olá a todos,
Alguém aqui comprou esta bicicleta? vale a pena?
estava a pensar comprar esta
mas por causa de ter alguma capacidade de fazer algumas compras pelo caminho(faço quase tudo em estradas), eu sei que a primeira dá para adicionar acessórios, gostaria de saber a vossa opinião e se vale apena a primeira ou não.
(já agora, já podemos submeter as faturas para obter o apoio do fundo ambiental?)
Obrigado,
Pedro Lima
No caso da Riverside, este modelo não está abrangido pelo Fundo Ambiental. Conhecemos quem a tenha adquirido e devolvido logo de seguida, alegando demasiado peso, para tão pouco binário e componentes, nomeadamente mudanças/velocidades, com fraco desempenho.
Quanto à Elops, sendo roda 28" e apenas 35Nm de binário não permite ter boas expectativas, até porque pesa 25Kg - esse binário só é adequado a roda 20" em bicicletas que não ultrapassem os 17Kg e com pelo menos sete velocidades/mudanças.
Antes de comprar, tente experimentar. Se encontrar muitas usadas à venda é porque o produto não satisfaz, mas poderá sempre tentar experimentar uma usada.
A Riverside está abrangida. Estive quase para comprar uma, e o vendedor até me garantiu que eles passam o respetivo papel para ela. Ambas estão abrangidas pelo fundo ambiental (pelo menos pelas regras do ano passado). Ainda assim, a promoção que estavam a fazer para ela já não está em efeito e já subiu de de 860€ para 1119€.
Uma bicicleta com as características da Riverside, não citadina, portanto, não pode ser abrangida pelo Fundo Ambiental. Se passam declarações a dizê-lo estão a prestar declarações falsas.
Pode tirar a dúvida no próprio site da Decathlon, que é o empregador do funcionário que lhe deu “garantias”… estão lá listadas as bicicletas de cidade.
Se a classe trekking fosse a mesma que urbana/citadina, não existiriam as duas categorias nativas. E muito menos é sério, um agente económico as ter agrupadas por essas e outras categorias e depois afirmar que uma é afinal uma outra qualquer… se tal aconteceu, trata-se de declarações falsas e dá “força” à exigência de fotografias no processo de candidatura aos incentivos do F.A…
Uma bicicleta citadina, por muito robusta que seja, não é desenvolvida para circular fora de pavimento/estrada, seja pelos componentes empregues: transmissão/corrente, mudanças/relações, travões, rolamentos, etc, seja também pelo tipo de pneus e até pela posição de condução… bem sabemos que por cá há calçadas e estradas em paralelos que são bem piores que alguns trilhos e que até há utilizadores que alteram tudo, mas isso não altera as características com que foi desenvolvida e classificada.
No caso das trekking (ou híbridas, para alguns), para além de permitir a utilização citadina, também estão adaptadas para trilhos ligeiros ou estradões em terra batida e pisos irregulares. Mas ainda assim, não estão à “altura” das exigências para serem de Montanha/MTB/BTT, pelos mesmos motivos indicados anteriormente.
@naturmotriz e @romaosl Obrigado pelo vosso feedback. entretanto acabei por comprar a Riversidena sexta e estou um pouco preocupado, pois se o que o Nuno disse posso correr o risco de ficar fora do apoio…
Andei nas duas e gosto das duas mas a riverside ganhou por ser mais leve e poder atacar subidas melhor que a elops (o trajecto que faço tem pelo menos uma subida bastante ingreme)
Fundo Ambiental à parte, note que seja qual for a loja, seja qual for o produto, como diz o povo: «galinha gorda por pouco dinheiro, é para desconfiar»; a Riverside esteve em campanha no final de Janeiro até final da primeira semana de Fevereiro por 860€… se uma bateria para uma bicicleta elétrica de gama média, facilmente chega aos 500€, por muito desconto que exista e para que a bicicleta não seja vendida igual ou abaixo do preço de custo, algo não está bem nesta “matemática”.
Se e quando precisar, pesquise onde pode adquirir a prestações sem juros e obtenha pelo menos um “produto” de gama média, desfrutando de menor peso, logo maior autonomia, maior capacidade de assistência (binário), melhores relações/mudanças e quase de certeza absoluta, de maior durabilidade, para lá da garantia, bem entendido, com a certeza de que vão continuar a existir peças suplentes e assistência.
Ao dispor e felicidades.
Estás a ser teimoso só porque sim. Não há uma distinção linear entre o que constitui uma bicicleta “citadiana”, tudo o que referiste acima sobre os componentes não tem nexo nenhum com exceção dos pneus. Assim, as únicas bicicletas excluídas do fundo são bicicletas concebidas para uso desportivo, o que não se aplica ao modelo Riverside da decathlon de maneira nenhuma. Regra geral, é a melhor maneira de entender: se não é para desporto, conta. A única diferença entre uma Elops, por exemplo, que está na categoria “cidade” no site da decathlon, e uma Riverside é literalmente só a suspensão dianteira.
Este cantinho à beira mar plantado, com uma língua que de tão rica, por vezes não basta dizer o que é, mas também é necessário dizer o que não é; relamente os legisladores ainda têm um longo e penoso caminho pela frente, mas os juízes têm um futuro promissor… talvez a língua inglesa dê um apoio mais esclarecedor sem ser exaustivo para o caso em concreto:
«(…)
What is a trekking bike?
A trekking bike is designed for long-distance cycling trips on unpaved surfaces. They typically have wide, knobby tires for extra traction and a durable frame that can handle the bumps and jolts of off-road cycling. Trekking bikes also have a higher gearing than traditional road bikes, making them better suited for climbing hills and crossing rough terrain.
Trekking bikes are also often outfitted with suspension systems to improve comfort and handling on rough terrain. They are frequently designed for light loads, with a single rear rack, a suspension fork, an aluminum frame, and gear ratios appropriate for sealed roads and bicycle paths. Trekking bikes can be just as fast as ‘light touring’ bikes but are more upright.
Hydraulic disc brakes and internally routed cables complicate and increase the trekking bike’s cost.
(…)»
«(…)City bikes are designed for urban mobility ease, whether you’re commuting to work or heading to the grocery store they will be the perfect companion on the city streets. They usually include fenders (mudguards), luggage racks and low maintenance parts as standard, and in some cases integrated lights. These extra features can add some weight but, as an upside, generally city bikes are built a bit tougher to withstand life on the streets. The geometry of a city bike is also focussed on delivering a combination of comfort and visibility as well as excellent manoeuvrability, to aid you in negotiating busy roads and junctions as confidently as possible.»
Mas definições/classificações à parte, se no presente ano o Fundo Ambiental atribuir o incentivo a estas bicicletas, por favor divulguem, porque não faltará opções de fabricantes e modelos, a preços competitivos e a superar as especificações dos aqui foram indicados. Aqui fica desde já o agradecimento!
Tendo em conta a cidade de Lisboa com as suas colinas, e os buracos/empredados assim como linhas de electricos em muitas ruas,podemos aceitar o conceito de trekking como citadino
A sábado, 4/03/2023, 00:40, Nuno via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu: