Estrada Ciclo-pedonal Rotunda Terminal 2 do Aeroporto — Rotunda Nelson Mandela

https://www.facebook.com/fernandomedina.pcml/posts/1172882429560164?comment_id=1173530346162039&reply_comment_id=1239068879608185&comment_tracking={"tn"%3A"R"}

Sérgio Rodrigues Loureiro Fernando Medina Há espaço entre a Rotunda do Terminal 2 do Aeroporto e a Rotunda Nelson Mandela para se fazer uma via lá que eu sugiro que fosse uma estrada ciclopedonal. Os carros não precisam, já têm a 2. Circular. Assinalei a azul na foto uma ideia muito abstracta da minha sugestão: https://i.snag.gy/rBJ4AX.jpg
Houve até uma proposta do OP Lisboa com algo relacionado: Página Inicial | Orçamento Participativo Lisboa

Fernando Medina Sérgio Rodrigues Loureiro Muito obrigado pela sugestão. Vamos avaliar e se for possível avançaremos. Cumprimentos

1 Curtiu

https://www.facebook.com/fernandomedina.pcml/posts/1172882429560164?comment_id=1173530346162039&reply_comment_id=1239156119599461&comment_tracking={"tn"%3A"R"}

Sérgio Rodrigues Loureiro Fernando Medina Obrigado pela atenção. Não contava que me respondessem tão rápido, muito menos a um Sábado!

Sérgio Rodrigues Loureiro Fernando Medina Agora um outro assunto: Não me tenho calado relativamente ao assunto da mobilidade ciclável e pedonal entre os Concelhos de Lisboa e Odivelas, nomeadamente no que concerne à Calçada de Carriche. Aqui está que penso relativamente à ideia publicada em https://www.facebook.com/fernandomedina.pcml/photos/a.414783318703416/1124951274353280 de fazerem a ponte Ciclo-pedonal na Calçada de Carriche:

https://www.facebook.com/fernandomedina.pcml/posts/1124951681019906?comment_id=1222156597966080&comment_tracking={“tn”%3A"R"}
«
Parece-me uma solução errada. Aquela zona já está cheia de Viadutos, não precisa de mais um. Além de que vai dar a um sítio mais longe para ir para Odivelas / Póvoa / Olival Basto; portanto quem vem com destino a Odivelas, vai continuar a fazer o percurso pelas hipóteses que já documentei em Barra de cimento assassina no fim da descida da Ciclovia da Rua das Murtas - #3 por Sergio_Loureiro
Por consequência, vai continuar a incentivar a mentalidade portuguesa pequenina que “bicicleta é lazer”, muito presente na cabeça de não-utlizadores de biciceta, quando a mensagem a transmitir devia ser: bicicleta serve para casa-trabalho, trabalho-casa, ir às compras, ir a um restaurante almoçar, etc.
O que fazia sentido era desbastar o morro de terra logo à direita das bombas da gasolina da Calçada de Carriche do lado Nascente ao nível das mesmas. Se foi possível fazê-lo para lá porem as bombas, porque não desbastar mais um bocado para que os ciclistas tenham pelo menos uma via em que os ciclistas e peões se sintam seguros ao fazerem a travessia entre o Concelho de Lisboa e o de Odivelas?
E aproveitar para fazer a revisão da Engenharia do tráfego da Rua de Angola do Olival Basto. Aquilo é péssimo para uma bicicleta chegar da Rotunda do Senhor Roubado à Rotunda da BP de Odivelas, mas não há nenhuma alternativa mais segura para um ciclista saír da Calçada de Carriche em direcção a Odivelas! :frowning:
»

Sérgio Rodrigues Loureiro Fernando Medina Os moradores do último prédio da Quinta das Lavadeiras Google Maps até agradeciam que se fossem lá desbastar a terra, que lhes está quase a chegar às janelas!

Google Maps

Parece que picar o vereador Miguel Gaspar no Linkedin, teve algum efeito, o de ele dizer “a ver vamos como diz o cego.”

Sérgio Rodrigues Loureiro - You
Software Engineering

Tive duas ideias que ficariam no contínuo dessa Avenida em direcção ao Campo Grande:

Será que alguma das minhas ideias tem tracção? Obrigado desde já.

Miguel Gaspar - Author
Deputy Mayor for Economy, Mobility, Innovation and Safety Câmara Municipal de Lisboa

A segunda está a ser estudada. A primeira é mais complexa pela gestão que é necessário fazer desse território com a ANA.

1 Curtiu

A minha maior questão aqui tem mesmo a ver com as tuas duas fotos de perfil.

Essa ideia de ligar ao aeroporto é fantástica! A segunda também numa perspectiva de construção da rede ciclável a médio / longo prazo a meu ver.

De resto, tenho uma ideia um bocado “megalómana” para essa zona (nomeadamente noo lado sul da 2ª Circular e na Rot. do Aeroporto) que poderia melhorar imenso a mobilidade ciclável entre os Olivais / Pq. das Nações e o resto da cidade.
Mas não é coisa que possa sair rapidamente do papel.

3 Curtiram

Há que começar, pelo menos, a pôr alguma coisa no papel. :wink:

1 Curtiu

De forma super rudimentar é mais ou menos isto.

1 Curtiu

Isto = https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1yF751syPhnEDXI9FOR_JE7yyf0ZYLLZ_&ll=38.76194625669467,-9.1372796&z=15 ?

3 Curtiram

Sim, exacto. Não sei que se passa com o visualizador.

1 Curtiu

---------- Forwarded message ---------
From: DMM - DIPM <[email protected]>
Date: Thu, Dec 7, 2023 at 10:41 AM
Subject: Comunicação l Construção Percurso Ciclopedonal das Calvanas l Início dos trabalhos: 11 de dezembro_ MJG
To:

Exmos. Senhores

A Câmara Municipal de Lisboa e a EMEL informam que a partir de dia 11 de dezembro iniciam os trabalhos de construção do percurso ciclopedonal das Calvanas e de um troço de ciclovia que ligará a ciclovia existente na Rotunda Nelson Mandela à Alameda das Linhas de Torres. Esta ligação melhorará a rede ciclável e contribuirá para a sua consolidação. A intervenção tem um prazo previsto de execução de 45 dias.

Nesta sequência, solicitamos e agradecemos a v/colaboração na divulgação desta intervenção junto dos vossos colaboradores e associados.

Em anexo, segue folheto digital desenvolvido para apoio da comunicação.

Agradecemos a vossa atenção.

Com os melhores cumprimentos,

Paula Santos Martins

Chefe de Divisão

Câmara Municipal de Lisboa

Direção Municipal da Mobilidade

Divisão de Informação e Promoção da Mobilidade

Rua Alexandre Herculano, n.º 46 – 4º | 1269-054 Lisboa

T. Geral (+351) 213 588 553/15

www.lisboa.pt |[email protected]

Política de Privacidade


FOLHETO.pdf (1.8 MB)