Eu uso esse primeiro sistema, em que é preciso uma chave especial para desapertar a porca. Tenho nas rodas, selim, e caixa de direcção. Sem dúvida que evitam o roubo oportunista de rodas e afins. Atenção que o cadeado deve continuar a ser preso ao quadro e não às rodas, mesmo com um sistema assim.
Nunca usei o segundo sistema, mas em tempos li que há uns que são facilmente contornados com um íman. Claro que isso dependerá do material de que são feitos.
Possivelmente vou comprar para testar algum desses sistemas de “chave codificada”. Uma rede de lojas de origem francesa tem um sistema para rodas + selim a 19,90€, mas a loja mais próxima nunca tem e nunca vi “na mão”. No ebay há uns sistemas low cost a começar em 7€ em que tenho duvidas que o sistema de desaperto seja mesmo diferente de um sextavado ou similar.
Pelo que tenho lido e ouvido sobre furto de bicicletas, concordo com o Manuel Reis: se não houver condições seguras no local de origem e destino, o melhor mesmo é optar por uma dobrável. Adicionalmente haverá muito menos problemas, se parte do trajecto diário tiver de ser feito em TP.
Se houver disponibilidade financeira, então talvez seja mesmo de optar por uma eBike dobrável (apesar de pesadinhas…). Não conheço bem esse mercado mas vejo por exemplo a Tilt 500 por 790 euros. Se tem qualidade ou não, realmente desconheço.
Quanto a cadeados, correntes ou cabos de aço, só mesmo se quisermos prevenir casos do ‘ladrão oportunista’, porque desde que vi serrar manualmente uma tranca de titânio em meio minuto e usar um alicate de corte para quebrar cabos multifilares em aço 16mm, não acredito que qualquer coisa dessas resista a um larápio equipado para o ofício.
É o mais certo… Referia-me aos acessórios de bloqueio xpto mais pesados e resistentes (supostamente) em que até esses com a ferramenta certa vão em menos de 1m.