Comboio + Bicicleta

Nós últimos tempos tenho andado a fuçar em tudo que seja relacionado com a CP e as bicicletas e a conclusão que chego é que nada mudou na CP mesmo com a entrada de algumas carruagens remodeladas e com lugares específicos para bicicletas. Dá a sensação que a CP introduziu estes lugares mas não alterou nada na bilhética.

Não seria altura de conseguirmos uma reunião com alguém da CP para explicar a situação ? A ver se conseguimos algumas melhorias no serviço ??

Refiro-me ao serviço Regional e InterRegional, visto que para estes dois serviços independentemente se o comboio tem 4 lugares de bicis ou 20, continuamos sempre dependentes do revisor para podermos entrar e pode ainda acontecer algo muito pior, que eu já assisti… Que é deixarem embarcar na ida e no regresso impedirem-te porque algum grupo de ciclistas ganhou prioridade sobre os lugares das bicis. Isto acontece porque claramente a CP tenta manter estes lugares para grupos de passeio ou treino e não para todos ou para quem chega primeiro…

Conheço quem tenha tido autorização do revisor para fazer Porto - Régua e no regresso ficou na Régua, porque havia um grupo de cicloturismo que tinha reservado os lugares das bicis, no entanto se algum de nós quiser reservar lugar com bici não consegue, na minha opinião isto não faz sentido nenhum e faz com que muita gente não use o comboio pela incerteza inerente.

Também noto que na própria CP ou pessoas ligadas a CP não tem a informação mais correta, pois já me aconteceu várias pessoas da CP responderem-me de forma diferente a mesma pergunta, ou seja, falha aquilo que é mais importante, regras claras e procedimentos claros.

Será que poderíamos tentar alterar algo ??

10 Curtiram

Nunca transportei uma bicicleta num comboio da CP, mas posso juntar a minha voz dizendo que é precisamente por falta dessas garantias, nomeadamente garantia de ter espaço para a bicicleta, que não tento.

3 Curtiram

Eu ando frequentemente no regional Aveiro-Coimbra e concordo que é um sistema pouco eficaz mas o que falta é mesmo mais lugares de bicicleta. Ao fim de semana à tarde há sempre quem fique por terra neste comboio e quem entra numa paragem sem bilheteira tem de estar preparado para não poder viajar, já que comprando o bilhete online não dá para fazer a reserva.

2 Curtiram

Concordo plenamente com tudo que dizes, já tive várias experiências, por ex em Valença que na altura comprei o bilhete na app, selecionei com a opção bicicleta e entrei na carruagem e na altura de mostar o bilhete o revisor dizia " nao pode entrar sem antes eu autorizar…e eu mostrei o bilhete com a opção bicicleta, foi ja prai em 2020, q dava sempre a opção bike, agora já não dão. Fiz reclamação e nunca responderam, até o revisor tirou foto ao bilhete em q dizia q podia ir com a bike, para pedir satisfações.Na Régua, ao vir para o Porto uma tarde de verão, imensas pessoas com bike, o último comboio do dia!!! Ele dizia q não trazia toda a gente, o pessoal passou se e acho q com medo, la fechou os olhos e viemos todos, mas a verdade é q não pode continuar assim, sujeitos a boa disposição. O comboio dá pra x bicicletas entao poe se à venda x bilhetes com bike, os primeiros a comprarem muito bem a seguir poe bilhetes com bike esgotados e assim ja sabemos, ate foi este ex que enviei pra cp, até pode ter custo de acréscimo mas sabemos que temos lugar.
Acho que sim que devíamos fazer algo, escrever pra eles, uma petição…algo…já sao anos e anos e nada muda em termos de aquisição de bilhete com bike.

6 Curtiram

A situação atual é um lamaçal, ninguém se entende

2 Curtiram

Obviamente que tive de ir à página deles procurar uma publicação deles a falar do blá-blá-blá de “como a CP é amiga da bicicleta” e deixar lá um comentário meu a meter nojo, com uma referência para esta publicação.

https://www.facebook.com/CP/posts/1931879256995502?comment_id=388497489825396

Vejam o que dizem da vossa política completamente desastrada sobre gestão da capacidade de bicicletas nos combóios em https://forum.mubi.pt/t/comboio-bicicleta/10070
Mandarem balelas não ajuda em nada…

Olá @martamagui1983, bem-vinda ao Fórum da MUBi :blush:
Agora que te vejo por aqui a reclamar de comboios, lembro-me que fiquei de te enviar umas rotas, não foi? :stuck_out_tongue_winking_eye:

2 Curtiram

Bom dia a todos.
Posso dizer-vos que a CP actual está em grande mudança e para melhor. Muito melhor !

