Conversão para e-bike

Olá a todos.

Estou a converter uma bike “vulgar de Lineu” numa pedelec e por sugestão de um sócio daqui da MUBi, criei este tópico para partilha de ideias e dicas sobre este tipo de bicicletas e também, se acharem interessante, seguir e discutir as minhas opções particulares.

Será interessante?

LR

7 Curtiram

Claro que sim, @Luis_Rocha. Todo o conhecimento é importante. Força nisso. :wink: De certeza que há mais malta com ideias semelhantes. O @Herculano_Rebordao, por exemplo, já converteu a bicicleta dele numa pedelec. :slight_smile:

No inicio eram “bigodes” …e o preço.

Once upon a time… num belo dia de sol, “matava” algum tempo disponível num agradável passeio em Alcântara (nas docas) na companhia de um dos meus filhos.
Deparei-me com uma loja de bicicletas que me chamou à atenção, não só pelo seu modelo de negócio, algo diferente para aquela zona, mas também e principalmente pelas bicicletas expostas.

Fiquei ali um pouco a olhá-las e devia estar com uma cara daquelas, que alguém da loja (o mentor do projeto), veio falar comigo.

Propôs um test drive a ambos. Para mim uma Moustache com motor central e para o meu filhote uma dobrável com motor no cubo.

Já imaginam, “fez a tarde” do meu filho, até tinha acelerador!! Pai, compra! Compra!

A minha não tinha acelerador, tinha um sistema PAS (sistema baseado na assistência via pedaleira) mas também mudou decisivamente a minha ideia sobre estas soluções. A possibilidade de usar a bicicleta de forma mais abrangente era muito apelativa.

Esta “grande emoção” terminou abruptamente, quando, após a longa conversa sobre as vantagens e virtudes da bicicleta elétrica, o dito mentor do projeto, me respondeu à pergunta da praxe.

  • Então e quanto custa esta fantástica máquina?

  • Cerca de 3000€. Respondeu.

Pensei. Ui…já não tenho idade para estas coisas…I’m out!

Mas foi durante muito pouco tempo. Penso que a assistência elétrica “tempera” o “sabor” da bicicleta e valoriza-a enquanto veículo. É como a pitada de canela no pastel de nata, a cereja no topo do bolo, uma “spicy bike”!

E fui à procura de soluções que, obviamente, não custassem 3000€.

LR

4 Curtiram

Olá @Luis_Rocha,

Tens boas soluções bem mais em conta.
Há por aí muita coisa. Desde kits para adaptar uma bicicleta existente a eléctrica, a bicicletas que foram originalmente concebidas para serem e-bikes.
Depende muito da utilização que lhes fores dar. Se for para dar umas voltas ao fim de semana, efectivamente fica difícil justificar 1000 ou 2000€ de investimento. Mas se for para utilizar no dia a dia basta fazer umas contas rápidas para perceber em quanto tempo é que a bicicleta já se pagou a si própria.

Não sei o que entendes por “bicicleta vulgar de lineu”. Mas se for uma daquelas que se compram nos hipermercados, o meu conselho é não a converter para pedelec. Normalmente os componentes e a montagem são de baixa qualidade, e não resistem ao peso e força adicional que o motor vai imprimir no quadro e componentes.
Na realidade eu só adaptaria uma bicicleta para pedelec em 2 situações:

  • Ou gosto muito da bicicleta que tenho (e é de qualidade) e não me quero desfazer dela
  • Ou tenho restrições orçamentais e a minha bicicleta apesar de não ser maravilhosa é de boa qualidade.

No caso de optares por uma pedelec, ganhas geralmente uma bicicleta mais “limpa” de cabos. Mas regra geral nem vale a pena olhar para nada abaixo dos 1000€

Já agora, aproveito para te convidar a ser nosso associado. É gratuito, e entre outras vantagens, abre-te acesso a secções do forum que ainda não consegues ver: https://mubi.pt/junte-se-a-nos/faca-se-socio/

Abraço

2 Curtiram

Obrigado pelas dicas. Já me inscrevi como sócio.

Não parece mas já estou numa fase mais avançada. :slight_smile: O texto inicial foi assim uma espécie de apresentação/introdução.

Comprei uma bicicleta para transformar usada. Fiz isto apenas porque as bicicletas que tinha não se adaptavam ao que pretendia. Basicamente têm roda 26’ e são tipo BTT. A que tinha mais potencial, e cheguei a pensar nisso, é uma Dahon, mas acabei por abandonar a ideia e procurar uma roda 700C com estrutura de trekking/touring.

