Cruzamentos Semaforizados vs Rotundas

Está a ser feita uma rotunda muito parecida com esta no Parque das Nações :slight_smile:

1 Curtiu

Ola Sergio,
A ideia da tua proposta parece me bem.

A sexta, 2 de abr de 2021, 16:02, Sérgio Loureiro via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

2 Curtiram

Eu por acaso não sinto grande perigo a subir a Augusto Abreu Lopes de bicicleta mecânica, exactamente por causa dos semáforos, pois graças a eles os carros são obrigados a andar devagar e até a pararem.

Mas costuma estar abaixo da D. Dinis e da Guilherme Gomes Fernandes na minha lista de preferências para eu não ter de andar a “escalar montanhas”.

1 Curtiu

Penso que sim @Sergio_Loureiro, e deverá haver uma separação clara entre a ciclovia e passeio pedonal pois a ciclovia estará no lado com mais pessoas andar entre o metro e a entrada de Odivelas.
Além disso, que hajam pilares ou muros de betão para não permitir estacionamentos abusivos na ciclovia / passeio pedonal, que já se verifica um pouco por todo o lado em Odivelas

1 Curtiu

Só sinto segurança do centro de saúde para cima.
O estacionamento lateral dessa avenida, desde a rotunda da caixa geral até cá acima é um perigo, basta um carro descair quando estivermos a passar e…

Complicar não é o melhor
No início do traçado a vermelho até podes ter sinalização luminosa mas depois ficas com outro problema … Atravessar a rua e conjugar com sinalização já existente aliado á restrição de falta de espaço.
Resumindo qual é o ganho?
A meu ver o traçado a amarelo na imagem parece-me a opção lógica de 2 formas …

  1. Se pretendes continuar a circular em estrada (Póvoa de Santo Adrião/Odivelas) onde não existem alterações.
  2. Acesso na primeira rua no lado direito de forma a evitar a maioria do trânsito pelo interior do Olival Basto em direcção a rotunda no sentido quinta da várzea…
    No início começas logo com barreiras urbanas e fraca visibilidade que te impedem o acesso em segurança mas se fosse aproveitado o espaço do passeio como utilização mista desde a passadeira e sendo facultativo com a ¹° não se perdia nada.
    Pessoalmente não tenho grandes espectativas para esse trajeto e se pretender circular por aí uso o que já existe dentro da segurança que me possa oferecer.

Não comento o resto do trajecto embora já o tenha feito (fim de semana) temo que a minha memória encontre desatualizada da realidade

1 Curtiu

O “já existente” é uma bela trampa. As passadeiras antes da rotunda do Senhor Roubado são um perigo para os peões. Quando as atravesso a pé, estou sempre na ideia que lá um carro me vai passar a ferro; quando as cruzo de carro, fico com medo de matar alguém. Os semáforos para os carros aparecem de repente, depois de passarem por baixo do viaduto, e poderão ser invisíveis para condutores que passem lá de dia e não conheçam o sítio. Portanto recuá-las para mais longe da rotunda, não seria má ideia, e conjugá-las com uma ciclo-passadeira a ela encostada.

3 Curtiram