Eu estou parado neste entroncamento, tenho um STOP. O condutor que se está a aproximar também tem um STOP (embora esteja só pintado no chão). Eu estou preparado para entrar: já parei, já olhei, já esperei. Mas ele está-se a aproximar e… não parou no STOP dele.
Ignorando essa questão (isto é, se ele parasse no STOP eu tinha mais do que tempo para entrar), supondo que chegávamos mais ou menos ao mesmo tempo. Aplica-se a regra geral da direita?
Enfim, neste caso aplicou-se a regra do veículo com maior peso passa primeiro.
Se é só pintado no chão (sem sinal vertical), acho que o condutor não tem de parar.
M8: Consiste numa linha transversal contínua que indica o
local de paragem obrigatória, imposta por outro meio de sinalização.
M8a: A linha de paragem M8 pode ser reforçada pela inscrição “STOP” no pavimento, quando a paragem seja imposta por sinalização vertical.
Pois. Eu tb diria q a situação q o @luis mostra não pode acontecer.
A linha de paragem ou de cedência de passagem, que podem ter a inscrição de “Stop” ou o triângulo, têm de ter antes o sinal vertical (de Stop ou de cedência de passagem).
E acho q os sinais de Stop e cedência de passagem, q se usam em cruzamentos ou entroncamentos, tem aplicação à via toda. Não podem ter aplicação apenas a uma via de trânsito.
Pelo q não poderia haver um sinal de Stop apenas para as viragens à esquerda. Isso só seria possível com semáforos.
Como é q o automobilista sabe que o ciclista tem um Stop? Ou é suposto as pessoas conseguirem reconhecer os sinais pelas costas?
O CE diz q a sinalização prevalece sobre as regras de trânsito. Por isso, eu diria que com Stop para ambos, nenhum poderia avançar. (E por isso a situação não dever poder existir)
Sim, é suposto as pessoas reconhecerem os sinais pelas costas (dois deles). E a situação pode existir: primeiro aplica-se o stop, depois aplica-se a regra geral de prioridade. Nos exames de código, até costuma haver uma situação mais caricata: «Quem tem prioridade? Quem tomar primeiro a iniciativa…»
É suposto e obrigatório ler estes dois sinais pelas costas. É por isso que o sinal de stop tem um desenho exclusivo, em hexágono e o de perda de prioridade com posição do triângulo invertido. É por isso fácil ler pelas costas. Em geral antes dos cruzamentos existe um sinal que indica aproximação de cruzamento com perda de prioridade à direita…