@MarioJAlves viva a esquerda como grande promotora da ferrovia AHAHAHAH
Estão lá há uma data de anos e cada ano que passa é encerrar linhas, e como prémio, o PS mete a senhora como reguladora do sector.
Em Janeiro de 2009, sem qualquer aviso prévio, o governo mandava encerrar os 50 quilómetros da via férrea entre Figueira da Foz e Pampilhosa. Três meses depois, também subitamente, era encerrado o que restava da linha do Corgo (26 quilómetros) e do Tâmega (13 quilómetros). Ana Paula Vitorino, à época secretária de Estado dos Transportes - que já no ano anterior tinha mandado encerrar a linha do Tua - alega que razões de segurança ditavam a suspensão do serviço, mas prometia modernizar as linhas, anunciando de imediato um investimento de 40 milhões de euros para o Corgo e o Tâmega. Para o troço Figueira da Foz-Pampilhosa, o investimento seria entre 13 a 16 milhões de euros.
As obras nunca avançaram e o Governo de Passos Coelho, já com a troika em Portugal, limitou-se a constatar que ali já não passavam comboios e assinou a certidão de óbito aqueles 143 quilómetros de linhas, cujo encerramento provisório passou a definitivo.
A antiga governante está na calha para ser a próxima presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), estando a sua indigitação a ser avaliada pela Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP). Para o ministro que tutela a ferrovia, Pedro Nuno Santos, Ana Paula Vitorino “é uma das pessoas mais qualificadas no nosso país da área [dos transportes] e quem a conhece percebe que tem um perfil que garante independência face aos regulados”.
https://www.facebook.com/infraestruturasdeportugal/posts/363689795173027
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Infraestruturas de Portugal
13m ·
Seminário | Corredor Internacional Sul - A importância estratégica
Este evento, organizado pela Infraestruturas de Portugal (IP), pretende apresentar e debater a importância deste Corredor na rede ferroviária nacional e na conexão com Espanha, contribuindo assim para o alargamento da área de influência dos portos marítimos de Sines, Setúbal e Lisboa.
Este novo corredor ferroviário constitui-se como a maior linha ferroviária construída em mais de 100 anos em Portugal, fazendo parte do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional - Ferrovia2020 que a IP está a desenvolver, representando um investimento global de mais de dois mil milhões de euros, sendo que mais de 80% está em fase de contratação, obra ou já concluído.
Consulte o Programa do Seminário em https://cutt.ly/YmnJopM e assista em direto na página da IP no Youtube em: https://bit.ly/3tvpBDu .
Contamos com a sua presença. Juntos Ligamos Destinos!
.Infraestruturas de Portugal
Public & government service
Fico curioso com a estratégia a adotar para isto.
O ministro das Infraestruturas quer ainda limpar o passivo da CP — uma dívida de 2,1 mil milhões de euros — para que a empresa possa ir à banca pedir dinheiro para investir em comboios de longo curso.
Fui a Aveiro com a família e aproveitei para fazer um vídeo da vista da janela do trajeto no serviço urbano, desde Porto-São Bento.
O vidro do comboio possui uma película que dificulta a filmagem sem que apareça reflexos, não gostei muito do resultado especialmente nas partes de túnel, mas partilho na mesma.
[]s
Concurso para aquisição de comboios urbanos e regionais: tanto uns como outros precisarão de ter “no mínimo” lugar para 4 bicicletas em cada UME