Fundo Ambiental 2022 - Compra de bicicleta eléctrica

Foi a meio de Junho.

A minha foi a meio de Agosto. Sendo assim ainda falta…

Recebi email a pedir elementos adicionais. Não diz quais não sei o que fazer…

A mim aconteceu-me isso em Agosto. Por erro mandaram-me um email a pedir algo, mas não diziam o que era. Tentei contacta-los sem sucesso, e 2 dias depois voltaram a mandar-me o email, mas já dizia o que era: pediam novamente o certificado de não dívida da segurança social e das finanças o qual voltei a mandar.

1 Curtiu

Pois depois de dar voltas na candidatura lá apareceu para aplicar o :ballot_box_with_check: para autorizar verificar a situação contributiva. Deve ser apenas isso :pray:

1 Curtiu

Pois bem. Fiz como pediram, agora pedem para enviar novas declarações e para juntar o comprovativo de pagamento. Paguei a pronto e na fatura menciona isso. Estou a ver que estão a complicar para não pagar…

Um amigo meu que estava na vossa situação (pedidos de elementos, elementos que expiraram e teve que voltar a anexar, etc) teve sucesso e recentemente pagaram-lhe o devido. Continuem a tentar e a actualizar os documentos que expiraram que eventualmente devem conseguir.

1 Curtiu

A primeira vez que submeti uma bicicleta ao fundo ambiental para aí há 3 anos, correu tudo bem(praí 3 meses entre submeter processo e receber o dinheiro)e nao me solicitaram nada adicional.

Há cerca de um ano submeti umas janelas tambem ao fundo ambiental e foi um pesadelo,estavam me sempre a pedir a mesma coisa,ou nuances do que ja tinha enviado,e todo o processo demorou cerca de um ano. Claramente devem estar com falta de dinheiro,e criam estas artimanhas para adiar as transferencias!

A terça, 29/11/2022, 09:27, Carlos Fonseca via Fórum da MUBi <[email protected]> escreveu:

2 Curtiram

Alguém sabe quais são os estágios até ao pagamento e quanto tempo demora a entrar na conta? Obrigada

Eu submeti a minha candidatura a 13 de Setembro. Dia 23 de Novembro fui notificado da ausência de alguns elementos e submeti-os, tendo sido novamente notificado dia 15 de Dezembro com um outro pedido. Tive ontem a candidatura aprovada.

Pelo que tenho lido aqui, normalmente entre a submissão e a aprovação vão cerca de 3 meses, como foi o meu caso. Pode demorar um pouco mais ou um pouco menos em função da ausência de alguns elementos, mas normalmente segue sempre estes timings.

2 Curtiram

Boa tarde!

Estou interessado em adquirir um dispositivos de mobilidade pessoal elétricos (Trotinete - categoria T5), mas verifiquei que existem quase 2000 candidaturas do ano de 2022 por validar. A minha pergunta é a seguinte:
Quais as candidaturas vão ser tratadas primeiro? As novas submetidas em 2023 ou as candidaturas por validar de 2022?

Obrigado

Penso que ainda não é possível fazer candidaturas para 2023. Nem é 100% certo que venha a haver essa possibilidade, tendo em conta a descida do IVA nas bicicletas.

A ordem de tratamento é a a da data de submissão.

Cada ano tem tido um programa próprio.

É certo q haverá em 2023. Tal como ficou inscrito no OE2023, cabe ao membro do governo responsável pela área do ambiente e acção climática definir e publicar o despacho com os termos do programa para 2023.
Em anos anteriores isso tem acontecido nos 2-3 primeiros meses do ano, mas com efeito a partir de 1 de janeiro.

1 Curtiu

Obrigado pelas respostas! Esperemos que continue nos mesmos moldes do ano anterior ou melhor.
Tenho deslocações de poucos kms para o trabalho era uma mais valia este tipo de apoio.

1 Curtiu

Desculpem o desenterranço mas alguém sabe o que acontece se a candidatura for rejeitada por já ter ultrapassado o limite de candidaturas? Chapéu ou passa para o próximo ano? A maior parte das tipologias já passou o limite para 2023, já só restam 500 para bicicletas elétricas e 500 para bicicletas convencionais.