Para quem viaja nos comboios InterCidades (que é o meu caso, quase semanalmente) é fácil e garantido o lugar para a bicicleta, pois todas as carruagens (excepto a da primeira classe e a do bar. Nesta última compreende-se porquê :p) têm 2 lugares para bicicletas, penduradas num gancho na vertical. TODAS !!!
Ao comprar o bilhete (online ou nas bilheteiras) basta referir que se viaja com a bicicleta e o lugar para a bina fica garantido.
Nos comboios regionais (R e IR) em via electrificada existem lugares para 6 bicicletas, 3 à frente e 3 atrás, pelo que pode acontecer esgotarem (há cada vez mais gente a viajar com a bicicleta e a CP está a actualizar os espaços nas carruagens à medida que estas são reformuladas. Os novos comboios encomendados terão TODOS eles lugares para bicicletas, mesmo os híbridos).
Nos regionais em via não electrificada das Linhas do Oeste e do Leste (uma espécie de tuk-tuks a diesel) a coisa é MESMO MUITO complicada. Mais do que duas bicicletas e já temos de fazer a “choradinha” ao revisor :slight_smile:
Na Linha do Algarve os comboios têm ainda o compartimento furgão, uma zona que antigamente servia para levar carga (cheguei a ver lá motorizadas e galinhas) e agora dão para 6 bicicletas. No ano passado andei por lá mais um grupo de amigos e chegaram a estar lá 14 bicicleta e o atrelado dos putos :stuck_out_tongue: Simpatia do revisor e do maquinista, claro, a quem agradecemos !!!
Nos urbanos, sendo a zona das bicicletas partilhada com passageiros, em hora de ponta pode ser complicado e até recusada a entrada. Aqui há ainda muito trabalho a fazer por parte da CP e de todos nós, Mubi incluída, na pressão para a criação de mais e melhores condições para a mobilidade em bicicleta.
Boas pedaladas a todos.
www.ecovias.pt

7 Curtiram

Fico com sensação que não me fiz entender bem, eu referi-me exclusivamente ao R e IR, isto porque é sabido que o nos urbanos não existem limitações, no IC existem lugares e bilhética com reserva de bici e no Alfa por limitação do comboio não dá para transportar sem ser dobrável…

Também referi que nos R e IR tem aumentado os lugares de bici, todos vemos os posts da cp sobre isso e as fotos que vão circulando das carruagens remodeladas com lugares específicos para bicis, no entanto o problema atual é outro, bem mais parvo que simples falta de espaço, é a falta de oficialização da bici dentro do comboio, é a falta de regras e procedimentos claros, para tu saberes com o que contas antes de te meteres a aventura.

O problema é que no R e IR não podes comprar bilhete para bici, mesmo nos comboios que tem 12, repito 12 lugares de bicicletas, e eu sei bem que carruagens são essas, inclusive a cp indentifica-as no site… Mas enquanto não podermos reservar bilhete com bici o serviço vale pouco mais que zero, pois não tens garantia nenhuma que vais, e pior ainda, que voltas…

Além disto tudo, o mais grave é que se for um grupo de ciclistas que decidem regressar da Régua após um passeio de bici até lá, a CP reserva esses lugares para eles, e se fores tu já não reserva, vais literalmente sem saberes que regressas… A cp está claramente inquinada para o turismo e a reserva das bicis para grupos é uma amostra disso, e eu falo á vontade porque também faço ciclismo e participo constantemente em passeios destes em grupo, inclusive eu sei que eles reserva-me se eu for com 8 pessoas por ex, já liguei por causa disso e eles fazem…

Por isso o serviço do R e do IR vale zero na atualidade, até podem ter 50 lugares de bicis por comboio, continuas sem saber se regressas, porque não sabes se no destino estão 50 ciclistas que reservaram previamente os lugares. Eu conheço quem tenha ficado na régua apeado, porque do nada apareceram 12 ciclistas e ficaram com os lugares, porque tinha a excursão marcada.

Defender o atual sistema do R e IR só por amor incondicional a CP, não vejo outra forma de o fazer.

E quanto aos comboios novos terem lugares para bicis, primeiro não temos de agradecer a CP, mas sim a UE que obriga no minimo a 8 lugares de bicis para comboios novos, agora falta saber se a cp vai mais uma vez destinar esses lugares para grupos de cicloturismo e premiar mais uma vez o turismo de massas.

3 Curtiram

E posso falar do IC, que tem uma limitação que começa a ser um pouco escusada em 2022, que é a proibição de bicis elétricas e o limite de 15Kgs, uma bici urbana mesmo não elétrica facilmente pesa 15kgs por isso podiam ter tido o cuidado de reforçar os ganchos, porque assim mais uma vez ficam muito associados a bicicletas de desporto que obviamente são mais leves e andam todas abaixo desse peso.

3 Curtiram

A parte da directiva da UE sobre o transporte de bicicletas em comboios, só se aplica a partir de 2025. A comboios novos ou renovados, e 4 lugares por comboio.

2 Curtiram

Obrigado pela correcção.

Há coisas boas e más em Portugal relativamente aos comboios. A má é que nao investimos nada e temos uma cobertura do territorio insuficiente e equipamento velho e desactualizado. O bom é poder levar a bicicleta sem pagar. Nao é assim tao comum poder levar uma bicicleta sem nenhum tipo de pagamento extra (excluo as dobraveis que se podem levar em quase todo o lado, dobradas naturalmente).

2 Curtiram

Eu preferia pagar o extra 3€ como na Renfe e ter lugar garantido…
Sinceramente não consigo entender como é que as pessoas gostam desta situação, só vejo uma hipotese, nunca ficaram apeados no destino sem ter como regressar, quando isso acontecer certamente percebem o problema atual.

Uma bici dobrada é bagagem, bagagem tens direito a levar, não é favor nenhum da parte deles… Nos autocarros também podes levar dobrada sem te cobrar nada.

1 Curtiu

Em 2015, fui do Porto à Régua de comboio com a bicicleta. Lembro-me de ter chegado lá e o revisor dizer-me que aquele comboio não podia transportar bicicletas. Respondi-lhe que podia “desmontar” a bicicleta para a transportar como bagagem. Ele acabou por ser bastante cooperativo e apenas me pediu para tirar a roda da frente.
Por vezes, uns sacos do lixo poderão resolver o assunto, apesar de ser muito chato termos de estar a tirar uma roda a uma bicicleta e a carregá-la às costas.

2 Curtiram