E aí está. Comprei uma Schwinn Voyager. Quadro CroMo. Travões V-Brake. GripShift 7 vel. c/MegaRange SRAM 3.0 . Suspensão dianteira Suntour. Slim ergonómico com suspensão no poste. Rodas 700C x 40. Custou 120€.

Cumpre os requisitos base. Quadro “limpo”, dimensões da caixa do eixo pedaleiro adequadas, bom set de mudanças, pedaleiro simples (para descartar). Podia ter travões de disco, mas não se pode ter tudo. Os V-Brake funcionam bem, têm boa mordacidade nos aros e espero que sejam sufcientes.

Comprei de seguida o kit de conversão. Queria algo que me mantivesse dentro dos limites da lei para ser considerada uma pedelec e ir ao encontro da ideia de “spicy bike”, acima de tudo, uma bicicleta na base.

Comprei um:

  • Motor Bafang 8FUN Modelo BBS01 de 36V 250W.
  • Bateria de 15A com suporte para montar no quadro.
  • Carregador de bateria de 5A.

Aqui estiquei-me um bocado mais do que pretendia. Ficou carote. A bateria foi o que pesou mais. Tive receio de escolher a “normal” configuração de 10A / 13A. Menos autonomia, mais ciclos de carga, bom… opções… É que depois vem o carregador etc… Menos amperes, menor capacidade no carregador, enfim… Tudo um pouco mais barato (± 100€ a menos)

Agora?

Agora estou à espera de umas ferramentas para extrair o eixo pedaleiro e uma chave própria para o 8FUN (para não andar a inventar).

A nível de ferramentas acho difícil comprar algo especifico em loja em Portugal.

Depois é montar o kit e fazer o Road Test :slight_smile:

O kit vem com acelerador (de patilha) e estou indeciso entre montar ou não este acessório. Parece-me que ajuda nos arranques em subida porque o motor tem um atraso a reagir e isso em subida … hummm… not good.

O que achas?
LR

2 Curtiram

Acho que fizeste uma boa opção. É o kit do @Herculano_Rebordao e estive mesmo para comprar esse kit, mas depois apanhei esta campanha de crowdfunding a um mega preço e apostei nela: https://www.indiegogo.com/projects/swytch-convert-any-bike-into-an-ebike#/
Ainda não o tenho. Está para breve a entrega.

Em relação ao acelerador, se o colocares ficas “ilegal” mas ninguém te vai pegar por isso. Essencialmente vai depender muito da forma como o usas. Se usares aquilo tipo mota, acho que estás a desvirtuar a cena a e-bike. Mas até o podes usar de forma diamentralmente oposta: regulas a assistencia do motor para nivel zero, e só usas o acelerador quando precisas. Acabas por gastar menos bateria que sem acelerador :wink:

5 Curtiram

Obrigado pelas dicas.

Estive a ver o kit. Muito interessante. Gostei especialmente da solução para instalar o sensor no eixo pedaleiro. Muito bom. E o preço, imbatível de facto.

Boa sorte. Depois conta-me como se comporta.

3 Curtiram

Deal. Se fores de Lisboa ou arredores podemos combinar um test drive :slight_smile:

Done!!

A base:

Kit Instalado:


Pormenor do “painel”:

4 Curtiram

e que tal se porta?

Mantém as características da base, as quais gosto bastante. Muito confortável, rola muito bem.

O motor superou a minha espetativa. Esperava maior agressividade na entrada da assistência, mas é bastante suave.

A bateria também cumpre, já andei ± 40Km com subidas e muito acelerador (os miúdos gostam disto ;-)) ainda mantém cerca de 68% da carga.

O motor é um 250W e corta por volta dos 30Km/h, por isso não é para grandes velocidades. Dá a assistência qb e mantém a necessidade de pedalar. Era isto que procurava.

No carreto megarange (não sei quantos dentes tem) consigo subir rampas algo íngremes com relativo pouco esforço e manter uns 7 a 9 Km/h.

So far, so good!

7 Curtiram

Muitos parabéns pelo projecto!

Eu quero experimentar isso… Quando levas para o trabalho? :slight_smile:

@Nuro_Carvalho :slight_smile:

Estou a preparar-me para a próxima sexta. Vamos ver como corre. Se se concretizar aviso-te. Mas tem cuidado, depois de experimentares podes querer trocar pela tua :slight_smile: :slight_smile:

1 Curtiu

Caro Miguel Baptista,
este post está a dar-me cabo da cabeça :slight_smile:

Ando às voltas para comprar uma elétrica, estava a pensar comprar a ELOPS900E mas o investimento na compra, o facto de ter de subir até um 3º andar com 30kgs está a dar que pensar.