1 Curtiu

Contexto:

Comprei uma bicicleta de carga (a longtail da Decathlon). Quando submeti a candidatura ao FA, segundo o site já tinha havido mais de 300 candidaturas não excluídas na tipologia T3 - Bicicletas de Carga, mas a “Disponibilidade Valor (€)” ainda estava em positivo.
(Fica em positivo pq os 450 k€ só correspondem a 300 bicicletas se o apoio para cada bicicleta fosse o máximo de 1500€. Mas há algumas bicicletas de carga sem assistência eléctrica, q só recebem até 1000€, e há algumas, como a minha, cujo preço é menor que 3000€ e por isso o apoio de 50% é menor que 1500€. Ou seja, o montante de 450 k€ para esta tipologia acaba por dar para mais que 300 bicicletas)

Como disse atrás, quando submeti a candidatura o valor disponível ainda estava em positivo.
Mas hoje recebi este email, dizendo q a minha candidatura fica em lista de espera, e q só terei direito ao incentivo se sobrarem de outras tipologias!

@jjleiria ou mais alguém, já tiveram ou sabem de alguma situação idêntica?


Eu respondi o seguinte.
Mas fiquei com medo que vá mesmo para lista de espera. E, como este ano devem ser ultrapassados os limites em todas as tipologias deste programa do FA, quereria dizer que não receberia o incentivo :frowning:

1 Curtiu

Espero não te ter induzido em erro… Mas continuo a ter quase a certeza que vais receber o apoio:

«6.2 - Relativamente aos limites referidos no número anterior, se o número de incentivos indicado para uma tipologia não esgotar a verba que lhe é afeta, serão atribuídos mais incentivos dentro dessa tipologia até se esgotar o respetivo montante disponível.»

Tens é de estar preparado para esperar (possivelmente) uns meses, que eles são bastante demorados.

1 Curtiu

Resumo do programa em 2022:

A notícia começa a falar dos carros, mas depois tb fala nas bicicletas.
É um artigo relativamente longo, com muitos números, sem sempre explicados de modo claro (e as regras e tipologias mudaram de 2021 para 2022, o que o artigo parece ignorar, criando alguma confusão). Mas acho q vale a pena ver com atenção.

Sobre a minha candidatura:

Ontem, tinha visto no site do FA q a minha candidatura continuava com a indicação “Estágio do registo: Por validar”, mas clicando nela, no campo “Dados do veículo / aquisição” a indicação tinha passado de “Estágio do registo: Em lista de espera” para “Estágio do registo: Aceite”.

Hoje recebi o seguinte email :slight_smile:

Caro(a) Rui XXXX

Notifica-se que a candidatura identificada sob o n.º 20230619XXXXXXXXX foi objeto de reconhecimento do direito à atribuição do incentivo nº 295 , da tipologia “Bicicletas de carga”.

Mais se notifica que o pagamento será efetuado no prazo de 30 (trinta) dias.

Para a prestação de qualquer esclarecimento adicional, contacte-nos através do endereço eletrónico: [email protected].

Fui ver no site do FA, e continua com “Estágio do registo: Por validar”, mas clicando aparece agora “Estágio do registo: Para pagamento

Como disse, eu submeti a minha candidatura depois de haver mais de 300 candidaturas não excluídas na categoria de bicicletas de carga.
Mas como no email dizem «incentivo nº 295 , da tipologia “Bicicletas de carga”», depreendo q ao analizarem mais candidaturas até chegarem à minha, algumas tenham sido excluídas, e a minha tenha sido a 295ª candidatura válida/aceite este ano nesta tipologia.

Por isso, não sei o q eles fazem quando passa das 300 candidaturas válidas, mas ainda está dentro do montante disponível.

E, parece-me q eles no processo usam o termo “em lista de espera” para designar algo diferente do que o Despacho designa como “em lista de espera”, e no email misturam e confundem as duas coisas.

3 Curtiram

Estas a gostar da bicicleta? Estava a pensar comprar

1 Curtiu