Estacionamento em parques da EMEL

Os parques da EMEL deveriam ter estacionamento para bicicletas de curta duração (barras tipo Sheffield) e de longa duração (cacifos individuais ou contentores com sheffields no interior e acesso por cartão ou código ou app), principalmente em bairros com prédios sem elevador.
Se substituíssem lugares de carro, podiam servir 10 ou 20 pessoas em vez de 1 ou 2 automobilistas (o eterno problema do carro na cidade é que serve muita pouca gente para o espaço que ocupa). Mas na realidade, os parques de estacionamento têm várias áreas mortas de 20 ou 30 m2 onde não se conseguem estacionar carros (cantos), mas é possível estacionar bicicletas (curta ou longa duração).
É escrever emails para a Junta de Freguesia, EMEL e CML (vereação de mobilidade), com conhecimento da Mubi e FPCUB. Cada um pode fazer isto individualmente já agora. E as associações reforçam com os seus contatos privilegiados.

6 Curtiram

Ok, eu vou já escrever à JF de Campolide , emel e CML.

1 Curtiu

Sobre esse assunto abordei, por email, a emel há uns meses e responderam-me que não planeavam fazê-lo. Em muitos bairros a tipologia típica das casas é um forte desincentivo a quem não tem vigor para carregar bicicletas escada acima, para nem sequer falar do espaço que ocupam dentro de casa.

3 Curtiram

A ideia é não desistir. A título pessoal, vários ciclistas chateiam a Transtejo há vários anos pelo aumento do número de bicicletas nos barcos. De início a empresa nem respondia nada de jeito, mas agora percebe-se que as novas frotas terão mais espaço para bicicletas (se realmente forem adquiridos novos barcos).
Temos de nos fazer ouvir, e não desistir. Se puderes, partilha o email que criaste com outros ciclistas, para que também eles possam utilizar/enviar para as entidades competentes. E sim, colocar em Cc as Associações poderá ser uma mais valia, para 1) quem recebe o email perceber que não estás sozinho e 2) as Associações terem conhecimento e colocarem esse problema nas suas agendas, se surgir oportunidade.

6 Curtiram

Já agora, informação oficial:

«A EMEL [gere] 42 parques de estacionamento na cidade de Lisboa, correspondendo a 7.414 lugares, dos quais cerca de 80 para motas e mais de 70 para bicicletas.»

Até têm lugares para bicicletas nos parques de estacionamento, mas correspondem a menos de 1% dos lugares e menos de 0,1% do espaço ocupado.

4 Curtiram

Enviei email a perguntar quais os parques que têm lugar para bicicleta. Resposta:
"Exmo. Sr. Luís Vieira,

Acusamos receção ao email, o qual agradecemos.

Nesse sentido informamos V. Exa. que existem lugares para motos nos seguintes parques: Parque Av. De Pádua, Parque Calçada do Combro, Parque Campo das Cebolas, Parque Cosme Damião e Parque Chão do Loureiro. São estruturas a que é possível prender a bicicleta, aconselhamos o uso de corrente e cadeado, não disponibilizada.

Melhores cumprimentos,
Direcção de Exploração do Estacionamento
Gestão de Operação de Parques"

3 Curtiram

Como assim?

Não sei. Pelos vistos e coisas para motas que dão para bicicletas

2 Curtiram

Na notícia de hoje do público é mencionada a criação de mais lugares de estacionamento para bicicleta, inclusive como o que existe actualmente em entrecampos

2 Curtiram

Slide da apresentação de hoje:

(Noticia e restantes slides em https://www.lisboa.pt/atualidade/noticias/detalhe/camara-apresenta-plano-de-transformacao-do-espaco-publico)

4 Curtiram

Esperemos é que cumpram os prazos!

2 Curtiram
2 Curtiram

3 Curtiram

Está a acontecer :slight_smile:

2 Curtiram

7 eur por mês, é razoavel. Seria bom que outros parques de subsolo não Emel passassem a ter.

Mas para moradores é gratuito.

*Para moradores que não tenham dístico de estacionamento automóvel

1 Curtiu

Mas quem aderir pode estacionar em qualquer um dos parques ou fica restrito ao parque da sua área de residência? Alguém me sabe esclarecer? Obrigado

Eu tinha a mesma preocupação e li algures que era em todos os parques

1 Curtiu

Eu acho normal pagar-se a utilização, mesmo sendo pouco. Os parques subsolo é sobretudo bom para guardar a noite e quando chove. Espero que os outros passem a ter.

1 Curtiu