Estacionamento em parques da EMEL

Dada a falta de estacionamento apropriado em vários arruamentos de Lisboa, penso que uma boa opção para ajudar a resolver este problema em geral, e nomeadamente na altura mais chuvosa do ano, seria bom que houvesse a possibilidade de estacionar bicicletas gratuitamente nos parques da EMEL.

Um dia abordei um porteiro de um desses parques, que me disse que não tinha permissão para deixar aparcar bicicletas, ao que me lembrei de contactar diretamente a EMEL.
No entanto, penso que se o contacto fosse feito por um conjunto maior de pessoas, nomeadamente pela MUBI, talvez o impacto fosse maior.
Que acham comunidade ciclista?

Cumpmrimentos

9 Curtiram

Isso é frequente existir em parques públicos lá fora.
Acho bem meter a pressão para aceitarem as bicis.
Vi locais dedicados a isso , fechados com digicode, num parque auto publico em Lyon.

2 Curtiram

Os parques da EMEL deveriam ter estacionamento para bicicletas de curta duração (barras tipo Sheffield) e de longa duração (cacifos individuais ou contentores com sheffields no interior e acesso por cartão ou código ou app), principalmente em bairros com prédios sem elevador.
Se substituíssem lugares de carro, podiam servir 10 ou 20 pessoas em vez de 1 ou 2 automobilistas (o eterno problema do carro na cidade é que serve muita pouca gente para o espaço que ocupa). Mas na realidade, os parques de estacionamento têm várias áreas mortas de 20 ou 30 m2 onde não se conseguem estacionar carros (cantos), mas é possível estacionar bicicletas (curta ou longa duração).
É escrever emails para a Junta de Freguesia, EMEL e CML (vereação de mobilidade), com conhecimento da Mubi e FPCUB. Cada um pode fazer isto individualmente já agora. E as associações reforçam com os seus contatos privilegiados.

6 Curtiram

Ok, eu vou já escrever à JF de Campolide , emel e CML.

1 Curtiu

Sobre esse assunto abordei, por email, a emel há uns meses e responderam-me que não planeavam fazê-lo. Em muitos bairros a tipologia típica das casas é um forte desincentivo a quem não tem vigor para carregar bicicletas escada acima, para nem sequer falar do espaço que ocupam dentro de casa.

3 Curtiram

A ideia é não desistir. A título pessoal, vários ciclistas chateiam a Transtejo há vários anos pelo aumento do número de bicicletas nos barcos. De início a empresa nem respondia nada de jeito, mas agora percebe-se que as novas frotas terão mais espaço para bicicletas (se realmente forem adquiridos novos barcos).
Temos de nos fazer ouvir, e não desistir. Se puderes, partilha o email que criaste com outros ciclistas, para que também eles possam utilizar/enviar para as entidades competentes. E sim, colocar em Cc as Associações poderá ser uma mais valia, para 1) quem recebe o email perceber que não estás sozinho e 2) as Associações terem conhecimento e colocarem esse problema nas suas agendas, se surgir oportunidade.

6 Curtiram

Já agora, informação oficial:

«A EMEL [gere] 42 parques de estacionamento na cidade de Lisboa, correspondendo a 7.414 lugares, dos quais cerca de 80 para motas e mais de 70 para bicicletas.»

Até têm lugares para bicicletas nos parques de estacionamento, mas correspondem a menos de 1% dos lugares e menos de 0,1% do espaço ocupado.

4 Curtiram

Enviei email a perguntar quais os parques que têm lugar para bicicleta. Resposta:
"Exmo. Sr. Luís Vieira,

Acusamos receção ao email, o qual agradecemos.

Nesse sentido informamos V. Exa. que existem lugares para motos nos seguintes parques: Parque Av. De Pádua, Parque Calçada do Combro, Parque Campo das Cebolas, Parque Cosme Damião e Parque Chão do Loureiro. São estruturas a que é possível prender a bicicleta, aconselhamos o uso de corrente e cadeado, não disponibilizada.

Melhores cumprimentos,
Direcção de Exploração do Estacionamento
Gestão de Operação de Parques"

3 Curtiram

Como assim?

Não sei. Pelos vistos e coisas para motas que dão para bicicletas

2 Curtiram

Na notícia de hoje do público é mencionada a criação de mais lugares de estacionamento para bicicleta, inclusive como o que existe actualmente em entrecampos

2 Curtiram

Slide da apresentação de hoje:

(Noticia e restantes slides em https://www.lisboa.pt/atualidade/noticias/detalhe/camara-apresenta-plano-de-transformacao-do-espaco-publico)

4 Curtiram

Esperemos é que cumpram os prazos!

2 Curtiram
2 Curtiram

3 Curtiram

Está a acontecer :slight_smile:

2 Curtiram

7 eur por mês, é razoavel. Seria bom que outros parques de subsolo não Emel passassem a ter.

Mas para moradores é gratuito.

*Para moradores que não tenham dístico de estacionamento automóvel

1 Curtiu

Mas quem aderir pode estacionar em qualquer um dos parques ou fica restrito ao parque da sua área de residência? Alguém me sabe esclarecer? Obrigado