Etiquetas no fórum

Caros membros da @core

que acham desta funcionalidade para a core?

Um botão no fórum que menciona se um tópico está resolvido ou tratado!
Há coisas na core que andam perdidas mas que estão por resolver, mas há outros tópicos que ficaram entretanto resolvidos.

2 Curtiram

Acho que seria útil, principalmente nos tópicos do bike buddy.

4 Curtiram

Acho bem! Se bem que precisaríamos mais um botão “por resolver” :smile:

Pensando nisso acho mesmo que faria sentido nas massagens ou tópicos que requerem “ação” deveria haver um botão a assinalar isso mesmo (podia ser o mesmo botão) “Acão/resolvido”.

2 Curtiram

Realmente seriam úteis ambos. O primeiro seria mais para o Bike Buddy, onde em princípio não existem tópicos que devam ficar por resolver, e para os restantes o botão Por Resolver. Mas a solução que eles apresentam já será suficientemente interessante para ambos os casos.

Parece-me que quando não está resolvido, por defeito será “por resolver” :slight_smile:
Tenho apenas que investigar melhor, pois não queremos esse tipo de funcionalidades no fórum de sócios.

parece-me que sim, que dá para selecionar para cada categoria.

Tentei instalar hoje de manhã, mas não funciona, o fórum ficava em baixo sem funcionar.

Usei estas instruções. Já comuniquei o problema à malta do Discourse. Removi e voltou a dar.

@paulovieira tens alguma noção porquê? Realmente é verdade que o repositório do plugin não é tocado há meses.

aproveitei para atualizar o fórum

entretanto informaram-me do discourse que este plugin ainda não está pronto. Os plugins prontos a usar estão aqui. Se alguém quiser sugerir algum, diga.

@joaopferreira Não sei qual foi o problema, mas de certeza que tem a ver com o facto do plugin estar desactualizado relativamente à última versão do discourse. Como te disse, não tinha esperança que funcionasse. O próprio autor diz isso num issue no github.

Mas acho que esta funcionalidade também poderia ser implementada por meio dos tags, não? É que entretanto foi lançado um plugin oficial com esse objectivo: discourse-tagging

https://meta.discourse.org/t/the-official-discourse-tags-plugin-discourse-tagging/26482

1 Curtiu

Já agora, um assunto relacionado é a nova versão do Discourse que o incansável @joaopferreira tratou de instalar. Esta versão inclui um conjunto de novas funcionalidades interessantes, como as notificações no desktop ou a directoria de utilizadores. Vejam mais pormenores aqui:

2 Curtiram

Muito obrigados @paulovieira

Pessoal, que pensam das tags nas mensagens? Este plug-in está funcional e pronto a usar.

@brunobarao, seria útil para o BB não? “Por tratar” ou “respondido” ou “resolvido”. Acho que permite ainda mais funcionalidades que um simples “solved”. Que te parece @MarioJAlves? Na core podíamos ter “resolvido”, “por resolver”, “importante”, “urgente”; etc.

@ricardocruz podíamos na core ter tags “Porto”, “Braga”, “Oeiras”, “Lisboa”, etc., que te parece?

Que vos parece pessoal?

http://meta.discourse.org/t/the-official-discourse-tags-plugin-discourse-tagging/26482

3 Curtiram

Acho uma excelente ideia. Aliás era uma das plug-ins que estava à espera desde o inicio que se tornasse oficial para ser adoptada por nós.

2 Curtiram

Like. A lot!

Por mim é de avançar com o plugin dos tags. É uma maneira mais genérica de ter a funcionalidade do “resolvido”.

No fundo seria uma classificação dos tópicos ortogonal às categorias. Por exemplo, a tag “Urgente!” faz sentido em qualquer categoria. Se estivermos com pouco tempo, seriam esses os tópicos a ver primeiro.

Pelo que percebi da descrição dá para navegar / filtrar por tag (à semelhança do gmail, suponho).

1 Curtiu

Um questão que me coloco sempre em relação ás tag é se deveria ser sugerida uma taxonomy ou não.

Conceptualmente a questão é se deve ser broad folksonomy ou narrow folksonomy e parece-me pode ser uma mistura das duas. Isto é, como gestores do sistema sugerir logo do inicio umas taggs, por exemplo as sugeridas pelo @joaopferreira é já um bom começo:

“por resolver”
“resolvido”
“importante”
“urgente”

Sugerir uma tag geográfica por conselho.

E deixar o resto aberto a que surjam tags ao sabor do utilizador.

Com alguns problemas, por exemplo “Massa Critica”, “MC” “Massa”… mas que podem ser corrigidos por moderadores depois.

Venha então o plug-in!

1 Curtiu

Sem pensar muito no assunto, diria que as tags deveriam ser transversais a qualquer categoria. Essas 4 que avançaste são bons exemplos (embora “importante” e “urgente” sejam parecidas).

A utilização de tags para localização geográfica é outro bom exemplo (por exemplo, eu quero filtrar imediatamente tópicos na categoria bike-buddy e que estejam em lisboa).

Isto para dizer que devíamos pensar duas vezes antes de criar uma tag que vai ser usada apenas numa categoria.

1 Curtiu

As que sugeri baseado na sugestão do João são tags específicas para tópicos ou msgs que exigem “ação” sendo por isso mais apropriadas para uso na “core” e grupos…mas nada contra que se use no “fórum sócios”…

Mas cada grupo pode ter no “About” sugestões de tags. Por exemplo o Bike Buddy pode ter “Rota”, “Acompanhamento” para além dos “Por resolver”; “Resolvido”…

1 Curtiu

Também acho que as mais importantes já foram referidas.

Para todas (ou maioria) das categorias as “por resolver”, “resolvido”, “importante” e “urgente” deverá ser servir.

Para os grupos de trabalho também poderia haver um “necessário feedback”, “necessário revisão” ou assim.

Para o bike buddy poderia ser útil as localizações geográficas, mas parece-me que com poucos pedidos não é tão útil, filtrando com os “por resolver” e olhando para os títulos é rápido verificar se estão numa área de “interesse”.

1 Curtiu

Calma, esse é o grande problema de etiquetas livres. Nenhum site de renome permite que um utilizador crie etiquetas de livre vontade (wikimedia, stackoverflow, etc.) exatamente devido à multiplicidade de termos para o mesmo conceito. As etiquetas deverão ser apenas criadas pelos membros da core/admin.

Não sei se concordo Paulo pois presumo que não faça sentido haver um “por resolver” na categoria dos sócios. Até porque o BB terá por certo etiquetas próprias.

1 Curtiu

O problema é que o fórum ficará em baixo durante alguns vários minutos! E confesso que não estou para fazer isto à meia-noite até porque aqui é mais uma hora!

Instalado, sempre a abrir e consegui numa série de comandos Unix, fazê-lo em dois minutos :slight_smile:

Pessoal, bora então escolher as etiquetas!

Geográficas:

  • Lisboa
  • Porto
  • Braga
  • Faro

Administração

  • Por resolver
  • Resolvido
  • Respondido

Importância

  • Urgente
  • Importante
  • Sem prazo
2 Curtiram