Gafanha da Nazaré ao nível de Amesterdão ou Copenhaga?

Amesterdão? Copenhaga?

Não!!!

Gafanha da Nazaré.

Mais fotos:
https://www.facebook.com/aegnazare/posts/380387642161905

O @joaopferreira escreveu, num outro post, um comentário sobre a urbanidade urbana.
Onde anda a urbanidade das nossas urbes, comparada com esta urbanidade mais rural?

Pq é q raramente se utiliza este caso como bom exemplo de q é possível uma considerável fatia da população utilizar a bicicleta em Portugal?

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Brutalllll! Nunca imaginei k houvesse algo assim em pt. Parabéns :slight_smile:

Reportagem da SIC

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Muito obrigado pelo link, Nuro :slight_smile:

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Brutal! Gosto muito! :blush:

Muito bom mesmo; é pena é terem os entorta rodas para estacionar as bicicletas.

Parabéns à ESGN

É uma questão mt interessante, João … e q me deixa a pensar se realmente são necessários outro tipo de estacionamentos.

Eu sou absolutamente contra com que X Euros não se faça o estacionamento que terá mais utilização … como mt vezes vemos coisas todas pi-pi, mas depois nada funcionais e/ou metidas para um local q ninguém usará!
Mas já não sou nada contra que com X Euros, em vez de n suportes tipo-Sheffield, se prefira fazer 2n empena-rodas.
Se vires aqui o cometário do Noca Ramos: https://www.facebook.com/ciclaveiro/posts/1601167590168697?comment_id=1601167966835326&reply_comment_id=1601183180167138, vês q ele diz q as fotos não foram tiradas na hora do dia com mais gente, e q normalmente existe é falta de suportes para as biclas.

Anyway, acho é q devia ser mais e mais vezes falado e mostrado, pois mostra q é perfeitamente possível os portugueses utilizarem a bicicleta nas suas deslocações regulares.
O Crato, se realmente quer mais miúdos a ir de bicicleta para a escola, devia utilizar o exemplo da Gafanha como bandeira.

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Em Copenhaga a maioria dos estacionamentos de biclas são deste tipo. Mas também estão sempre tão ocupados que a maioria das biclas fica estacionada apoiada no descanso ou encostada a um muro apenas com o cadeado de roda.

Em Pequim há parques de estacionamento para milhares de bicicletas sem um único suporte … todas as bicicletas tem descanso.

Por outro lado, em Oxford, onde eu vivia antes, practicamente todos os estacionamento são tipo-Sheffield … e se daixares a bicla presa a um poste, a bófia leva-te a bicla.

Em Copenhaga não era possível ter estacionamentos para todas as bicicletas existentes. Pelo menos em certas zonas da cidade

Voltando ao tema … esperemos q Copenhaga siga o exemplo da Gafanha :wink:

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Focando na Gafanha… da reportagem da SIC (faz agora 2 anos) as afirmações dos jovens de forma natural e lógica sobre os benefícios da locomoção em bicla é realmente prova que as pessoas moldam-se ao ambiente que os rodeia.

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Não são bem desse tipo!
Não confundir entorta rodas, que apoiam unicamente na roda, com os que são comuns em países como a Holanda ou Dinamarca, em que o apoio é feito no garfo, permitindo ainda mais bicicletas por unidade de espaço, sem danificar a roda.

@Rui, o problema é que esse tipo de estacionamento danifica mesmo a jante dianteira da bicicleta, com pequenas pancadas laterais; não se trata de custo! Aliás, defendo mesmo que a venda desse tipo de estacionamento deveria ser proibida.

E outro problema dos entorta rodas, é este:

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Quem mudou o título deste tópico?!?!?
O assunto dos estacionamentos é lateral! O ponto central aqui é a quantidade de utilizadores de bicicleta na Gafanha!

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Boas Rui, fui eu; caso queiras posso colocar como estava!
Convém que os títulos estejam o mais descritivos quanto possível, para serem mais facilmente encontrados, quando se faz uma pesquisa.

Concordo!

Ok, ok … acho q está bem assim, agora :smile:

Percebo a questão do título ser o mais fiel possível ao assunto.
Mas a minha ideia com “Amesterdão? Copenhaga?” até era o oposto … era não dizer logo no título de q se tratava … para q quem visse o título e a foto, e depois o verdadeiro local, ter aquele efeiro surpresa :wink:

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eu percebo @Rui, mas no canto superior do fórum, tens lá uma lupa para fazer pesquisa (experimenta), e eu uso-a amiúde, e dá muito jeito a todos que os títulos dos tópicos sejam o mais descritivos quanto possíveis. Caso todavia o autor do tópico não concorde com a alteração, tem naturalmente plenos direitos para alterá-lo para a frase que quiser!

Ok, acho q o título agora tá bem assim … eu nem sequer tinha pensado nessa questão da pesquisa.

A referência no título aos estacionamento é q não me pareceu bem pq, como disse, não é uma questão central do assunto.
Mas é sem dúvida uma questão importante.
E no casa da Gafanha, q faz parte do concelho de Ílhavo, é curioso (para não lhe chamar outras coisas) q a autarquia de Ílhavo construa infraestruturas para bicicletas junto às praias (q têm gente 1-2 meses por ano) e não o faça onde as pessoas utilizam a bicicleta o ano inteiro!

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Porque os autarcas em Portugal insistem, por ignorância ou incompetência, que a bicicleta deve ser apenas um veículo dominical de lazer. Um exemplo que muito tenho criticado e que poucos reparam, é que quem desenha e concebe as ciclovias de Lisboa são arquitetos paisagísticos do dep. de espaços verdes da CML, e não, como seria de esperar num país desenvolvido, funcionários especialistas do dep. de transportes (acho que na CML já nem existe, mas existiu). Mas como em Lisboa não há jardins nem espaços verdes de jeito, têm que dar trabalho aos arquitetos paisagísticos: fazer ciclovias, que seguem o conceito de passeio de jardim ou de parque, aos zigue-zagues e para lazer.

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Concordo. Mas os arquitectos são paisagistas e não paisagísticos.

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