Dados de Violência Rodoviária ("acidentes")

Olá,
tenho recolhido dados sobre a violência rodoviária em Portugal continental e colocado no twitter e FB, e adicionado à base de dados RoadDanger.org.
Mas há dias em que acidentes com mortes ou feridos graves não aparecem em nenhum jornal. Pex, a 7 de Fev, nos dados da GNR, houve 1 morte na Guarda (distritos), 2 feridos graves em Leiria, 1 no Porto e 1 em Setúbal, e encontro zero notícias. Alguém encontra?

Recolha de Janeiro:
image

Fio no twitter sobre Dezembro e mais info: https://twitter.com/anaifos87/status/1608889157442736128

4 Curtiram

Olá Ana!

Em primeiro lugar dou-te os parabéns pela iniciativa - estes dados são super importantes, sendo até algo vergonhoso que não sejam disponibilizados pelas nossas autoridades (e nem sei se são recolhidos com o detalhe que tu tiveste).

Eu sou cientista de dados e ando a trabalhar em mapas sobre Lisboa. Estes dados, a mais longo prazo (ou seja, infelizmente, com bastantes mais feridos e mortos no mapa) serão úteis para perceber onde há pontos negros. Eu sei que pelo menos a CML tem esses pontos mapeados internamente, mas é outra coisa se pudermos ter um mapa público com essa informação.

Por isso, novamente, agradeço! :slight_smile:

4 Curtiram

Olá , acho muito interessante também mas gostava de saber como estão compilada a estas estatísticas. Diria que partes dos acidentes acontecem sem aparecer nestes dados . Quantas pessoas partiram braços , ombros nestas maquinetas ( e scooter chamados prosaicamente trotinetes) sem que hajam um rasto , igual para quedas de Bici empurraras pela agressividade e falta de respeito dos motoristas ( regra do 1,5 m só no papel) . Força malta da mobilidade . Eu voto para circulação a 30 km nos centros urbanos mas não vou fazer muitos amigos :sweat_smile:

2 Curtiram

Não fazes amigos se não lhes mostrares os estudos que mostram que se baixarmos a velocidade para 30km/h, em média o transito passa a ser mais rápido do que com o limite de velocidade a 50km:

Mostra-lhes também que há estudos que mostram que até 5km, a bicicleta é o meio de transporte mais rápido numa cidade: Data From Millions Of Smartphone Journeys Proves Cyclists Faster In Cities Than Cars And Motorbikes

E ainda que:

  • a 30km/h a mortalidade rodoviária baixa ==> melhor para os peoes e ciclistas
  • Os automóveis híbridos só ligam os motores a combustão acima dos 30km/h ==> menor poluição, maior eficiência energética

https://thanksfor30.com.au/why-30kmh

2 Curtiram

Muito obrigado pela partilha de informação

1 Curtiu