Contraordenações de ciclistas

de acordo com o número 3 do 38.o
e número 3 do 90.o
o 39.o não se aplica a velocípedes

o número 2 do 90.o
anula a alínea e do número 1 desse mesmo Artigo

1 Curtiu

[/Request Rejected]

página 48, aplica-se, não?

Basta! Não vou ler mais o CdE. Se não passo a andar a pé. :sweat_smile:

Ana,

Em breve vou ter de ir novamente à esquadra de trânsito falar com o mesmo agente desta conversa aqui:

Para falar e prestar declarações sobre este outro incidente, em que o veículo que vinha atrás buzinou e eu apontei para a outra via que estava totalmente vazia, e mesmo assim me fez uma razia.
Depois disso o condutor abrandou e ficou em marcha lenta à minha espera pelo que trocamos umas palavrinhas sempre em andamento.

Estou desconfiado que o agente me quer novamente entalar, pois este foi aquele que logo para início de conversa me disse “Eu se apanhar um ciclista no meio da estrada a atrapalhar pode ter a certeza que lhe dou uma buzinadela!” - só isto já merecia uma queixa à inspeção da PSP mas não estava para me chatear mais.

Agora quero ver o que vai inventar para me tentar culpar.

Ele tem acesso ao video que disponibilizei e tem a sequência toda, pelo que alguma coisa vai pegar… pois já da outra vez ele me disse a concluir que o automobilista ia ser autuado, só estava na dúvida se eu tb não seria por andar no meio da via e não facilitar a ultrapassagem.

Já me estou a informar se aquela zona é ou não localidade para saber se o enérgumeno podia apitar para avisar da ultrapassagem ou se não sendo uma emergência se tb estava proibido de o fazer pelo código…

Enfim… please advice!

(aqui não há berma nem perigo de dooring)

O Automóvel ocupou aí uns 50 cm da faixa da direita, não me diga que não cabia lá um ciclista? A faixa deve ter uns 3 metros de largura,

Já me esquecia que andavam cá os defensores dos popós!!
Vai mas é para o apanhar batatas!!

Conheço bem essa estrada. Espero que isso seja considerado uma localidade, pouco atrás deixaste casas, e todo o aglomerado de L., e mais à frente ainda há mais moradias à esquerda.

O GNR é um dinossauro que não parou para pensar e diz coisas impulsivamente. Todos sofremos desse mal. Para defendermo-nos legalmente temos que esmiuçar argumentos, mas para mudar as ideias dele temos que apelar à emoção, argumentos não servem de nada.

Logo que possa escrevo o que escreveria se fosse eu nessa situação.

2 Curtiram

Não é defensor de “popós” mas de bom senso! Isso não tem ponta por onde se pegue. Porque raio andam a circular no meio da faixa quando a código indica claramente que se deve circular o mais à direita? Ficaram 2,5m de faixa para o ciclista circular, onde está a razia ?

Caro amigo,

Eu quando circulo de carro na estrada, e sem berma, não me ponho
encostadinho à direita, para um camião me ultrapassar.

Pois sei que se o fizer, e se vier alguém de frente, ele vai-me mandar para
a berma.

É a lei do mais forte e do mais fraco e do bom senso.

Se continuares a pedalar com palas nos olhos, é bem provável que te magoes
brevemente.

Boas pedaladas

1 Curtiu

Lendo o CdE eu diria que a posição tal como aparece nas imagens é legal (podem dizer que devias ir mais encostado à direita mas o CdE a isso não obriga, parece-me, diz é que tens de ir pelo lado direito da via de trânsito e das imagens vê-se que estás, de facto, no lado direito da via) …

Já tenho mais dúvidas, de um ponto de vista meramente legalista, se não te podem apontar o facto de não teres facilitado a ultrapassagem.

do guia da ANSR…

“Todo o condutor, incluindo o de velocípede, deve, sempre que não haja obstáculo que o impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível para a direita e não aumentando a velocidade enquanto não for ultrapassado (…)”.

O artigo 39.º do código não prevê outras condições além da inexistência de um obstáculo que impeça o velocípede de se desviar o mais possível para a direita. Não diz, por exemplo, que se a estrada for larga e de boa visibilidade o ciclista já não é obrigado a facilitar a ultrapassagem pois a manobra será fácil para o que ultrapassa. Diz o 39.º que a facilitação deve ocorrer “sempre”.

