Dia Mundial Sem Carros

Viva pessoal,
Como meu primer post no Forum gostaria de compartir uma preocupação e ao mesmo tempo lançar uma discussão. Estou a morar no Porto desde um ano e andar de bicicleta nessa fantástica cidade é maravilhosa. Apesar de uma clara falta de infraestrutura por falta de vontade política.

A preocupação que tenho é o Dia Mundial Sem Carros que estamos a preparar. Para mim será primeira vez (se participo) que um Dia Sem Carro não se organiza num domingo mas num qualquer dia da semana quando a gente estará a trabalhar normalmente. Estarão a conduzir normalmente. Temo que não vai ter nenhuma redução do trafico neste dia. E assim é quase impossível convencer outra gente a participar.

Estou a abrir essa discussão aqui pq realizo que há vários elementos e actores que entram no jogo para mudar esta situação, mas é necessário. Em estos dias os ainda-não-ciclistas descubram o jeito de pedalar numa bicicleta! O jeito de jogar na rua. E também o jeito de conversar com os demais habitantes.

Vou adicionar um video que fez um Jornal Belga sobre o Dia Sem Carros 2021 em Bruxelas (que se organiza todos os anos no 3o. domingo de setembro, assim coincida com a Semana da Mobilidade). Se queremos atrair mais pessoas a pedalar, teremos que mudar nessa direção amig@s!

Se precisar tradução (está em Holandés/Flamenco), comunica, posso.
Força,
Stef Michielsens
Ciclo Logistica Porto

3 Curtiram