Denunciar estacionamento abusivo com uma app

Ninguém quer pegar nas questões éticas que o uso desta aplicação levanta.
Eu estou a usa-la e ao mesmo tempo ainda não parei de me questionar… :frowning:

Queres enumerar e/ou explanar?

2 Curtiram

Já houve essa discussão antes… o @fernandomagalhes já frisou muitos desses pontos que tu e todos andamos a pensar.

A discusão foi aqui:
http://forum.mubi.pt/t/orcamento-participativo-2015-ideia/448/

Eu não vejo isto como delação ou “bufice”, pois não é mais que pegar no telefone e ligar para a polícia ou ir à esquadra, é simplesmente uma melhoria processual dada a tecnologia atual, mas posso estar a ver mal o filme…
O que para mim é eticamente reprovável é ver um carro com um palerma estacionado em cima do passeio/passadeira e ver pessoas com mobilidade reduzida a terem de arriscar a vida indo para a estrada…

1 Curtiu

in: Aplicação móvel contra o estacionamento ilegal

2 Curtiram

malta, vou desenterrar este topico porque acho que estamos em 1º no mundo, não?

de qualquer forma os números são brutais, 3000++ reports!!

eu agora tenho enviado uns emails para a psp, mas é muita chato. ou instalar a app e começar a usar

tenho pena de não dar (pelo que percebi) para mostrar ocorrências com menos de x tempo, para ter uma noção de como está a evoluir

1 Curtiu

Aumentou 50% nos últimos dois meses, em Portugal — tínhamos duas mil e qualquer coisa.

Em grande parte por causa dos Vizinhos do Areeiro, suponho (Lisboa estava atrás de Oeiras, por exemplo).

O Fórum Cidadania Lisboa pediu (entre outras coisas) à CML que a EMEL e Polícia Municipal passassem a usar a aplicação — ou uma equivalente, se acharem que os dados não devem passar por uma empresa privada estrangeira. Aqui: http://cidadanialx.blogspot.pt/2017/02/apelo-cml-e-preciso-mais-estacionamento.html

Eu diria em todo o caso que 3000 em dois anos é pouco, pouquíssimo.

3 Curtiram

o melhor para ter ideia do problema é ver o usar que em 1h ou 2 publicou mais eventos.

sem ter ideia do espaço temporal ou da quantidade de usar não dá para ter uma ideia de nada

1 Curtiu

Em Setembro de 2016 já íamos com +2500.

1 Curtiu

Era mesmo muito importante isto poder ser usado pela psp… a forma agora é uma treta

Tirar foto com tlm, passar pro pc, anexar no mail, ver propriedades para tirar a hora certa, saber a rua ou ver no mapa o nome (eu também envio um mapa com o local), anexar CC/comprovativo de morada a cada email, procurar o código da infracção no CE

Podiamos fazer uma petição sobre isto nos grupos das bikes, talvez em parceria com o passeio livre (talvez complementado pelas fotos de carros nas ciclovias que alguém (sorry) anda a compilar no facebook

E muito importante, aliar a isto a um flood de queixas por email. dá trabalho como mostrei, mas se receberem mesmo muitas podem começar a acar que tem de melhorar o sistema ^^

Terá que ser uma coisa que a polícia consiga ver e autuar com alguma rapidez. Maior parte dos maus estacionamentos pode ter um período de tempo relativamente curto, se as autoridades não andam “em cima” dessas apps, de nada serve. Para que interessa uma foto de um mau estacionamento que ocorreu no passado?
O proprietário pode sempre alegar que nem se tratou de estacionamento mas sim de paragem para tomada ou largada de passageiros, por exemplo.
Teria que ser uma coisa para a polícia ir ao local na própria altura e autuar “in loco”.

Acho que não é preciso multarem na hora, tal como não é quando fazem razias e por ai fora

Em relação às paragens para largar passageiros, acho que não existe essa excepção para permitir parar o carro em cima de passadeiras, além disso se mostrares o carro vazia esse argumento torna-se ainda menos válido

De qualquer forma devo saber em breve, enviei um mail com fotos de 4 carros ontem.

Deixo o texto para se inspirarem (reparem na sustentabilidade, em cada foto vão logo 2 carros xD

email enviado ontem

Gostava de apresentar queixa em relação a estes 4 carros estacionados em cima, ou a poucos metros de uma passadeira, podendo facilmente contribuir para um atropelamento nas respectivas passadeiras (não tem semáforo, pelo que a visibilidade dos peões é essencial

Em cada foto aparecem 2 carros, ambas em anexo com a respectiva data.