Agora há outras normas no CdE como a regra do 1,5 mts. Poderá o ciclista manter-se, durante a ultrapassagem onde estava o Nuro se der para o carro passar a 1,5 mts? (Eu diria que uma norma não anula a outra e que a obrigação do 39.º se mantém)

Não percebi, queres explicar melhor…

Não é no meio da faixa, é da via.
E nem é no meio mas sim do lado direito da via.
O código não obriga a circular mais a direita, mas à direita da via.
O carro buzinou em cima como ameaça e fez uma razia, pois passou a menos de 1,5 mtrs a uma velocidade elevada.
Deixa de ser otário que já cansa!

Já tive essa conversa exatamente com o mesmo agente da autoridade que me vai recolher o depoimento.
Insistia que tinha de andar encostado o mais à direita possível e eu disse-lhe para ir ler o código.
Quando leu percebeu que não diz nada disso mas sim que tem de andar à direita da via e engoliu.

Não me parece que o artigo 39º possa ser aplicado pois além de ter apitado em cima de mim e ter visibilidade e espaço suficiente em nada compremeti a ultrapassagem.

Mais a mais o indíviduo abrandou depois e ele é que não me deixou ultrapassar bloqueando a via com o seu carro para tirar satisfaçoes e mandando-me para o outro lado.

Estes indivíduos não deviam andar na estrada, e o que depender de mim irão sempre ter de prestar contas.

1 Curtiu

Desculpa Nuro,

Estava a responder ao Three, que se continuar a pedalar na estrada com
palas nos olhos e com este tipo de pensamentos:

Three http://forum.mubi.pt/u/three
Julho 20

  •                               Porque raio andam a circular no meio da
    

faixa quando a código indica claramente que se deve circular o mais à
direita? *

É bem provável que se magoe.

3 Curtiram

Muito bem dito.

TC

2 Curtiram

@Three nem vou falar nas restantes teorias atrasadas mentais, mas esta é mm linda

“Ficaram 2,5m de faixa para o ciclista circular, onde está a razia ?”

portanto, se o Nuro tivesse levado com o carro… quê? o condutor n tinha culpa queres ver? afinal estavam lá os 2,5m??

ps: tanto tempo aqui a trolar e ainda não sabes a diferença entre uma faixa e uma via? dass…
http://www.bomcondutor.pt/biblioteca/via-publica

pps: um adepto dos carros a pedal a reclamar por posições na via é a cena mais ridicula, parabéns

ppps: ainda antes de ler este topic vi a tua resposta no topic do gamito e pensei “elah, este 3 afinal até dá uma pra caixade tempos a tempos” … pois, durou 20 segundos ^^

1 Curtiu

Pela foto não vejo razia nenhuma. Agora pela outra foto só agora revelada vê-se que o grunho queria festa, e isso muda por completo a história. Agora, buzinadelas não são ameaças, estão definidas no código e por alguma razão os automóveis são equipados com buzinas.

E qual é o problema com os carros a pedal? Pertencem a mais uma categoria a excluir ?

Dentro das localidades e em cima dos utilizadores de bicicleta sem qualquer emergência eminente são uma ameaça e não permitido pelo código da estrada. É ir ler o código…

Inclusive os a DGT em espanha, que são mais avançados que nós, tem campanhas sobre isso…

1 Curtiu

Já lá fui prestar declarações à esquadra, apanhei outro agente, que recebeu o meu depoimento e voltou a insistir que tenho de estar o mais à direita possível… Lá estive a explanar o código e a contrapôr sua interpretação, pois segundo o mesmo basta dar 1,5mts para fazer a ultrapassagem, pelo que insisti em que lêsse o artigo 38 ponto 3, o que frisei que queria que ficasse escrito na denúncia.

Depois desabafou que os ciclistas na marginal são quase todos uns irresponsáveis e que não cumprem as paragens nos semáforos… contra isso não argumento, eu não o faço e não posso responder pelos outros.

O problema é a falta de formação e entendimento do fenómeno velocipédico, pois metem todos no mesmo saco e acham que os “ciclistas querem direitos mas não cumprem os deveres, bláblá, matrículas, bláblá, seguros…

Enfim…

1 Curtiu

Discordo completamente do argumento da buzina, quem circula de bicicleta na estrada tem de estar preparado, não se trata de um SPA. Pessoalmente prefiro que me avisem com um pequeno toque de buzina que vou ser ultrapassado.

Isso é algum desejo ?