Bom dia, queria abrir um debate para me desfogar sobre a condição dos ciclistas na Avenida da Boavista.
Faço este percurso todos os dias para ir para o trabalho e sigo pela via do Metrobus, porque conviver com os carros, além de aumentar a minha probabilidade de ser atropelada, causa um stress desnecessário, levando-me a perder tempo e qualidade de vida – o que acaba por tirar a razão de optar pela bicicleta.
Entretanto, supostamente em maio, o Metrobus entrará em funcionamento e, pelo que percebo, as bicicletas terão de conviver com os carros.
Posto isto, surgem-me algumas dúvidas:
- É possível fazer alguma coisa para criar uma ciclovia? Sei que o projeto da obra foi feito há alguns anos e que a altura certa para incluir os ciclistas na equação talvez tenha passado.
- Podemos manifestar-nos? Como seria o procedimento adequado? Gostaria de fazer barulho, mas não sei como proceder nem como chegar ao resto dos ciclistas afetados.
Quando pedalo pela avenida, fantasio com a ideia de que o Metrobus seja cancelado e que a via se transforme numa zona de passeio – não só para bicicletas, mas também para peões –, com árvores, bancos… basicamente, criar uma cidade mais saudável, como fazem noutras cidades da Europa.
Mais alguém acha que vale a pena lutar por isto?