seria interessante anexar ao email à Câmara, fotografias de bons e maus exemplos. No fundo, para reforçar o contributo construtivo e não apenas uma crítica isolada. Que acha?

Esse carro aí estacionado é para mim uma novidade porque geralmente a ciclovia está bem desimpedida de carros. Obviamente que é utilizada por peões.

@Aonio_Lourenco, é este mesmo o exemplo de ciclovia de que lhe falava quando na situação de estacionamentos. Percebo muito pouco de questões técnicas e o que entendo, é de ler aqui. Mas tinha esta ciclovia como um bom exemplo porque, segregando os ciciclistas do trânsito numa avenida que é complicada e estreita, trouxe -me maior sensação de segurança e liberta-me das passadeiras e interrupções de semáforos a que os automóveis estão obrigados nessa avenida.

Por mim pode, desde que o autor do texto não perca os devidos direitos de autor e o texto não seja diluído em nome da direção. Basta mencionar o nome do autor. Mas não faço parte da MUBi, terás que perguntar sempre à direção da MUBi sobre isso.

repara como fazem na Holanda, raramente desaparecem pois o alcatrão é mesmo vermelho.

1 Curtiu

Muito interessante.
Nunca vi por Portugal. Será mais caro?

Quando falava em pintar, nao me referia ao vermelho mas apenas às linhas de demarcação que fizeram em tempos, ao longo das rodovias para limitação de ciclovias.

se for feito de raiz não é mais caro, basta colocar um corante no alcatrão :slight_smile:
mas admito que estando a estrada feita deva ficar um pouco mais caro.

Tenho uma amostra desse tipo de pavimento aqui no meu gabinete. Produzida de raíz no Laboratório de Vias de Comunicação e Transportes. É possível e o custo não é assim muito maior. Posso saber a ordem de grandeza mas não me parece muito.

(A cor parece mais castanha do que realmente é… avermelhada).

2 Curtiram