Não tens de quê.
Há anos que a A5 devia ter uma via segregada de BRT nos 2 sentidos de um extremo ao outro.
Se tivesse paragens em toda a sua extensão com grandes parques de estacionamento associados e gratuitos com o titulo de transporte, facilmente retiraria metade do volume de automóveis que vêm todos os dias para Lisboa poluir o ar e embarrilar o transito.
Se tiverem mais ideias para ilustrações avisem.
É arranjar imagens do tabuleiro sem carros, que o resto é facil.
A Avenida Santos e Castro sempre teve muito pouco movimento, segundo os dados do Google Maps.
Embora não seja um dos sítios mais úteis para trânsito de bicicletas, que tal tirar duas faixas para os carros, uma em cada sentido, correspondendo à faixa mais à direita, reservada para trânsito de bicicletas e peões?
Aqui é um sítio onde poderíamos ter não uma Ciclovia, mas uma autêntica CICLOFAIXA devido à largura disponível. Não deve ser possível em mais lado nenhum de Lisboa.
Na minha humilde opinião, grande parte das estradas apresentadas com a sinalização horizontal parecem excessivas e acabam por aproximar-se de fundamentalismo, afastando a maior parte das pessoas que até seriam sensibilizadas para a ideia.
Não seria mais harmonioso junto da comunidade geral apresentar apenas uma via de cor verde e bicicletas para cada lado, outra de BUS e (caso sobre) uma para as latas em geral?
Ainda não consegui olhar para as imagens todas com tempo, mas como sugeri acima se calhar é melhor não exagerar na “dose” para não corrermos o risco de sermos vistos como fundamentalistas.
Assim, antes de partilhar propunha que as montagens não fossem tão ambiciosas, mas que reflectissem algo que pudesse ser posto em prática efectivamente. A partilha seria feita no Sexta de Bicicleta.
O que vos parece?
@Francisco_Costa, desculpa… sei que já tiveste bastante trabalho com isto…
A base disto foi imitar o protesto de Madrid, na estética e densidade, que o @Nuro_Carvalho tinha partilhado no facebook.
Não tens que pedir desculpa, Define a ambição que eu corrijo em conformidade. Entretanto estava a trabalhar na da auto-estrada de Roma incorporando algumas das sugestoes: