Ciclovia da Avenida Almirante Reis

Lisboa. Centenas de pessoas manifestaram-se em defesa da ciclovia da Almirante Reis

4 Curtiram

No Observador:

No Lisboa para Pessoas, artigo do @mruiandre

Alguns vídeos no Sexta de Bicicleta:

2 Curtiram
3 Curtiram
2 Curtiram

Na Mensagem de Lisboa, no seguimento dos encontros promovidos pela Junta de Freguesia de Arroios com as associações, os comerciantes e a população:

7 Curtiram

Gostei de ler esse texto. Fiquei com esperança.

E no Twitter uma thread grande com resumo das intervenções https://twitter.com/mdearroios/status/1498669012389187585?s=21

2 Curtiram

A Avenida Almirante Reis vai mudar - Participação publica

:round_pushpin: Fórum Lisboa
:date: 23 de Março às 21H

:writing_hand: Inscrição OBRIGATÓRIA para ENTRADA:
[email protected]

2 Curtiram
1 Curtiu

Leak da sessão de hoje sobre Av Almirante Reis:

1 Curtiu

Estive na sessão. Como um dos slides mostra, segundo o arquiteto que apresentou a proposta, não há redução de estacionamento.

1 Curtiu

Duas faixas de rodagem só promovem uma coisa “velocidade”. O trânsito entupirá mais à frente. Se houver semáforos “inteligentes” mais uma razão para competir pelo verde. Não faltam exemplos disso em Lisboa. Nem uma menção do peão nesses slides. O separador central evita que o peão tenho de atravessar 4 faixas com trânsito alternado.

2 Curtiram

Resumo do que foi apresentado:

1 Curtiu

Gosto da abertura à discussão pública e apresentação de dados e justificações das decisões. Só algumas freguesias organizaram isso no mandato anterior. E é bom que não vão retirar completamente a ciclovia como tinha sido praticamente prometido.
Ainda assim é estar a tirar utilizadores de bicicleta da frente dos automóveis para poderem andar mais depressa, e concentrá-los no caminho das ambulâncias… quem passar por lá e ouvir uma, terá sempre que sair da frente. O separador central é pequeno e é ficar apertado entre uma ambulância a descer e carros a 50km/h ou mais a subir. Uma bicicleta mais pesada ou mais larga pode não ter grande capacidade para fugir… Pode ser que o pouco transito a descer permita as ambulâncias desviarem-se de vez em quando…
Não é bom… mas podia ser pior…

Por um lado acho que não nos devíamos contentar com isto, por outro lado estou cansado de só se falar da AR como se fosse o único problema da rede ciclável da cidade.

5 Curtiram

Que palhaçada, isso parece mais uma terceira solução temporaria.

2 Curtiram

Segundo o arquiteto que apresentou na Terça, é mesmo para ser temporário. É um “penso rápido” para resolver o problema do escoamento do trânsito. Se funcionar bem, eles consideram transformar em solução definitiva.

1 Curtiu
1 Curtiu

Vale a pena ler tudo!

“Temporariamente vamos resolver uma parte do problema que é retirar já uma parte daquela ciclovia para escoar o trânsito, mas no longo prazo aquela avenida tem de ter duas faixas nos dois lados e, depois, pode ter a ciclovia, mas isso tem de ser um projeto de reperfilamento da própria Almirante Reis”, afirmou Carlos Moedas, na reunião pública do executivo camarário.