O Cartão de cidadão e o comprovativo de morada (carta de condução) seguem na outra imagem em anexo.

Data: 23 de Fevereiro de 2017, 17:47 e 17:48 (cada foto tem a sua hora no nome)
Local: Rua Agostinho Neto nº 16 (17:47) e nº 22 (17:48)
no mapa marquei um percurso do 1º ponto para o 2º:
https://www.google.pt/maps/dir/38.7627604,-9.1533845/38.7635041,-9.1535565/@38.7630785,-9.1535277,143m/data=!3m1!1e3

Infracção: Paragem a menos de 5m de uma passadeira
Artigo 49.º Proibição de paragem ou estacionamento, 1) d

1 Curtiu

Como conseguem dedicar tempo a isto? Admiro-vos por isso.

Se o fizesse, acho que não conseguia fazer mais nada da vida. Na minha rua são dezenas diariamente.

não faço a todos xDD se não de facto era impossível, mas depois do 1º mail feito até é relativamente rápido fazer, é só anexar as novas fotos, alterar a data e o local, e siga.

se forem muitas no mesmo local (há sitio em que dá para fazer aos 20 de cada vez) o racio até não é mau :stuck_out_tongue:

1 Curtiu

Se fizeres um por dia, dá 10 segundos que dispensas, não custa assim tanto.

1 Curtiu

@Nuro_Carvalho, como eu gostava de te dizer uma coisa diferente da que te vou dizer…

Frequentemente, eu sou também um dos prevaricadores. Neste momento sou um deles, e muito provavelmente amanhã também serei uma vez que sairei com o carro de noite. Eu sei, diga o que disser, estou errado. Mas é um problema realmente complexo.
Moro numa zona onde não há, mesmo, de todo, nem nas imediações, nem num raio de 800 metros (um raio de 800 metros cobre mesmo uma área grande, eu sei!), estacionamento. Já tive alturas em que andei às voltas durante 40 minutos à procura de um lugar legal. Algumas vezes tive sorte, mas normalmente quando procuro muito não vou ter. Nem tem que haver, eu sei! Mas para já a minha vida também não me permite não ter carro…

O que posso dizer, é que sempre que estaciono em cima do passeio na minha rua, faço-o facilitando sempre ao máximo a circulação de peões. Certifico-me de que deixo sempre um espaço suficiente para que passe algo como uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebé. Melhor que isto, enquanto aqui morar, não consigo.

deixa na estrada numa zona com 2 vias :stuck_out_tongue:

não só não atrapalha os peões como atrasa o trânsito, levando mais moradores da zona a pensar que se calhar o carro não é a melhor opção ^^

depois tiras uma foto com o teu carro e uns no passeio para o caso de te multarem só a ti :stuck_out_tongue:

1 Curtiu

Acredita que já pensei nisso. O problema é que acho que só multariam quem estacionaria na estrada (está lá a linha amarela para que não restem dúvidas, e é como que uma estrada principal, com algum movimento), e nunca os que estão no passeio. A polícia é completamente condescendente com isto nesta zona. A esquadra da PSP fica a 15 minutos a pé. Não é raro vê-los passar por aqui, ou à polícia municipal.
Pelo menos 1/3 dos carros aqui estão estacionados em cima de passeios, na boa.
Acredito que as autoridades sejam condescendentes com isto porque efectivamente só há estacionamento para uma parcela dos carros que há aqui… mas se não fossem condescendentes, provavelmente não haveria aqui 2 e 3 carros por agregado familiar como é habitual. Que uma família tenha 1 carro, é algo que ainda consigo compreender. Agora famílias com 2 e 3 carros?? É que esta é precisamente a regra aqui! E faz-me uma confusão dos diabos…
Esta dor de cabeça, foi um dos principais motivos que me puxou para cima de uma bicicleta. A situação desta zona sempre me fez imensa confusão. Mas a generalidade das pessoas não pensa assim… não abdicam de ter carro para o marido, para a mulher, para os filhos, para o cão e para o gato, e mais outro para passear ao fim de semana, para as pessoas, a câmara é que tem de arranjar solução para o estacionamento dos seus popós.

E eu acho que a solução para aqui seria efectivamente começarem a multar. Não vejo outra forma. Acho que só assim as pessoas abdicariam de ter tanto carro…
No dia que eu mesmo for multado aqui por estar em cima do passeio, ficarei muito contente!