Vi também no Indiegogo um sistema semelhante ao que identificas que é a Rubbe X. https://www.indiegogo.com/projects/rubbee-x-the-ultimate-e-bike-kit/x/18325721#/updates/all
mas o sistema ainda está em fase de protótipo e sendo um sistema aplicado à roda traseira faz com que não possa ter bagageira até que vi o sistema que vais adquirir e fiquei deveras a pensar no que fazer.

Eu tenho uma Hoptown 5 e, embora ache que uma bicicleta roda 28 seria mais confortável e segura, esta dobrável em termos de maleabilidade é impecável e para além de o investimento ser mais baixo se aplicar um sistema nesta bicicleta.

A questão é: já tens confirmação do início do envio do produto? Nesta fase é certo que vai haver mesmo produto e é seguro arriscar? E se o projeto falhar conseguimos arranjar peças de substituição?
Se calhar tens as mesmas questões que eu mas arriscaste.

Obrigado e cumprimentos

É segurissimo que vai existir. Aliás, já está na fase final do processo de produção e os primeiros envios deverão estar para breve. Era suposto já ter acontecido até ao final de Maio, mas houve um atraso, que eles justificaram com alterações que foram fazendo ao produto final baseado no feedback dos backers.

Em relação a garantia e peças não me parece que vás ter problemas. Eles fazem parte de uma empresa consolidada que já vende kits e e-bikes há vários anos: https://www.pandaebikes.com/

Em relação a outras dúvidas deixo-te aqui uma cópia da conversa que tive com eles antes de decidir avançar:

Here are the answers to your questions

  • The kit is shipped from an EU country, right?
    Yeah - it will be shipped from the UK or Germany to the rest of the EU

  • Are your battery cells Samsung branded? If not what brand are they?
    The exact brand of the cells will be determined based on availability and pricing when we are finalizing the order from our suppliers. Our priority is to ensure that they match the performance advertised and tested of all of our samples that have been thoroughly tested, and also that all of our backers receive their order on time. We’ve been supplying high quality batteries to the EU as part of Panda eBikes (our parent company) for over 4 years, and the quality of our batteries is second to none - we are the experts! You will certainly get 50 miles out of the 50 mile battery at medium assistance, and 800 cycles at least on the battery. Furthermore, if we hit our $1m stretch goal we are planning to offer a recycling scheme for batteries, ensuring that after 3 years they are responsibly recycled and regenerated, which is something no other company is doing.

  • Is the light on the battery pack meant to be seen or it also lights up the road ahead of you?
    The light is for visibility, it’s extremely bright and lights up some of the way, but it is not the same as a head-light. Headlights need a lot of heat dissipation and therefore need to be mounted separately, not inside the bag.

  • My bike has a hub dynamo on the front wheel and hub gears no the back. If I decide to ditch the front wheel to accommodate yours, can I power my lights from your battery pack?
    The power pack will have a vovltage output that is controller by the LED display which you could re-wire to your existing lights if you wanted, but please note you would have to plug/unplug the cables yourself when mounting or dismounting the pack

  • I have a front rack on my bike. I think your battery pack can fit on the handlebars above it but to be sure I need to know it’s dimensions. Can you provide that? I’m also afraid that if I mount it there it will render my front rack useless. What are the other options you mentioned on your site to mount the battery? And if it’s not on the handlebars, how do I change assist levels while pedaling?
    Yes the pack is 110mm x 200mm wide and about 150mm tall. In final production though we expect to achieve further reduction and weight in the bag so it will get better.
    There will be another option announced soon, where the power pack has a simple cable coming out of it, so instead of using our bracket, you can mount it yourself wherever you like

I hope that helps!

Regards

Oliver

Abraço!

Muito obrigado pela rápida resposta.
Então para a minha Hoptown 5 que é de roda 20" o sistema deverá dar. Só não percebo é na discrição que eles falam acerca da roda nova: Lightweight hub motor wheel (1.5kg) compatible with ANY bike with standard 100mm width front forks.
Segundo percebi é a largura do garfo da frente para poder encaixar a roda. Parace-me que a minha tem um pouco menos de 10cm. Será possível?

Eles mandam-te a roda completa com o motor ja montado, em vez de apenas o motor, para que não tenhas que mandar enrraiar. A ideia é ser plug 'n play :slight_smile:
O melhor é medires a largura do teu garfo e mandares-lhes uma mensagem no Facebook a perguntar se é compatível.

Abraço

1 Curtiu

Ok. Obrigado pelas respostas.
Acho mesmo que vão haver duas Swytch aqui pelo fórum :slight_smile:

3 Curtiram

Boas tardes, a partir de agora a contar o tempo para chegar o meu kit E-bike da Swytch :slight_smile:

2 Curtiram

Olá Miguel, já tens novidades do teu pack Swytch?

Cumprimentos

2 Curtiram