Ciclovia e Metrobus na Av. de Boavista, Porto

Bom dia, queria abrir um debate para me desfogar sobre a condição dos ciclistas na Avenida da Boavista.

Faço este percurso todos os dias para ir para o trabalho e sigo pela via do Metrobus, porque conviver com os carros, além de aumentar a minha probabilidade de ser atropelada, causa um stress desnecessário, levando-me a perder tempo e qualidade de vida – o que acaba por tirar a razão de optar pela bicicleta.

Entretanto, supostamente em maio, o Metrobus entrará em funcionamento e, pelo que percebo, as bicicletas terão de conviver com os carros.

Posto isto, surgem-me algumas dúvidas:

• É possível fazer alguma coisa para criar uma ciclovia? Sei que o projeto da obra foi feito há alguns anos e que a altura certa para incluir os ciclistas na equação talvez tenha passado.
  • Podemos manifestar-nos? Como seria o procedimento adequado? Gostaria de fazer barulho, mas não sei como proceder nem como chegar ao resto dos ciclistas afetados.

Quando pedalo pela avenida, fantasio com a ideia de que o Metrobus seja cancelado e que a via se transforme numa zona de passeio – não só para bicicletas, mas também para peões –, com árvores, bancos… basicamente, criar uma cidade mais saudável, como fazem noutras cidades da Europa.

Mais alguém acha que vale a pena lutar por isto?

2 Curtiram

A MUBi batalhou bastante, antes de as obras começarem, para que houvesse ciclovia na Avenida. Infelizmente, a proposta não foi acolhida.

Deixo algumas notícias sobre essas tentativas:

https://mubi.pt/2023/08/14/posicao-da-mubi-obras-do-metrobus-brt/

5 Curtiram

O que a Câmara Municipal prevê, para ligar a Rotunda da Boavista a Castelo do Queijo, é uma ligação muitíssimo indireta, e que não vejo que esteja a avançar:

3 Curtiram

Obrigada Pedro, vou dar uma olhada nestos links, pois não consegui apanhar o processo da obra desde o começo. Fico feliz que tenham se movimentado na altura! É pena que a solução seja tão inconveniente

3 Curtiram

Se quiseres colaborar com a secção Local do Porto da MUBi, és muito bem-vinda,
@celano123 !
Reunimos mensalmente na 2ª segunda feira, por xs online outras presencialmente.
Envia mensagem privada.

2 Curtiram