Obrigado pelas dicas. Já me inscrevi como sócio.
Não parece mas já estou numa fase mais avançada. O texto inicial foi assim uma espécie de apresentação/introdução.
Comprei uma bicicleta para transformar usada. Fiz isto apenas porque as bicicletas que tinha não se adaptavam ao que pretendia. Basicamente têm roda 26’ e são tipo BTT. A que tinha mais potencial, e cheguei a pensar nisso, é uma Dahon, mas acabei por abandonar a ideia e procurar uma roda 700C com estrutura de trekking/touring.
E aí está. Comprei uma Schwinn Voyager. Quadro CroMo. Travões V-Brake. GripShift 7 vel. c/MegaRange SRAM 3.0 . Suspensão dianteira Suntour. Slim ergonómico com suspensão no poste. Rodas 700C x 40. Custou 120€.
Cumpre os requisitos base. Quadro “limpo”, dimensões da caixa do eixo pedaleiro adequadas, bom set de mudanças, pedaleiro simples (para descartar). Podia ter travões de disco, mas não se pode ter tudo. Os V-Brake funcionam bem, têm boa mordacidade nos aros e espero que sejam sufcientes.
Comprei de seguida o kit de conversão. Queria algo que me mantivesse dentro dos limites da lei para ser considerada uma pedelec e ir ao encontro da ideia de “spicy bike”, acima de tudo, uma bicicleta na base.
Comprei um:
- Motor Bafang 8FUN Modelo BBS01 de 36V 250W.
- Bateria de 15A com suporte para montar no quadro.
- Carregador de bateria de 5A.
Aqui estiquei-me um bocado mais do que pretendia. Ficou carote. A bateria foi o que pesou mais. Tive receio de escolher a “normal” configuração de 10A / 13A. Menos autonomia, mais ciclos de carga, bom… opções… É que depois vem o carregador etc… Menos amperes, menor capacidade no carregador, enfim… Tudo um pouco mais barato (± 100€ a menos)
Agora?
Agora estou à espera de umas ferramentas para extrair o eixo pedaleiro e uma chave própria para o 8FUN (para não andar a inventar).
A nível de ferramentas acho difícil comprar algo especifico em loja em Portugal.
Depois é montar o kit e fazer o Road Test
O kit vem com acelerador (de patilha) e estou indeciso entre montar ou não este acessório. Parece-me que ajuda nos arranques em subida porque o motor tem um atraso a reagir e isso em subida … hummm… not good.
O que achas?
LR