Dúvida sobre cedência de passagem

Boa noite, pessoal.

Este é provavelmente o pior cruzamento por onde passo a caminho de casa. É no final da Alameda das Linhas de Torres, perto do Campo Grande, e dada a frequência de autocarros nesta zona, a visibilidade é muito reduzida. O semáforo para ciclistas passa de vermelho a intermitente ao mesmo tempo que o semáforo destinado aos condutores que pretendem virar à esquerda, sendo o deles intermitente também, como mostra a fotografia.

Eu tive um acidente após avançar quando o meu semáforo ficou intermitente, ao mesmo tempo que o do condutor que queria virar à esquerda. Embatemos por acharmos que o outro iria ceder passagem. Quem deveria ter cedido passagem neste caso?

2 Curtiram

A passagem para velocípedes está assinalada pelas marcas rodoviárias. Tu tens prioridade se fores de bicicleta.

3 Curtiram

Eu passo com alguma regularidade aí de bicicleta e percebo bem a situação. Sou morador em Odivelas e faço alguma da minha vida em Lisboa.

O problema que já relataste, eu confirmo-o. Inclusive já tive algumas situações de quase acidente quando acaba a fila de carros no sentido Odivelas => Lisboa, e um carro no sentido oposto se quer enfiar no buraco entretanto criado para virar à esquerda, mas não tem a noção que está uma bicicleta lá atrás. Isto acontece-me tanto se eu for num sentido como no outro.

Quando venho no sentido Odivelas => Lisboa, estou sempre com muito cuidadinho para não levar com uma “gancheta” dum carro que provenha do mesmo sentido que eu, mas quer virar à direita.

Não sei de nenhuma solução para isto. Acho que nem quem dedica anos da sua vida como a @temospena Rosa Félix ou gurus da mobilidade activa como o @MarioJAlves possam ter.

Mas uma coisa que tenho feito ultimamente é quando passo aí no sentido Lisboa => Odivelas é ir pela faixa Bus do lado Nascente, o que pelo menos em parte me evita levar com os embates de abalroamentos laterais na ciclovia.

1 Curtiu

Não sei se compreendo muito bem a situação, mas parece-me que inicialmente vao ambos na mesma direcção, e depois o automovel muda de direcção para a esquerda.

Neste caso, e sem olhar para o Código da Estrada, parece-me que quem tem de ceder passagem é quem muda de direcção, no caso, o automobilista.

Cá está a confirmação:

Artigo 103.º

Cuidados a observar pelos condutores

1 - Ao aproximar-se de uma passagem de peões ou velocípedes assinalada, em que a circulação de veículos está regulada por sinalização luminosa, o condutor, mesmo que a sinalização lhe permita avançar, deve deixar passar os peões ou os velocípedes que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.

3 - Ao mudar de direção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões ou velocípedes, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões ou velocípedes que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.

4 Curtiram