Condutores portugueses mais poluentes em ambiente urbano que autoestradas

… pq não tem lombas ou peões.

2 Curtiram

Pois… mas aqui há o reverso da medalha. Basta perceber um bocadinho de como funciona um carro com um motor térmico, que conclui-se que os regimes de auto-estrada são menos poluentes que os urbanos.

Quando um carro está em 4. ou 5. mudança é mais eficiente no consumo de combustível do que na 1. Qualquer pessoa que tenha uma guiado uma bicicleta com mudanças percebe a analogia: uma pedalada numa mudança + pesada, resulta numa maior distância percorrida pelo pneu.

Ou seja, se as ruas urbanas fossem autoestradas havia menos poluição nas cidades!

1 Curtiu

Acho q a melhor analogia com as bicicletas é reconhecer que se gasta mais energia quando se tem de andar sempre no “pára-arranca” do que se desenharmos as cidades para conseguir ter uma velocidade baixa e constante. Manter a velocidade custa menos do que desperdiçar energia nos travões para ter de a dispender logo em seguida na aceleração.

4 Curtiram

Na realidade a partir dos 70 km/h começam a perder bastante eficiencia.

Portanto a rigor andar numa estrada nacional a velocidade constante de 70 km/h é mais eficiente que numa autoestrada a 120 km/h.

1 Curtiu

Correcto. Embora esse valor dos 70Km/h não seja universal para todos os carros.
Tens de fazer equações diferenciais para calculares a velocidade mais eficiente de um carro.