Espantar motoristas das ciclovias

Já alguma vez o fizeram?

Para carros estacionados tenho estes autocolantes:

2 Curtiram

Até correu bem… Pediu desculpa e lá se pôs a andar, ainda que um pouco
contrariado. :smiley:

Circular a velocidades diferentes em vias diferentes não é considerado uma
ultrapassagem.

No dia 3 de fevereiro de 2016 às 14:10, Paulo Ribeiro [email protected]
escreveu:

É bem merecido esses autocolantes, mas é um pouco arriscado, ainda apanhas
algum maluco.

No dia 3 de fevereiro de 2016 às 14:22, Romão Leiria [email protected]
escreveu:

Romão, consegues dizer-me em que artigo do código da estrada está isso?

Pedro Sanches

No dia 3 de fevereiro de 2016 às 14:28, Romão Leiria [email protected]
escreveu:

Aqui está:

"Artigo 42.º

Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas

Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º, no artigo 14.º-A e no artigo 15.º, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos no presente Código."

1 Curtiu

Obrigado.

Pedro Sanches

No dia 3 de fevereiro de 2016 às 16:35, Romão Leiria [email protected]
escreveu:

Oi Romão

Sim, eu sabia isso, mas disse-o na mesma para o pôr a andar. :wink:

Na verdade isso só se aplica em casos de trânsito congestionado. E a ciclovia está marcada com um traço contínuo.

Andei nessa ciclovia, na marina de Albufeira, em 2007: https://www.youtube.com/watch?v=K41nIcL42xc - peço muita desculpa pelos maus exemplos do vídeo (um tesourinho deprimente que repesquei agora ao reconhecer as imagens do capitão bina), só começámos a aprender a conduzir como deve ser uns meses mais tarde. Hoje em dia não a usaria e até agradeceria aos tipos dos carros estacionados por darem mais força à minha opção.

4 Curtiram

Muito bom comentário, Ana. :slight_smile:

Eu tou como a Ana, tb não iria por essa faixa ciclável.

1 Curtiu

A Ana pontualizou muito bem a questão!
Faz-se em Portugal uma interpretação demasiado lata da regra citada, o que leva a uma dispersão demasiada da atenção dos utilizadores das faixas de rodagem quando em cruzeiro porque o perigo tanto pode surgir da esquerda - o que é natural - como da direita - que não é.

Capitão, eu utilizaria a tua linguagem um pouco brusca no caso de a primeira “aproximação” não ter concordância imediata, mas isto é uma questão de estilo pessoal claro. É que é fácil um tipo sem razão deslocar logo de início a questão para o aspecto da forma, tipo “veja lá como é que fala…”

Obrigado pela crítica, Rui.
Poderia ter sido mais cortês, mas no momento achei mais apropriado ser firme na minha abordagem. Parar um carro numa ciclovia é falta de respeito pelos ciclistas; não é favor nenhum pedir para tirar o carro de lá. Este motorista pensará 2x da próxima vez que parar numa ciclovia.
Mesmo não concordando totalmente, apreciei o teu comentário.

1 Curtiu