Olá Julio.
De um modo geral, estou satisfeito com a transformação que fiz na minha Schwinn Voyager, roda 700Cx40.
Antes deste ultimo (longo) periodo em teletrabalho fazia diariamente Porto Salvo - Picoas - Porto Salvo, 1 x semana (~55Km) e nos restantes 4 dias Porto Salvo - PaçoDarcos (Comboio) - CaisdoSodré - Picoas e volta (~27Km). O meu objetivo é fazer todo o percurso de bicicleta os 5 dias da semana.
O motor tem um bom comportamento, sem avarias até ao momento, e sinceramente, não sei se precisa de alguma manutenção .
Na transmissão uso o prato default da Bafang (é um 44 ou 46) e a cassete é SRAM 7v que deve ser 14-34 (o 1º carreto 34 é o que chamam de MegaRange, tem muito mais dentes do que o 2º carreto). Para ser mais rigoroso teria de ir contar os dentes…
Ainda não troquei nenhum componente da transmissão.
Agora vamos à minha opinião
Motor: Tive oportunidade de experimentar outras bicicletas não transformadas, tipicamente com motores da Bosch, que me pareceram funcionar melhor, não sei se têm maior binário mas notei uma melhor resposta. Os motores da Brose, por exemplo, têm 90Nm. Este motor (BBS01 - 250W) tem um binário máximo de 80Nm, que é razoável/bom e funciona perfeitamente sem falhas e entra suavemente.
Bateria: Tenho uma bateria de 36V/15Ah. Consigo andar à vontade 60Km sempre na assistência máxima (nivel 5) usando o acelerador com regularidade nas subidas (~5Km). Ainda sobra carga na bateria, mas tenho de carregar diariamente para garantir a inexistência de falhas (perto do final da bateria é um “desatino”, o motor funciona de forma intermitente). Estou muito satisfeito com a opção que fiz pela bateria, tem 2 carregadores (um deles tem 5A, carrega 100% em algumas horas).
Travões: A base tem v-brake. Vão servindo mas… com chuva e dado o peso do conjunto… ui… ui… Na próxima disco sem duvida nenhuma!
Transmissão: Uso a que estava na base, não mudei nada, mas não gosto muito. O Megarange é muito raro usar, só se for a subir “uma parede”. O mais pequeno por vezes parece curto (talvez melhor um de 10). Acho que o ideal é fazer uma cassete à medida, com a assistência eletrica não precisamos de intervalos muito proximos nos carretos nem de muita amplitude. Quanto ao desgaste não sou o tipo certo para questionares, sou mais descontraido, uso como me apetece e me dá jeito quando necessitar de trocar, troco, ponto final!
Ah! com a assistencia eletrica rodas sempre “leve” (na maior parte dos casos) o controlador doseia a assistencia de acordo com o esforço que estás a fazer, se escolheres bem as mudanças (com antecedência) não terás problemas e rotação em vez de carga, sim, foi assim que aprendi a rolar em estrada, não conheço outra forma…
Resumindo: Estou bastante satisfeito com o kit, o sistema monta-se facilmente, o motor parece ser bastante fiável e a bateria dá-lhe a autonomia adequada para a minha utilização. Sem qualquer indicação negativa.
Meu conselho: Quanto ao Bafang aconselho sem problemas. Na base é que acho que deves dar mais atenção. Para um melhor resultado final, a bike onde vais montar o sistema tem de ser adequada ao uso que vais dar. Se é para andares fora de estrada, aconselho motores mais potentes (500W ou mais). Se for para andar na estrada/commuting a roda 26 OK se for para andar 7Km/10Km. Para mais acho curta, melhor uma 700C com pneu larginho (38 ou 40), e… Travões de disco!!!
Espero ter ajudado. Se precisares podes contactar-me sem problemas.
Abraço.
LR