Desafio – Identificar semáforos mal parametrizados

“Pela cidade fora, é comum encontramos semáforos que para peões e ciclistas demoram demasiado tempo a dar o verde, dando primazia ao automóvel e levando os denominados utilizadores vulneráveis muitas vezes a arriscar o vermelho.” (https://lisboaparapessoas.pt/2021/05/31/semaforo-rua-de-campolide/)

Desafio-vos a identificar e documentar em vídeo casos que conheçam de atravessamentos de peões/ciclistas mal parametrizados. Devem gravar com o telemóvel o tempo entre premir no botão, aparecer o sinal verde para peões, e o tempo até voltar a aparecer o vermelho para peões. Tudo no mesmo vídeo, de preferência em landscape.

Podem colocar aqui os vídeos:

https://drive.google.com/drive/folders/1sSWQ0wxUD5p778kQTMIBYJ0B8xi50-Ko?usp=sharing

À direção da MUBI (para ter mais peso) deixo o desafio de compilar os vídeos e enviar os casos identificados para a Direção Municipal de Mobilidade ([email protected]) e para o vereador Miguel Gaspar ([email protected]).

Há umas semanas embirrei com o tempo que se perde no atravessamento das passadeiras junto ao mercado do Lumiar, em Lisboa. Resolvi então fazer dois vídeos que encaminhei por email para a Direção Municipal de Mobilidade e para o vereador responsável.

Videos:

https://www.youtube.com/watch?v=JLRRpQ_d_bQ

https://www.youtube.com/watch?v=N6HjU6ipSuE

A resposta ao email foi célere e positiva, ao contrário do que tinha acontecido naMinhaRua.

Nota: Para facilitar a organização sugiro que coloquem aqui apenas casos ocorridos em Lisboa. Para outras cidades abrir outra thread.

4 Curtiram

Posso confirmar que nos últimos tempos o semáforo do Mercado do Lumiar tem estado com o tempo dos turnos mais bem redistribuído.

2 Curtiram

Sugestão: mantenham o telefone o mais estável possível e em posição horizontal (landscape). Videos ao alto são para as stories do Instagram :stuck_out_tongue:

1 Curtiu

Esta foi a resposta que me deram. Não voltei a passar por lá.
Confirmas isto @Sergio_Loureiro?

image

1 Curtiu

Confirmo que agora no semáforo para carros da extremidade da rua Luís Freitas Branco não tenho de estar tempo infinito à espera. E o mesmo pode ser dito do semáforo para peões e ciclopassadeira da Alameda das Linhas de Torres adjacente. Cuidado a atravessar neste; eu já tenho tido episódios de quase atropelamento por autocarros aqui, pois o semáforo para carros da Estrada da Torre que viram à esquerda está aberto ao mesmo tempo.

Quanto a tempos não consigo confirmar, nunca medi.

1 Curtiu

Olá Pedro,

Na última reunião com a CML, realizada anteontem, o vereador Miguel Gaspar partilhou a infrormaçao de que os tempos dos semáforos estão a ser revistos e já foi pedido à DMM para fazer um levantamento do funcionamento dos semáforos. Fomos também informados que nos próximos meses será contratado um sistema centralizado remoto para a gestão semafórica de toda a cidade.

5 Curtiram