Como é chegar todos os dias ao trabalho de bicicleta

"Os preconceitos habituais são muitas vezes desculpas e nada melhor que experimentar uma semana ou duas para os perder de uma vez."

Partilho aqui este artigo que escrevi para o Shifter sobre o meu commute diário em Lisboa:

https://shifter.sapo.pt/2019/01/commute-bicicleta-shifter/

Espero que gostem! Digam-me o que acharam! :grinning:

14 Curtiram

gostei (:slight_smile:

só um detalhe, quando escreves logo no inicio “Nem chego todos os dias suado.”

queres dizer, que não costumas chegar suado

ou que de vez em quando não chegas (ou seja, não é todos os dias

deve ser a primeira, mas imagino que dê para interpretar como na 2ª

3 Curtiram

Gostei! É preciso mais destas opiniões e experiências pessoais para acabar com os preconceitos…

3 Curtiram

haha não tinha pensado nas duas interpretações. Quero dizer que não chego suado. Como vou de manhã cedo e volto ao final do dia, já está fresquinho e não suo. Mesmo no Verão. Às vezes suas um bocado, mas nada de diferente de andar a pé, etc

3 Curtiram

Gostei muito do artigo! Parabéns! :slight_smile:

1 Curtiu

Bom artigo, leve, descontraído e descomplicado.

Infelizmente confirma uma ideia consensual (infelizmente): a bicicleta concorre e retira utilizadores a outros meios de transportes mas coletivos e não ao automóvel propriamente dito.

É este “pormenor” que não conseguimos como sociedade desbloquear.

Só vejo uma solução: apostar forte nas escolas para criar condições que os miúdos vejam a utilização da bicicleta como algo banal.
A este propósito li um dia destes qualquer coisa sobre uma escola em Faro que descrimina positivamente os alunos que iam de bicicleta com um sumo natural e uma sandes.

1 Curtiu

Mais um “incentivo” descontextualizado. Obviamente que um aluno que viva a 30 Km da escola não vai lá chegar de bicicleta !

Acho que é mais pelo simbolismo da coisa, é giro

1 Curtiu

Tudo compete com tudo. E são escolhas individuais e pessoais. No meu caso prefiro a bicicleta aos transportes públicos porque poupo dinheiro, gosto de sentir a cidade de manhã e não estou dependente dos horários. Mas várias vezes conjugo a bicicleta com o metro ou comboio.

1 Curtiu

Não gosto de palavras como “todos”, “nenhum” “sempre” e “nunca”.

Obviamente que um aluno a 30km da escola onde vive terá sempre muita dificuldade em ir de bicicleta diariamente a não ser que seja o próximo J.Agostinho.

No entanto o que acontece com uma parte generosa dos alunos do 5º ao 12º ano é que vivem a uma distância interessante da sua escola para fazer esse deslocamento de bicicleta ou a pé e não o fazem. Portanto tudo o que vier para aumentar o nº de utlizadores é bemvindo, por mais simbólico que seja.

3 Curtiram

Totalmente de acordo

1 Curtiu