É que não consigo mesmo perceber porquê tanto carro por família aqui! É que esta zona até é bastante bem servida de transportes públicos durante o dia! Estou a falar de Algés de Cima!!

2 Curtiram

comodismo + facilitismo + novo riquismo + ignorância = tuga com pópó(s)

Há uma tremenda condescendência das autoridades e/ou o “atira a batata quente” ao outro e não ao mesmo.
Muitos de vocês se calhar já tiveram esta experiência… Ontem, no miradouro de Santa Catarina, zona onde moro, vários carros mal estacionados em cima do passeio, em 2ª fila, frente a garagens, carros alugados ou estrangeiros e é uma zona com dístico, enfim o dia-a-dia daquela zona, abordei 2 polícias e perguntei se estavam a fiscalizar aquela tristeza e obviamente disseram que não mas que compreendiam o meu motivo e que deveria entrar em contacto com a emel.
Não desta, mas noutras vezes contactado a emel disseram que estavam a analisar a situação e deveria entrar em contacto com a respectiva Junta e polícia municipal… Enfim, passa ao outro e não ao mesmo…
Vários carros (inclusive 1 já tem os pneus vazios) estão à semanas nos mesmos sítios mal estacionados.

Portanto, parece uma luta perdida.
Parece que tem que sempre que haver uma desgraça para se começar a emendar os erros óbvios, tipo nesta zona se acontece um grande incêndio… e os carros dos bombeiros passam como? Provavelmente vão culpar as estradas/ruas que deveriam ser mais largas…

José, o car sharing ou outro semelhante poderá ser uma hipótese para ti para quando necessitas de usar carro?

1 Curtiu

O car sharing é uma coisa excelente, e não tenho dúvidas que ele tem um papel importantíssimo no futuro da mobilidade nas cidades.
O que se passa também é que eu ainda resido com os meus pais, logo não tenho poder de decisão. Cá em casa somos 3 pessoas (eu e os meus pais) e temos dois carros! Frequentemente já dei a entender o meu ponto de vista de que um carro chega para a necessidade de todos. Recentemente até houve uma boa oportunidade de passarmos a ter só um carro, visto que os meus pais tiveram um acidente no qual o carro foi para a sucata. Até pensei que fosse conseguir convencê-los porque pensaram mesmo nisso… sempre são menos custos e muito gosta a minha mãe de se queixar do dinheiro. É extremamente raro estarem os dois carros a ser usados simultaneamente!! Mas ambos os carros são do meu pai, não tenho poder de decisão… o melhor que posso fazer, já fiz muito, que é dar o meu ponto de vista, mostrar o quanto poderiam poupar se se desfizessem de um carro, e que 1 só carro chegaria perfeitamente para as nossas necessidades. Ainda para mais numa zona tão problemática… não faz sentido adoptar-se uma postura que só ajuda a agravar a situação.

Eu quase nem uso o carro. Afinal acabei por não o usar ontem, e nem o vou usar hoje (ontem e hoje não estou em infracção, boa!). E é uma altura em que uso mais porque estou de férias. Normalmente uso o carro 1 a 2 vezes por semana (sendo 1 ao fim de semana), e à noite. Os meus pais usam 1 vez por semana… que é para irem às compras. Enfim.
Hoje tive de ir a Lisboa as 10.30h da manhã, e fez-me uma impressão do caraças estar eu parado no autocarro por causa do trânsito na A5 àquela hora. Que raio anda tanto carro a fazer a entupir a cidade mais de 1 hora depois daquela que é geralmente a hora de entrada das pessoas? E na direcção do Marquês, que é uma zona onde o que não falta são transportes públicos?? Enfim… juro que não entendo mesmo, e faz-me uma confusão do caraças.

Em relação ao car sharing, desconheço que exista em Oeiras. Penso que só em Lisboa.

Compreendo a tua situação.
Mas força! Água mole em pedra dura…!

Tanta pessoa a usar os carros já faz confusão mas mais confusão me faz cada pessoa cada carro.
Somos (eles) mesmo muito egoístas mesmo sabendo que partilhar o carro com outras pessoas (família/colegas de trabalho/outros) dá para dividir as despesas nas deslocações diárias!!! Mas não, quero o meu carro só para mim e mais ninguém. É meu e só meu. O meu carro, o meu mundinho, a minha estrada.

E isto da partilha deveria ser outra coisa importante que se deveria aprender na escola e em casa.
Mas partilhar nos dias hoje… só mesmo nas redes sociais.
Fica então aqui a partilha da minha opinião!