Boa noite , sou novo aqui, M54, e queria sugestoes para um ebike ate 1500€. 20 a 30 km em cidade com poucas subidas. Vi na decathlon algumas em promocao mas nao percebo nada. Obrigado
Olá,
Para esse valor, a Beeq só tem a opção do link. A meu ver, importante é ter um motor central. Embora a tecnologia tenha evoluído, os motores de roda costumam ter um comportamento menos suave, e têm menos torque.
Além disso, o motor na roda torna o acto de substituir uma câmara de ar mais complexo, e nalguns casos, muito mais demorado!
A Beeq está com bons descontos, e eu tenho boas referências desta marca.
Por uma valor ligeiramente acima dos 1500, têm também outras opções.
Boas pedaladas!
Olá António,
Para percurso predominantemente citadino eu prefiro um quadro com entrada baixa e pneus largos. Facilita em muito a mobilidade e a segurança. Parece-me também importante um (ou mais) bom cadeado, com versatilidade para conseguir prender a bike de diversas formas.
A capacidade da bateria, um dos principais fatores de autonomia, se tiver mais amperes/hora (A/h) mais autonomia nas mesmas condicoes de utilização. Não sendo muito importante mas na minha opinião muito útil em cidade são as mudanças de cubo. Normalmente encarece a bike mas é muito prático puder alterar a mudança com a bike parada, facilita nos arranques em esforço.
Pessoalmente valorizo também os travões de disco aos travões no aro que se estiverem molhados têm eficácia muito reduzida; os pedais com bom revestimento em borracha; suspensão dianteira que melhora não só o conforto mas também a maneabilidade e segurança; um selim adequado a uma posição mais vertical (mais largo com melhor apoio sacro ou eventualmente com alguma forma de amortecimento (molas ou amortecedor)).
Eu nunca ando sem o equipamento de segurança minimo, ou seja, iluminação, capacete, luvas e óculos.
Por fim tenho sempre o máximo de cuidado nas deslocações assumindo uma postura defensiva e muita atenção às condições da via e aos restantes utilizadores sejam motorizados ou não.
Boas pedaladas!
Muito obrigado pelas dicas uteis.
Muito obrigado
Muito obrigado pela informação. Vou espreitar essa.
Eu tenho a B400 e é também uma boa bicicleta, estou satisfeito e faz bem esses km. Recomendo pela boa relação qualidade preço e pelo facto de não parecer uma bicicleta eléctrica passa despercebida. A B800, com motor central é melhor se o custo não for obstáculo.
A b400 por outro lado pesa menos 7kg o que é util se for preciso carrega-la e o downtube do quadro é pequeno o suficiente para pôr num suporte normal thule em cima do carro. Quase nenhuma eléctrica deste tipo permite isso.
Talvez a Ahooga Urban, com 60Nm de binário (250W - 25Km/h) e sensor binário/pressão nos pedais, transmissão por correia e sem mudanças, autonomia até 50Km e cinco níveis de assistência, pneus de alto perfil e anti-furo, com desbloqueio rápido giratório do guiador, seja o “foguete ideal” por 1650€ (6% IVA incl.) - pesa 21Kg e pode transportar ~15Kg atrás, com bagageiro no quadro ou no espigão do selim: https://www.youtube.com/watch?v=d1Vp824ZmFw
(se quiseres fazer trilhos em lazer)
Em termos de baterias de e-bikes, a unidade de medida costuma ser em Wh (Whats/ hora).
A maior parte das ebikes que uso têm no mínimo 500Wh, como motores Bosch, o que permite fazer voltas de até uns 50/60 km, com muita subida, a utilizar o nível máximo de assistência sempre que necessário.
Obrigado Nuno pela dica. Hostei do sensor mas arece um pouco dura para as nossas estradas de paralelo.
Cada um sabe as “costas” que tem
Mas não é dura, podendo ajustar a pressão dos pneus de 2 a 4 bar para melhorar o amortecimento. E pode sempre colocar espigão de selim com suspensão ![]()
Nós usamos uma quase todos os dias e já acompanhou BTT de grau fácil. Se quiser experimentar, é só combinar.
Sugiro as 50 Rebels que são elegíveis para o Fundo Ambiental https://50rebels.com/pt/collections/v-series-collection-e-fatbikes/products/v-series-classic-e-fatbikes Com os descontos de Black Friday algumas cores ficam a 1999€ e ainda é possível a submissão ao Fundo Ambiental (500€).